1ª QUESTÃO A pesquisa de Dantas e Noronha (2006) sugere que a inteligência global das pessoas pode resultar da junção - 019 Assessoria

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1ª QUESTÃO A pesquisa de Dantas e Noronha (2006) sugere que a inteligência global das pessoas pode resultar da junção

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1ª QUESTÃO A pesquisa de Dantas e Noronha (2006) sugere que a inteligência global das pessoas pode resultar da junção

1ª QUESTÃO A pesquisa de Dantas e Noronha (2006) sugere que a inteligência global das pessoas pode resultar da junção de dimensões cognitivas, intelectuais e emocionais, e que essa somatória pode contribuir para o desenvolvimento intelectual da pessoa (entre outros desenvolvimentos).

É válido lembrar que, em 1990, na primeira vez que utilizaram o termo “Inteligência Emocional”, Peter Salovey e John Mayer estavam partindo dos estudos do psicólogo Howard Gardner acerca das “Inteligências Múltiplas”, com o intuito de questionar a supremacia da inteligência cognitiva nas pesquisas sobre inteligência. É importante ressaltar que o termo “Inteligência Emocional” foi usado pela primeira vez em 1990 por Peter Salovey e John Mayer. Eles basearam-se nos estudos de “Inteligências Múltiplas” do psicólogo Howard Gardner, com o objetivo de desafiar a predominância da inteligência cognitiva nas pesquisas sobre inteligência.

MOLINARI, Kelly Luana; CUSTODIO MACIEL, Kelvin. Estudo Contemporâneo e Transversal: Inteligência Emocional.  Indaial, SC: Arqué, 2023. (Adaptado)

Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – Até a década de 1990, os pesquisadores tendiam a considerar como “mais inteligentes” aqueles que obtinham os melhores resultados nos testes de QI e se destacavam no desempenho acadêmico.

PORQUE

II –  Essa percepção estava baseada na ideia de que a inteligência era medida principalmente pelo conhecimento de conteúdos geralmente ensinados na escola, não importando se as pessoas sabiam gerir suas próprias emoções.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

 

2ª QUESTÃO

O ponto de vista diz respeito a uma situação e à maneira ou à perspectiva particular pela qual o indivíduo emite sua opinião. De modo bem simples, é como cada pessoa enxerga a realidade e a compartilha. Este modo particular de ver as coisas sofre influências do meio em que vive, da cultura e do nível de informação de cada indivíduo. Por isso, não é incomum a divergência entre os pontos de vista. Daí a expressão popular:

“Todo ponto de vista é a vista de um ponto” .
Ponto de vista: O que é, significado. Jornal O São Paulo, 2020. Disponível em: Ponto de vista – Jornal O São Paulo (osaopaulo.org.br)  Acesso em: 05/03/2024.

I – Defender sua posição assertivamente pode ser proveitoso, desde que seja feito com sinceridade e honestidade.

PORQUE

II –  Impor suas ideias forçosamente, recorrendo à imposição, coação ou força, tende a tornar o interlocutor um aliado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

 

3ª QUESTÃO

Analise os seguintes provérbios:

1 – “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. Provérbios 16:32 “
2 – “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se”. Provérbios 25:28

MOLINARI, Kelly Luana; CUSTODIO MACIEL, Kelvin. Estudo Contemporâneo e Transversal: Inteligência Emocional.  Indaial, SC: Arqué, 2023.

Após a análise dos provérbios e considerando o conteúdo sobre inteligência emocional, julgue as afirmações seguintes.

I – O Provérbio 1 – destaca a virtude da impaciência e a importância de autocontrole.
II – O Provérbio 1 – Nos lembra que a força interior e a capacidade de dominar nossas emoções são mais valiosas do que conquistas externas, como vitórias em batalhas ou cidades.

III – Os Provérbios 1 e 2 nos incentivam a cultivar a paciência, o autocontrole e a sabedoria emocional, valorizando essas qualidades acima das conquistas materiais ou externas.

Está correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

 

4ª QUESTÃO

As habilidades sociais referem-se à capacidade de interagir de forma eficaz e construtiva com os outros, englobando comportamentos sociais que permitem lidar especificamente com situações interpessoais. Elaborado pela professora, 2024.

Sobre habilidades sociais, analise as alternativas e assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

Habilidades sociais referem-se apenas à comunicação verbal.

Habilidades sociais … contuinua…

 

5ª QUESTÃO

A competência emocional é essencial e muito importante no ambiente profissional, ao influenciar o desempenho e o bem-estar dos colaboradores (Goleman, 1995). Segundo Mayer e Salovey (1997), ela envolve a capacidade de reconhecer, compreender e regular as próprias emoções e as dos outros. Observa-se também a sua importância na liderança e no trabalho em equipe (Cherniss & Goleman, 2001), contribuindo para um ambiente organizacional mais saudável e produtivo.

Goleman, D. (1995). Inteligência emocional: Por que ela pode importar mais do que o QI. Bantam Books. Mayer, J. D., & Salovey, P. (1997). O que é inteligência emocional? In P. Salovey & D. J. Sluyter (Eds.). Desenvolvimento emocional e inteligência emocional: Implicações educacionais (pp. 3-34). Basic Books. Cherniss, C., & Goleman, D. (Eds.). (2001). O ambiente de trabalho emocionalmente inteligente: Como selecionar, medir e melhorar a inteligência emocional em indivíduos, grupos e organizações. Jossey-Bass.

Diante deste contexto, analise as afirmativas sobre como aumentar a competência emocional.

I. Viver de tal maneira que suas ações evidenciem segurança, credibilidade e confiabilidade.

II. Tentar transformar positivamente o ambiente em que está.

III. Comande seus impulsos em vez de permitir que eles comandem você.

IV. Produza, suscite motivação apenas para o próximo e contenha seus estados de ânimo.

Está correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

II e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

 

6ª QUESTÃO

Imagine uma situação em que a Larissa, uma gerente de projeto, percebe que seu colega André está passando por um momento difícil. André perdeu um ente querido recentemente e está visivelmente abalado. Em vez de simplesmente continuar com as tarefas do dia, Larissa decide agir da seguinte maneira:

Ouvir Ativamente: Larissa convida André para uma conversa particular. Ela se senta com ele, faz contato visual e ouve atentamente enquanto ele compartilha suas emoções e preocupações.

Compreensão e Respeito: Larissa expressa suas condolências e reconhece a dor de André. Ela não minimiza seus sentimentos nem tenta resolver o problema imediatamente. Em vez disso, ela oferece apoio e compreensão.

Flexibilidade: Larissa permite que André tire alguns dias de folga para lidar com o luto. Ela ajusta o cronograma do projeto para acomodar sua ausência e garante que ele saiba que sua saúde emocional é prioridade.

Check-ins Regulares: Durante o período de luto de André, Larissa verifica como ele está se sentindo. Ela envia mensagens de apoio e oferece ajuda sempre que necessário.

Inclusão: Quando André retorna ao trabalho, Larissa organiza uma reunião de equipe para compartilhar a situação e pedir que todos sejam compreensivos e solidários. Ela cria um ambiente onde os colegas podem expressar empatia e oferecer apoio.

Elaborado pela Professora, 2024.

Considando o caso apresentado, Larissa teria demonstrado empatia se:

ALTERNATIVAS

ficasse atenta e repreendesse André por sua falta de produtividade durante o período de luto.

quando André voltasse ao trabalho após o período de luto, fingir que nada aconteceu e seguir com o projeto.

tivesse ignorado completamente a situação de André e continuado com o projeto como se nada tivesse acontecido.

tivesse chamado André para uma conversa franca e dizer para ele superar a perda o quanto antes e focar apenas no trabalho.

oferecesse apoio e alguns dias de folga para André lidar com o luto, mostrando acolhimento e solidariedade neste momento difícil.

 

7ª QUESTÃO

Com base na análise de Molinari e Maciel (2023), percebe-se uma crescente valorização das competências emocionais no meio profissional. A capacitação técnica, embora essencial, mostra-se insuficiente sem o desenvolvimento da inteligência emocional. Torna-se evidente a necessidade de entender e gerir as próprias emoções, não apenas para prosperar no ambiente de trabalho, mas também para alcançar uma vida pessoale moções mais gratificante. Neste cenário, o investimento em competências emocionais emerge como um diferencial importante, contribuindo tanto para o sucesso pessoal quanto para a eficácia interpessoal nos diversos ambientes de convívio, como no local de trabalho, no âmbito familiar e em contextos educacionais.

MOLINARI, Kelly Luana; CUSTODIO MACIEL, Kelvin. Estudo Contemporâneo e Transversal: Inteligência Emocional.  Indaial, SC: Arqué, 2023. (Adaptado)

Avalie as asserções sob a perspectiva de interpretação dos conceitos de autoconsciência emocional e gestão das emoções, considerando suas implicações na vida profissional e pessoal.

I. A conscientização de si, é essencial não apenas para o autoconhecimento, mas também para compreender como nossas emoções influenciam nosso comportamento e decisões, destacando-se como um alicerce para a gestão eficaz das emoções.

II. A autorregulação emocional engaja-se diretamente com o desempenho profissional ao possibilitar um controle consciente sobre as próprias reações emocionais, favorecendo posturas mais assertivas e alinhadas com objetivos de longo prazo.

III. O processo de motivação, muitas vezes visto como externo, possui um forte componente interno, onde a capacidade de encontrar estímulos pessoais para a ação é crucial para iniciar e manter o empenho em atividades que levam ao crescimento pessoal e profissional.

IV. A habilidade de gerir efetivamente suas emoções, através do reconhecimento, compreensão e regulação, contribui significativamente para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais saudáveis, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.

Está correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

 

8ª QUESTÃO

O neocórtex é uma região cerebral responsável por coordenar informações obtidas através das vias sensoriais do corpo humano. É considerado o centro de planejamento de ações, incluindo a organização e administração das ações influenciadas pelas emoções. Em certos momentos, podemos agir precipitadamente, impulsivamente, porque o comportamento se desencadeia antes que tenhamos tempo
para refletir, analisar os fatos e ponderar sobre eles.

MOLINARI, Kelly Luana; CUSTODIO MACIEL, Kelvin. Estudo Contemporâneo e Transversal: Inteligência Emocional.  Indaial, SC: Arqué, 2023. ( Adaptado)

Diante deste contexto, analise as afirmativas seguintes.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – O processo decisório, isto é, as tomadas de decisão podem ser beneficiadas, incrementadas quando a pessoa desenvolve sua capacidade de gerar sentimentos em si mesma.

PORQUE

II – Assim, a pessoa pode avaliar as circunstâncias, treinando a si própria para gerar suas emoções, examiná-las sensatamente, senti-las convenientemente e manuseá-las positivamente antes de definir sua escolha.

A  respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

 

9ª QUESTÃO

A empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos e perspectivas de outras pessoas. Quando somos empáticos, conseguimos nos colocar no lugar do outro, reconhecendo suas emoções e necessidades. Essa habilidade é fundamental para relacionamentos saudáveis e para construir conexões significativas com os outros. É como se disséssemos: “Eu entendo o que você está passando e me importo com você.”

Revisão de aspectos conceituais, teóricos e metodológicos da empatia. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(2), 2009.  Disponível em: SciELO – Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2009. Disponível em: SciELO – Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2009. Acesso em 05/03/2024.
Sobre empatia, analise as afirmações seguintes.

I – Em geral, pessoas ricas em habilidades sociais possuem empatia.

II – Pessoas com empatia possuem maior propensão a serem sensíveis às emoções dos outros.
III –  Embora a empatia seja uma qualidade positiva, pessoas muitos sensíveis às emoções alheias acabam ficando muito sobrecarregadas, contribuindo para a elevação do estresse e para a sobrecarga.

Está correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

 

10ª QUESTÃO

Na postagem disponibilizada, o Professor Luciano Santana Pereira relata sobre a importância dos Jovens Líderes desenvolverem habilidades de comunicação com objetivo de promover a colaboração e entendimento entre os membros da equipe de diversas idades e condições diferentes. Em nossos estudos vimos que além da comunicação assertiva, é necessário nos atentarmos a desenvolvermos outras
habilidades sociais para uma boa convivência, sendo uma delas a empatia.

Elaborado pela Professora, 2024.

Diante deste contexto analise as afirmações seguintes.

I – Embora sejamos inerentemente seres relacionais, a convivência humana carrega consigo um certo grau
de complexidade.

II –  As habilidades sociais revelam como nos relacionamos com os outros, abrangendo tanto a empatia
quanto as habilidades interpessoais.

III –  As competências sociais explicitam a maneira pela qual nos relacionamos com as outras pessoas,
competências compostas pela empatia e pelas habilidades sociais.

Está correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

 

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 51/2024

1ª QUESTÃO A pesquisa de Dantas e Noronha (2006) sugere que a inteligência

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A 019 Assessoria, primordialmente focada em facilitar a jornada acadêmica dos estudantes universitários, surge como um farol de esperança para aqueles que se veem em meio às adversidades da vida acadêmica. Antes de mais nada, ela se dedica a oferecer suporte nos mais diversos aspectos da vida universitária, desde a organização de estudos até a preparação para os exames finais. Ademais, a empresa se destaca por sua abordagem personalizada, entendendo que cada aluno possui suas próprias necessidades e desafios. Afinal, o objetivo é não apenas ajudar a superar as barreiras acadêmicas, mas também contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

A 019 Assessoria atua conforme as melhores práticas e estratégias educacionais, aliás, ela inova ao implementar métodos que engajam e motivam os alunos. Mesmo que alguns desafios pareçam intransponíveis, a assessoria prova, inequivocamente, que com o apoio adequado, qualquer obstáculo pode ser superado. Nesse sentido, é importante ressaltar que, embora o caminho para a formatura possa ser complexo, a 019 Assessoria está preparada para guiar os alunos através desta jornada, oferecendo não apenas conhecimento, mas também inspiração.

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Assim sendo, esta empresa não é apenas um serviço de assessoria acadêmica; é um parceiro dedicado ao sucesso de cada estudante que busca sua ajuda. Por conseguinte, ao se aproximar da formatura, os alunos podem olhar para trás e perceber que, apesar de todas as dificuldades, tiveram ao seu lado um suporte constante e eficaz, o que certamente faz toda a diferença. Em resumo, a 019 Assessoria exemplifica o verdadeiro significado de comprometimento com a educação e com o futuro dos jovens, provando que, com o auxílio certo, a formatura não é apenas um objetivo alcançável, mas uma realidade gratificante.

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