1ª QUESTÃO A Resolução nº4/2009 deixa claro como deve ser organizado o Atendimento Educacional Especializado, sistematizando a sua função, os níveis e as etapas da Educação Básica a serem atendidos, seu público-alvo, o local a ser
1ª QUESTÃO A Resolução nº4/2009 deixa claro como deve ser organizado o Atendimento Educacional Especializado, sistematizando a sua função, os níveis e as etapas da Educação Básica a serem atendidos, seu público-alvo, o local a ser realizado, o enriquecimento curricular, o financiamento da matrícula no AEE, a elaboração e execução do plano de AEE, a organização e a proposta do projeto pedagógico da escola do ensino comum, além da formação docente para a atuação no AEE e as atribuições do professor.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 17, 5 out. 2009. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 11 maio 2025.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) envolve uma jornada que começa com a problematização das questões, ganha significado por meio de uma abordagem centrada no aluno, é refinada por meio da experimentação constante e só é eficaz quando acompanhada por uma reflexão contínua.
Considerando o exposto, elabore um texto dissertativo argumentativo sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado para os estudantes com TGD.
Sua produção deve conter entre 15 a 20 linhas, abordando:
1. A relevância da atuação do professor do AEE;
2. O impacto do atendimento especializado na aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes.
Orientações:
– Para a realização desta atividade, assista às aulas conceituais e leia atentamente o livro da disciplina.
– Sua resposta dissertativa não necessita título.
– Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
– Se a realização desta atividade for por meio de um dispositivo móvel (celular ou tablet), lembre-se de considerar o dobro da quantidade de linhas.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.
ATIVIDADE 1 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 53_2025
A Resolução nº4/2009 deixa claro
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI
Este estudo destaca a importância das competências morais e socioemocionais na educação durante e após a pandemia… USP
A pesquisa analisa as relações entre educação infantil e as dinâmicas de classe social no Brasil contemporâneo… USP
O autor discute as transformações na educação diante das mudanças sociais e tecnológicas… SciELO
O artigo examina os impactos da implementação da educação em tempo integral no currículo escolar… USP
O autor critica a adoção do ensino remoto durante a pandemia… unicamp
O estudo oferece uma análise crítica da evolução da educação escolar no Brasil.. SciELO+1
Primordialmente, a educação inclusiva é fundamental para uma sociedade justa. Aliás, ela promove a aceitação e, ao mesmo tempo, a igualdade. Além disso, contribui para o desenvolvimento. Todavia, exige transformações educacionais. Ademais, envolve capacitação de professores. Da mesma forma, reforça a importância da comunidade escolar. Portanto, fortalece a convivência social e, ao mesmo tempo, garante educação para todos. Igualmente, promove um ambiente de aprendizado. Ademais, é fundamental para o desenvolvimento. Assim, favorece a inclusão efetiva; por conseguinte, melhora os resultados educacionais. Então, contribui para a construção de uma sociedade e, consequentemente, prepara os alunos para desafios futuros.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238