1ª QUESTÃO Antes de iniciar sua vida escolar, as crianças já convivem com fenômenos, transformações e aparatos tecnológicos em seu dia a dia. Além disso, na Educação Infantil
1ª QUESTÃO Antes de iniciar sua vida escolar, as crianças já convivem com fenômenos, transformações e aparatos tecnológicos em seu dia a dia. Além disso, na Educação Infantil, como proposto na BNCC, elas têm a oportunidade de explorar ambientes e fenômenos e também a relação com seu próprio corpo e bem-estar, em todos os campos de experiências. Assim, ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados. Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos de seu ambiente imediato até temáticas mais amplas.
Dessa forma, ao ensinar Ciências, o professor precisa ter o conhecimento de que este tem em suas mãos a oportunidade de contribuir para a tomada de decisões de seus alunos, proporcionando uma maior compreensão acerca dos fenômenos da natureza e de como utilizar seus recursos em seu dia a dia ou na sociedade circundante.
Nessa perspectiva e com base no texto do artigo intitulado: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO PARA A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5253, responda a seguinte questão problema: qual a habilidade da BNCC está vinculada com identificação e características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo? Como a aula de campo pode contribuir positivamente para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino dessa habilidade em especifico nos anos iniciais?
Observação:
Sua resposta deve ter entre 12 a 15 linhas.
O texto apoio e o documento da BNCC estarão disponibilizados na sala do café.
Material de apoio: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Bons estudos!
ATIVIDADE 1 – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS – 53_2025
Antes de iniciar sua vida escolar
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI
“O ensino de ciências por investigação facilita a alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental.” SciELO+1
“A utilização de metodologias diferenciadas no ensino de Ciências contribui para uma aprendizagem significativa e ensino de qualidade.” Educação Pública
“As metodologias ativas no ensino de Ciências incentivam a participação ativa dos estudantes, promovendo um aprendizado mais significativo e engajador.” Educação Pública+2repositorio.utfpr.edu.br+2
“O uso de diferentes metodologias de ensino é necessário para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.” rd.uffs.edu.br+1
“A metodologia de ensino pode ser entendida como a aplicação dos princípios gerais de uma ciência, traduzidos nos seus métodos de investigação nas práticas pedagógicas.” SciELO
Primordialmente, o ensino de Ciências exige planejamento. Entretanto, a prática precisa ser dinâmica. Assim, os alunos se envolvem ativamente. Além disso, as metodologias diversificadas estimulam a curiosidade. Por isso, a aprendizagem se torna significativa. Embora os conteúdos sejam complexos, a abordagem prática facilita a compreensão. Portanto, o professor deve combinar teoria e prática. Enquanto as atividades experimentais reforçam conceitos, a discussão amplia o entendimento.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238