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1ª QUESTÃO A Estatística na Educação Básica no Brasil contribui para o desenvolvimento
1ª QUESTÃO A Estatística na Educação Básica no Brasil contribui para o desenvolvimento de habilidades que fomentam a interpretação, raciocínio lógico e alfabetização estatística, possibilitando a construção do pensamento estatístico em nossos discentes. Nesta perspectiva, ao ensinar estatística, o professor deve apresentar atividades que envolvam o discente e partam de situações do cotidiano para que o aluno seja capaz de interagir com situações problemas, possa realizar a interpretação, seja preparado para atuar na tomada de decisão e que o permita refletir sobre o seu papel na sociedade percebendo também qual a finalidade dessa representação de dados.
Para realizar essa atividade você deverá assistir aos vídeos sugeridos no tópico abaixo para que possa aprender sobre a temática, jogos de tabuleiro:
Vídeos sugeridos:
https://youtu.be/ATtr7MAop7A?si=6NTPC1yPPyXFkrM9 – COMO FAZER UM JOGO DE TABULEIRO – MUITO FÁCIL E DIVERTIDO!
https://youtu.be/AJUUeYdsMi0?si=Np8C9BdqRTm5rfT3 – JOGO DE TABULEIRO “TRILHA” – OFICINA DE ARTE
Agora que você já conhece sobre jogos de tabuleiro e como confeccioná-lo, o que acha de sabermos o que vamos fazer de fato? Nessa atividade mapa você deverá criar um jogo de tabuleiro que explore o conhecimento de um das três medidas de tendência central: MODA, MÉDIA E MEDIANA.
Muito bem! Após criar o jogo de tabuleiro acerca de uma das três medidas de tendência central, basta redigir o formulário de entrega com todas as observações abaixo e entregar sua atividade mapa dentro do prazo.
No formulário de atividade disponível no material da disciplina deverá conter os seguintes itens:
Foto do jogo em construção; Foto do jogo finalizado.
Responder às questões abaixo:
1. Quais objetivos do jogo? (Citar no mínimo dois objetivos)
2. Para qual idade e série é sugerida a aplicação do jogo?
3. Quais são as regras para jogá-lo? (Descreva como jogar, quantidade mínima e máxima de participantes, o que o jogador precia fazer para ser o vencedor e outras informações importantes do jogo escolhido).
4. Como o jogo favorece o aprendizado do conteúdo acerca da medida de tendência central escolhida?
DICA: A unidade 3 de nosso material didático tem tudo que precisa para realizar esta atividade mapa, corre lá!
OBSERVAÇÃO: Utilize o documento Word, Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado para redigir o documento.
Os vídeos sugeridos nessa atividade estarão disponíves na sala do café.
Bons Estudos,
Prof. Me. João Luis Dequi Araújo
MAPA – PED – ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2024
1ª QUESTÃO A Estatística na Educação Básica no Brasil
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