1ª QUESTÃO Imagine o seguinte caso hipotético: Você está participando de um projeto interdisciplinar em uma escola municipal, que visa melhorar os índices - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO Imagine o seguinte caso hipotético: Você está participando de um projeto interdisciplinar em uma escola municipal, que visa melhorar os índices

1ª QUESTÃO Imagine o seguinte caso hipotético: Você está participando de um projeto interdisciplinar em uma escola municipal, que visa melhorar os índices

1ª QUESTÃO Imagine o seguinte caso hipotético:

Você está participando de um projeto interdisciplinar em uma escola municipal, que visa melhorar os índices de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Durante as observações em sala de aula, você percebeu que muitos alunos conseguem “decodificar” palavras, mas não compreendem o que leem. Além disso, as produções escritas apresentam dificuldades na organização de ideias, ausência de pontuação e pouco domínio da linguagem escrita em diferentes contextos.
Em uma reunião com os professores, alguns comentam que os alunos “já foram alfabetizados”, enquanto outros dizem que “falta letramento”. Isso gera um debate sobre o papel da escola no desenvolvimento da linguagem.

Com base nesse cenário, responda:

1- Qual a diferença entre alfabetização e letramento, segundo autores estudados na disciplina? (média de 3 a 5 linhas)
2- Como essas duas dimensões (alfabetização e letramento) podem caminhar juntas no processo de ensino e aprendizagem? (média de 3 a 5 linhas)
3- Diante do caso apresentado, que estratégias pedagógicas poderiam ser propostas para promover uma aprendizagem significativa da leitura e da escrita, integrando alfabetização e letramento? Sugira duas atividades e uma pequena explicação de cada uma. (de 5 a 10 linhas)

Observação: Não precisa copiar as questões, apenas enumere-as e dê as respostas.

ATIVIDADE 1 – PED – METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 53_2025

Imagine o seguinte caso hipotético: Você está participando

✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Imagine o seguinte caso hipotético: Você está participando

Imagine o seguinte caso hipotético: Você está participando

A alfabetização refere-se à aprendizagem da leitura e escrita, enquanto o letramento diz respeito ao uso social da linguagem. Ambos são fundamentais na formação inicial do sujeito. De acordo com o MEC, metodologias ativas, como jogos e leitura compartilhada, favorecem a aprendizagem. Além disso, práticas contextualizadas, como destaca o Instituto Ayrton Senna, promovem maior envolvimento e compreensão. Portanto, a escolha de estratégias adequadas impacta diretamente na formação de leitores críticos, participativos e autônomos.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp