
1ª QUESTÃO Em nosso percurso pelas dificuldades e problemas de aprendizagem, vimos como a diferenciação entre ambos é complexa e ainda gera discordâncias no âmbito acadêmico.
1ª QUESTÃO Em nosso percurso pelas dificuldades e problemas de aprendizagem, vimos como a diferenciação entre ambos é complexa e ainda gera discordâncias no âmbito acadêmico. Todavia, na avaliação de crianças que apresentam alterações de aprendizagem, um elemento em comum se destaca: segundo Fernandes et al. (2015), o fato de ao menos 50% dos sujeitos nesta condição apresentarem alterações no desenvolvimento da coordenação motora.
O processo de aquisição das competências de leitura, escrita e aritmética envolve uma série de habilidades psicomotoras e desenvolvimentos neuropsicológicos que, ao não terem sido adequadamente estabelecidos, reverberarão na capacidade de aprendizagem dos sujeitos (José; Coelho, 2009).
O aprender corporal antecede o abstrato, por isso que a brincadeira, o jogo livre e dirigido e a exploração do ambiente e diferentes situações são fundamentais para o pleno desenvolvimento cognitivo da criança.
Considerando o exposto e a importância dos pré-requisitos necessários para a aquisição da leitura, escrita e raciocínio lógico matemático, convido você a conhecer um pouco mais sobre dois jogos: jogo da amarelinha e careca e cabeludo.
O jogo da amarelinha contempla a necessidade de desenhar o gráfico do jogo no chão. Enumerar em sequência; atirar a pedra no quadrado; pular com um e ambos os pés; e pegar a pedra sem pisar fora do limite.
Já o jogo careca cabeludo consiste em um mestre falar alternadamente as palavras que dão nome à brincadeira. Enquanto os participantes precisam ficar em pé quando se fala cabeludo e agachar quando se fala careca. Sai da brincadeira quem confundir a posição solicitada.
… CONTINUA…
MAPA – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 54_2024
Em nosso percurso pelas dificuldades e problemas
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅
MAIS INFORMAÇÕES AQUI
Por exemplo, a 019 não só ajuda na redação dos textos, bem como, ajusta as normas.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238