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1ª QUESTÃO O uso de jogos, brinquedos e recursos lúdicos no processo educativo vai muito além da diversão: trata-se de uma poderosa ferramenta de desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social. Como afirmam Freitas e Lemmi (2009), o jogo das emoções possibilita que o sujeito, mesmo sem domínio da linguagem escrita ou oral, expresse sentimentos complexos por meio de figuras e associações simbólicas. Esse tipo de atividade é essencial para crianças em fase de alfabetização, bem como para jovens, adultos e idosos que apresentem dificuldades na comunicação verbal.

O jogo da memória, por sua vez, estimula habilidades como planejamento, autocontrole, atenção e resolução de problemas (Ramos et al., 2017). Por sua versatilidade, pode ser adaptado a diferentes faixas etárias e contextos, com imagens, palavras, sons ou até números, sendo valioso tanto individualmente quanto em grupo.

O quebra-cabeça, além de trabalhar a concentração e a percepção visual, colabora para o desenvolvimento psicomotor, a organização do pensamento e a tolerância à frustração (Adona & Vargas, 2013). Assim como o dominó e o xadrez, ele ativa o raciocínio lógico, a estratégia e a antecipação de ações. Favorecendo aprendizagens matemáticas e habilidades socioemocionais (Santos, 2016; Gessi, 2014).

Além dos jogos formais, os materiais lúdicos, como os usados em desenho. Pintura, contação de histórias e musicalização, promovem expressão emocional, fortalecimento da autoestima e desenvolvimento da linguagem. Segundo Ciornai (2005), a arte permite à criança projetar sua autoimagem e resolver conflitos internos. Na mesma linha, Silva (2006) destaca que a musicalização contribui para a fala, escrita e coordenação motora, sendo eficaz desde a primeira infância.

Dessa forma, planejar experiências lúdicas…CONTINUA…

MAPA – PED – LITERATURA INFANTIL E LUDICIDADE – 53_2025

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O uso de jogos, brinquedos e recursos

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