1ª QUESTÃO Ingedore Koch (1996, p. 17) propõe que a linguagem deve ser compreendida como forma de ação - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO Ingedore Koch (1996, p. 17) propõe que a linguagem deve ser compreendida como forma de ação

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO Ingedore Koch (1996, p. 17) propõe que a linguagem deve ser compreendida como forma de ação

1ª QUESTÃO Ingedore Koch (1996, p. 17) propõe que a linguagem deve ser compreendida como forma de ação, isto é, “ação sobre o mundo dotada de intencionalidade, veiculadora de ideologia, caracterizando-se, portanto, pela argumentatividade”. Com base nessa afirmação, todas as relações, opiniões, interações que são construídas via linguagem são feitas não apenas para expressar algo, mas também para provocar alguma reação no outro. Dessa forma, fica explícito que tudo é intencional, mesmo que não tenhamos consciência disso.

Fonte: FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2023.

Com base no texto fornecido sobre linguagem como forma de ação e suas implicações, avalie as afirmações a seguir:

I. De acordo com Ingedore Koch, a linguagem é uma forma de ação que possui intencionalidade e argumentatividade, sendo capaz de provocar reações no outro.

II. Segundo o texto, todas as interações construídas por meio da linguagem são feitas apenas para expressar algo, sem a intenção de provocar qualquer reação no interlocutor.

III. O texto sugere que, mesmo que não tenhamos consciência disso, todas as ações linguísticas são intencionais e visam provocar algum tipo de reação no outro.

É correto o que se afirma em:

( ) I, apenas.

( ) II, apenas.

( ) I e III, apenas.

( ) II e III, apenas.

( ) I, II e III.

 

2ª QUESTÃO

Ao praticar a escuta ativa, você não apenas capta o que está sendo dito, mas também as emoções e intenções por trás das palavras. Este processo permite uma compreensão profunda das perspectivas alheias, abrindo portas para empatia e conexões humanas mais autênticas. Ao mesmo tempo, refletir sobre o que ouvimos e como respondemos nos oferece insights valiosos sobre nossos próprios pensamentos e emoções, aprimorando nossa capacidade de autoconhecimento.

Fonte: adaptado de: VIEIRA, Katiane. Domine a arte da Escuta Ativa: um caminho para o autoconhecimento e sucesso profissional. Linkedin. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/domine-arte-da-escuta-

ativa-um-caminho-para-o-e-sucesso-vieira-9s1pf/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 4 mar. 2024.

Considerando o texto e os seus conhecimentos, avalie as afirmativas sobre as características para se praticar a escuta ativa:

I. A manutenção do contato visual com o falante demonstra desinteresse e falta de atenção.

II. O respeito por suas opiniões e perspectivas é demonstrado ao evitar julgar ou interromper o falante.

III. O engajamento na conversa é mostrado por sinais não verbais, como acenos de cabeça e expressões faciais.

IV. A demonstração de interesse e vontade de compreender plenamente a mensagem é feita ao fazer perguntas para esclarecer o que foi dito ou para obter mais informações.

É correto o que se afirma em:

( ) I e IV, apenas.

( ) II e III, apenas.

( ) III e IV, apenas.

( ) I, II e III, apenas.

( ) II, III e IV, apenas.

 

3ª QUESTÃO

Em uma reunião de equipe, João apresenta uma nova proposta de projeto. Ana, discordando da proposta, o interrompe constantemente e faz críticas de forma hostil e pessoal.

Considerando o caso hipotético apresentado, examine as afirmativas a seguir e responda corretamente: qual a melhor maneira de João se comunicar assertivamente com Ana?

( ) Gritar com Ana e impor sua opinião de forma autoritária.

( ) Ignorar as interrupções de Ana e continuar sua explanação da proposta.

( ) Pedir desculpas a Ana por ela ter se sentido incomodada com a proposta.

( ) Falar em voz baixa e evitar contato visual com Ana para não intensificar o conflito.

( ) Expressar seus sentimentos de forma calma e assertiva, buscando entender as preocupações de Ana e encontrar um terreno comum.

.

ATIVIDADE 1 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL:

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESSOAL – 52_2024

.

✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES ✅

1ª QUESTÃO Ingedore Koch (1996

👉 CLICANDO AQUI (Instagram) 👈

1ª QUESTÃO Ingedore Koch (1996

SAIBA MAIS SOBRE NÓS  CLICANDO AQUI

Às vezes, a carga acadêmica pode ser esmagadora; por isso, contar com a 019 faz toda a diferença. Logo após começarem a usar os serviços da 019, muitos estudantes notam uma melhoria significativa em suas notas, e então, percebem o valor do serviço. Todavia, a assessoria não se foca apenas em notas; ela também desenvolve habilidades de estudo sustentáveis nos alunos.

Eventualmente, todos os estudantes precisam de ajuda extra, e então, a 019 está sempre pronta para oferecer o suporte necessário. Ao mesmo tempo, a assessoria trabalha de forma personalizada, o que certamente aumenta a eficácia de seu serviço. Em suma, o apoio da 019 é essencial na vida acadêmica de muitos; afinal, estudar na Unicesumar é um desafio considerável. Desse modo, ao optar pela 019, os alunos ganham não só ajuda, mas também um parceiro comprometido com seus resultados acadêmicos.

Primordialmente, a 019 visa facilitar a vida acadêmica e, posteriormente, ajuda a construir uma base sólida para futuras carreiras. 

 

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp