1ª QUESTÃO O uso de cartilhas é de um ensino não contextualizado com a realidade das crianças, é algo que não cabe mais ao ensino e aprendizagem atual. - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO O uso de cartilhas é de um ensino não contextualizado com a realidade das crianças, é algo que não cabe mais ao ensino e aprendizagem atual.

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO O uso de cartilhas é de um ensino não contextualizado com a realidade das crianças, é algo que não cabe mais ao ensino e aprendizagem atual.

1ª QUESTÃO O uso de cartilhas é de um ensino não contextualizado com a realidade das crianças, é algo que não cabe mais ao ensino e aprendizagem atual. Compreender as experiências e a bagagem de conhecimento que traz cada criança é algo fundamental à pratica docente, assim será possível agregar valor a esse processo incluindo diversidade de gêneros textuais com temáticas relacionadas a essas experiências, que sejam significativas para a turma, especialmente quando se trata da etapa da alfabetização (MORAES, 2014).
“No desenvolvimento da linguagem oral e escrita, é importante considerar a linguagem um meio de comunicação, expressão, representação, interpretação e modificação da realidade, além de ter um papel fundamental na formação da criança e nas diversas práticas sociais. O convívio com a linguagem oral e escrita deve ser compreendido como uma atividade da realidade, considerando que as crianças são ativas na construção de seu conhecimento” (LOTCH, 2016, p. 46). Dessa maneira, fica evidente o quão dinâmico e ativo precisa acontecer o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a criança deve sentir-se participante dele, respeitada em suas potencialidades e dificuldades.
É bem verdade que para que o ensino se desenvolva ativamente, a dinamicidade, criatividade, preparo e planejamento docente são fundamentais no intuito de possibilitar ao estudante estímulos diversificados, pois “muito antes de serem capazes de ler, no sentido convencional do termo, as crianças tentam interpretar os diversos textos que encontram a seu redor (livros, embalagens comerciais, cartazes de rua), títulos (anúncios de televisão, histórias em quadrinhos etc.).

O estudo dessas atividades de interpretação de textos é pertinente para nossa compreensão dos processos de leitura, por duas razões:

a) aceitar a realidade dos processos de assimilação implica também aceitar que aprendizagem alguma começa do zero; o estudo pormenorizado do que a criança traz consigo — sua bagagem de esquemas interpretativos — antes de iniciar o processo de escolarização é essencial — dentro desta perspectiva — para saber sobre que bases será possível estimar que tal ou qual informação (apresentada desta ou daquela maneira) será fácil, difícil ou impossível de ser assimilada pela criança;
b) consideramos a caracterização do processo de leitura como um processo no qual, para obter significado, o leitor recorre a fontes de informação visuais e não visuais” (FERREIRO, 2017, p. 77-78).

FERREIRO, E. Alfabetização em processo. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2017.
LOTSCH, V de O. Alfabetização e Letramento I. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
MORAES, F. O uso de textos na alfabetização: formação inicial e continuada. Petrópolis: Vozes, 2014.

Trabalhar com textos na alfabetização é algo muito enriquecedor, tanto para os alunos quanto para o docente. Desde que seja uma prática bem planejada e considere a realidade, as potencialidades e as dificuldades da turma. Dessa maneira, a proposta deste MAPA consiste em desenvolver junto a uma criança. Com idade entre 5 anos completos e 8 anos e onze meses, um texto. CONTINUA…

MAPA – PED – METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 53_2024

O uso de cartilhas é de um ensino não

✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES ✅

👉 CLICANDO AQUI (Instagram) 👈

O uso de cartilhas é de um ensino não

SAIBA MAIS SOBRE NÓS  CLICANDO AQUI

Em conclusão, a parceria com a 019 é uma escolha inteligente para qualquer estudante da Unicesumar que busca excelência. Afinal, o apoio especializado faz toda a diferença. Logo após entenderem o valor do serviço, muitos alunos se tornam defensores ativos da 019, e frequentemente recomendam a assessoria a colegas. Assim sendo, esta empresa garante excelência.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp