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1ª QUESTÃO A necessidade de tomada de consciência por parte de cada um com relação ao etnocentrismo e à necessidade

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1ª QUESTÃO A necessidade de tomada de consciência por parte de cada um com relação ao etnocentrismo e à necessidade

ª QUESTÃO A necessidade de tomada de consciência por parte de cada um com relação ao etnocentrismo e à necessidade de estimular em si a prática da alteridade é salutar ao desenvolvimento das relações sociais, uma vez que a ética consiste no caráter coletivo e mutável de funcionamento mais adequado de uma sociedade; a democracia implica a conformação de arranjos sociais e políticos em que diferentes grupos sejam considerados para as tomadas de decisões e a cidadania só se efetiva plenamente quando os diferentes são tratados de maneira equânime ou se busca a redução de disparidades sociais.

GIMENES, Éder. Interesse social: Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2024.
A partir da leitura do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O texto destaca a insignificância da ética como um conjunto de valores que desnorteiam o funcionamento adequado da sociedade.

PORQUE

II. A cidadania só se realiza completamente quando todos os indivíduos são considerados iguais em direitos e oportunidades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

 

2ª QUESTÃO

. . .

Contudo, como dissemos anteriormente: devemos esquecer quase tudo para iniciar nossa caminhada ao labirinto da política. Um dos textos mais evocados ao se tratar de política (e que busca chamar a atenção sobre a necessidade da política) é O analfabeto político, do teatrólogo alemão Bertolt Brecht (1898-1956).

VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.

A partir do estudo da Unidade 1 – Política, do livro digital, leia as alternativas a seguir e assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

A política é apenas para letrados.

A história nunca foi importante para a política.

O analfabeto político é um perigo para a democracia.

Devemos confiar em tudo que nos dizem sobre política.

A política se resume somente a políticos e governantes.

 

3ª QUESTÃO

Leia o texto.

 Na teoria constitucional moderna, cidadão é o indivíduo que tem um vínculo jurídico com o Estado. É o portador de direitos e deveres fixados por uma determinada estrutura legal (Constituição, leis) que lhe confere, ainda, a nacionalidade. Cidadão são, em tese, livres e iguais perante a lei, porém súditos do Estado. Nos regimes democráticos, entende-se que os cidadãos participaram ou aceitaram o pacto fundante da nação ou de uma nova ordem jurídica (BENEVIDES, 1994, p. 7).

GIMENES, Éder. R. Interesse Social – Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.

Com base na leitura do texto fornecido e do conteúdo presente na unidade 2 do Livro Digital, analise as afirmações a seguir:

ALTERNATIVAS

O cidadão, na teoria constitucional moderna, é aquele sem vínculo jurídico com o seu município, tendo direitos e deveres rejeitados, sem liberdade e igualdade perante à lei, mas súdito do Estado. Em regimes autoritários, presume-se participação no pacto fundante.

O cidadão, conforme a prática constitucional contemporânea, é desvinculado ao Estado, sem direitos e obrigações definidos por leis, incluindo a Constituição. Embora livre e igual perante a lei, é súdito do Estado. Em regimes democráticos, pressupõe-se participação no pacto original.

A teoria constitucional moderna define o cidadão como alguém com vínculo jurídico com o Estado, direitos e deveres fixados por leis, incluindo Constituição e nacionalidade. Embora livre e igual perante a lei, é subordinado ao Estado.
Em regimes democráticos, presume-se participação no pacto original.

Segundo a teoria constitucional moderna, o cidadão tem vínculo legal com o seu município, direitos e deveres definidos juridicamente, com excessão da Constituição. Embora livre e igual perante a lei, é súdito do Estado. Em regimes democráticos e ditatoriais, presume-se participação no pacto inicial.

Na teoria constitucional moderna, o cidadão mantém vínculo jurídico com sua cidade de origem, direitos e obrigações definidos pelo município, incluindo Constituição, e nacionalidade. É livre e igual perante a lei, porém é desobediente ao Estado. Em regimes ditatoriais, pressupõe-se participação no pacto inaugural.

 

4ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação fictícia:

Em uma comunidade rural, a jovem Maria, recém-formada em Letras, idealizava um projeto para incentivar a leitura e a escrita entre as crianças. Percebendo a dificuldade de acesso a livros e materiais educativos, ela decidiu criar uma biblioteca itinerante. Com o apoio da comunidade, Maria reuniu doações de livros e organizou um baú portátil, que levava histórias para as casas das crianças. A cada semana, ela visitava um novo local, conduzindo contações de histórias, oficinas de escrita criativa e rodas de leitura. O projeto “Ler para Crescer” se tornou um sucesso. As crianças, antes tímidas e retraídas, se envolviam com entusiasmo nas atividades, descobrindo o prazer da leitura e da escrita. A iniciativa de Maria promoveu a interação entre as crianças, estimulou a criatividade e o desenvolvimento da linguagem. Através da biblioteca itinerante, Maria demonstrou como a linguagem, a comunicação e a interação podem ser ferramentas poderosas para
transformar a vida das pessoas, especialmente em comunidades menos favorecidas. Relacionando a situação hipotética com os conhecimentos sobre Linguagem, comunicação e interação, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

Maria, desmotivada pela falta de apoio da comunidade, desistiu de criar a biblioteca itinerante.

Apesar do entusiasmo inicial, as crianças logo perderam o interesse nas atividades do projeto, levando ao seu declínio.

As crianças da comunidade já tinham acesso a uma biblioteca pública bem equipada, tornando o projeto de Maria desnecessário.

O projeto “Ler para Crescer” se concentrava apenas em empréstimos de livros, sem oferecer atividades interativas como contações de histórias e oficinas de escrita.

O projeto “Ler para Crescer” de Maria, além de incentivar a leitura e à escrita entre as crianças da comunidade rural, contribuiu para a formação de cidadãos mais críticos e atuantes.

 

5ª QUESTÃO

Todo dia, duzentas milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses.
Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe.

 

AdoroCinema. Língua – Vidas em Português. Disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-174906/. Acesso em: 26 fev. 2024.

A partir do texto acima e dos conhecimentos do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A língua, quando excede a concepção exclusivamente estruturalista, implica em características que impossibilitam a formação de uma memória coletiva, do jeito de falar ou da adesão a um grupo.

PORQUE
II. Há uma unanimidade entre os linguistas que consideram que a língua seja imutável, uma vez que ela ignora as evoluções históricas e sociais de suas constituições internas e sistematizadas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

 

6ª QUESTÃO

 

O código é o conjunto de sinais utilizados para construir a mensagem. Pode ser as línguas faladas ou escritas, a língua de sinais, as placas de trânsito etc. Nunca é demais reforçar que a comunicação só acontece efetivamente se o remetente e o destinatário conhecerem, mesmo que razoavelmente, o mesmo código. É muito difícil, por exemplo, imaginar a comunicação entre um japonês que não conheça o português e um brasileiro que não conheça o japonês. Eles terão que utilizar sinais, gestos etc.

FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2024.

A partir do texto acima e dos conhecimentos do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A comunicação eficaz requer que tanto o remetente quanto o destinatário compartilhem o mesmo código de sinais, sejam eles linguagens faladas, linguagens escritas, língua de sinais ou outros sinais visuais, como placas de trânsito.

PORQUE

II. A ausência de um código compartilhado dificulta significativamente a comunicação entre pessoas que não compartilham o mesmo idioma ou sistema de sinais. Por exemplo, é desafiador imaginar uma comunicação eficaz entre um japonês que não conhece o português e um brasileiro que não conhece o japonês, pois eles teriam que recorrer a gestos, sinais e outros meios não linguísticos para se entenderem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

 

7ª QUESTÃO

Discutir democracia no âmbito da prática e da teoria política contemporâneas implica lidar com um evidente paradoxo: ao passo que a democracia é uma forma de governo valorizada como “positiva”, ela se distancia de seu conceito original, relacionado à participação popular direta.

GIMENES, Éder. Interesse social: ética, democracia e cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2024.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

I. Uma representação democrática envolve uma relação entre representante e representados, de maneira que o representante tenha determinada margem de liberdade para atuar, mas sem estar alheio às aspirações dos representados.

PORQUE

II. Quando a ação do representante é para os próprios interesses, trata-se de uma representação democrática ou de uma mera transferência de poder. Uma democracia representativa é um regime democrático no qual as decisões públicas são tomadas de forma unitária mediante mecanismos de poder.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

 

8ª QUESTÃO

Texto 1

Rifiotis (2012) destaca que a experiência da alteridade, que aparentemente é fácil, revela-se complicada na prática, especialmente por conta de julgamentos e sensos que conformam nosso etnocentrismo, que remetem à avaliação de aspectos diversos a partir da cultura de quem julga, ou seja, minha percepção como métrica para balizar o quanto todas as demais são adequadas, corretas ou justificáveis.

GIMENES, Éder. Interesse social: ética, democracia e cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2024.

Texto 2

Disponível em: @chargesdoniniu. Instagram. Acesso em: 08 mar. 2024.
Com base no estudo da Unidade 2, do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir.

I. Os textos 1 e 2 se complementam, pois reconhecer a alteridade é o primeiro passo para a formação de
uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante, onde há o respeito aos direitos do outro.

II. O texto afirma que a alteridade é complicada na prática devido à percepção e avaliação individual,
baseadas em julgamentos de considerar o quanto todas as demais culturas são adequadas, corretas ou
justificáveis.

III. O termo alteridade é compreendido como o reconhecimento da existência de pessoas e culturas com
suas individualidades e especificidades sendo um grupo que pensa, age e entende o mundo de sua própria
maneira.

É correto o que se afirma em

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II, III, apenas.

I, II e III.

 

9ª QUESTÃO

 Leia o texto.
GOMES, Clara. Uma Palavrinha. Bichinhos de Jardim. Charge. 7, out. 2023. Disponível em: http://bichinhosdejardim.com/wp-content/uploads/2023/10/bdj-230929-web.png. Acesso em: 15 mar. 2024.
Com base no estudo das Funções da Linguagem da Unidade 3, do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir.

I. Em sua fala, o personagem da charge cita o dicionário, cuja função emotiva é baseada no remetente, na emoção, na subjetividade que transparece por meio da mensagem que o dicionário transmite.

II. No terceiro quadrinho da charge identificamos que o dicionário pertence à função fática da linguagem, que transparece ao iniciar, prolongar ou finalizar um ato de comunicação entre os usuários.

III. O personagem da charge cita o dicionário, cuja função metalinguística pode ser identificada por ser centrada no código, ou seja, o dicionário faz uso da linguagem para fazer referência à própria linguagem em suas mensagens.

É correto o que se afirma em

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

II, III, apenas.

I, II e III.

10ª QUESTÃO

Cidadãos são comunicadores e podem produzir conhecimento a partir de suas vivências, o que a partir disso gera transformações sociais. A comunicação comunitária ou a comunicação popular tornou-se uma maneira diferente de se comunicar, por ser um instrumento que busca resgatar a cidadania e participação direta da população. A comunicação comunitária tornou-se uma ferramenta que ajuda a protagonizar, dar autonomia e contribui para o conhecimento dos direitos e deveres do cidadão, além de levar melhorias para diferentes comunidades.

Politize. Comunicação Comunitária. Disponível em: https://www.politize.com.br/comunicacao-comunitaria/. Acesso em: 25 mar. 2024.
Com base no estudo da Unidade 4, referente Linguagem, comunicação e interação do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir
I. Assim como o transporte público e a energia elétrica a comunicação é um serviço público que tem regras para regime de autorização de sua circulação, com lei específica.

II. A Lei de Mídia Democrática é uma proposta que prevê uma série de normas para acabar com a concentração de mídia, como a destinação de 33% do espaço de rádio e TV para canais públicos e comunitários.

III. No Brasil, um relatório da pesquisa Monitoramento da Propriedade da Mídia realizado pela ONG Repórter Sem Fronteiras, demonstra a inexistência de controle das mídias permitindo diversidade de ideias na linha editorial da imprensa local e nacional.

É correto o que se afirma em

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

II, III, apenas.

I, II e III.

 

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Assim sendo, esta empresa não é apenas um serviço de assessoria acadêmica; é um parceiro dedicado ao sucesso de cada estudante que busca sua ajuda. Por conseguinte, ao se aproximar da formatura, os alunos podem olhar para trás e perceber que, apesar de todas as dificuldades, tiveram ao seu lado um suporte constante e eficaz, o que certamente faz toda a diferença. Em resumo, a 019 Assessoria exemplifica o verdadeiro significado de comprometimento com a educação e com o futuro dos jovens, provando que, com o auxílio certo, a formatura não é apenas um objetivo alcançável, mas uma realidade gratificante.

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