
1ª QUESTÃO A discalculia é considerada um “distúrbio de aprendizagem que interfere negativamente nas competências de matemática de alunos que, em outros aspetos, são normais”.
1ª QUESTÃO A discalculia é considerada um “distúrbio de aprendizagem que interfere negativamente nas competências de matemática de alunos que, em outros aspetos, são normais”.
Fonte: REBELO, J. A. Dificuldades de Aprendizagem em Matemática: as suas relações com problemas emocionais. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 2, p. 227–249, 1998. p. 230.
Para Bridi (2016, p. 259), a discalculia “não é uma doença generalizada do campo do aprender, é um transtorno específico de aprendizagem, com prejuízo na matemática, com consequências graves em todo o processo de aprendizagem, e na constituição do sujeito, quando não percebida, diagnosticada e tratada adequadamente”.
Fonte: BRIDI, C. A. F. et al. Discalculia e Intervenção Psicopedagógica: Alan: o aprendiz na conexão dos números. In: ROTTA, N. T; BRIDI, C. A. F; BRIDI, F. R. S. Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 257–271.
Considerando as características da discalculia, assista ao vídeo “A Discalculia”, de Diana T. Coelho, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8m14OxENQ6g (link do vídeo também disponível na Sala do Café) e faça a leitura do tópico 2 da Unidade 4 do livro didático, “Recomendações para o Trabalho Educacional e Inclusivo dos Estudantes do Público-Alvo da Educação Especial na Sala de Aula Comum”.
Agora vamos aos passos do MAPA:
-Elabore um texto dissertativo de no mínimo 25 e no máximo 35 linhas, seguindo estas orientações:
a) Descreva duas dificuldades apresentadas pelo personagem no vídeo, como se você estivesse na sala de aula acompanhando o processo de ensino e aprendizagem do estudante.
b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula para cada dificuldade apresentada que atenda às suas necessidades e justifique por que as utilizou, explicando a relação entre a dificuldade e a estratégia proposta.
c) Conclua seu texto apontando a importância do professor apresentar conhecimentos sobre os Transtornos Funcionais Específicos e realizar adaptações curriculares necessárias à especificidade do aluno.
Orientações:
– Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA (disponível no Material da Disciplina).
– Assista ao vídeo de orientação sobre essa atividade na Sala do Café
– Em caso de dúvidas entre em contato com seu professor Mediador.
MAPA – PED – POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52_2024
1ª QUESTÃO A discalculia é considerada um “distúrbio de aprendizagem que interfere
✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES ✅
Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de Gestão de Custos
SAIBA MAIS SOBRE NÓS CLICANDO AQUI
A 019 se torna uma ferramenta indispensável, especialmente quando os prazos se aproximam e a pressão aumenta. A princípio, muitos podem pensar que o auxílio acadêmico é dispensável; contudo, os resultados dos clientes da 019 provam o contrário. Aliás, é importante mencionar que a 019 oferece tutoria e, além disso, orienta na redação de trabalhos acadêmicos. Anteriormente, muitos alunos enfrentavam dificuldades sozinhos; agora, com o suporte da 019, eles encontram caminhos mais claros para o sucesso. Às vezes, a carga acadêmica pode ser esmagadora; por isso, contar com a 019 faz toda a diferença.
Logo após começarem a usar os serviços da 019, muitos estudantes notam uma melhoria significativa em suas notas, e então, percebem o valor do serviço. Todavia, a assessoria não se foca apenas em notas; ela também desenvolve habilidades de estudo sustentáveis nos alunos. Eventualmente, todos os estudantes precisam de ajuda extra, e então, a 019 está sempre pronta para oferecer o suporte necessário. Ao mesmo tempo, a assessoria trabalha de forma personalizada, o que certamente aumenta a eficácia de seu serviço. Em suma, o apoio da 019 é essencial na vida acadêmica de muitos; afinal, estudar na Unicesumar é um desafio considerável.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238