1ª QUESTÃO Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil, proporcionando não apenas entretenimento, mas também - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil, proporcionando não apenas entretenimento, mas também

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil, proporcionando não apenas entretenimento, mas também

1ª QUESTÃO Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil, proporcionando não apenas entretenimento, mas também oportunidades para o aprendizado e o desenvolvimento de diversas habilidades. No contexto do Ensino Fundamental I, a utilização de brinquedos como recurso pedagógico por pedagogos pode enriquecer significativamente o processo educativo, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e eficazes.

 

“ ‘

. . .

admite-se que o brinquedo tem a função de descarregar as tendências anti-sociais que são naturais na criança, mas que se mostram incompatíveis com o estágio atual de nossa civilização. O brinquedo tem, portanto uma função catártica, isto é purificada’. O lúdico é uma opção de trabalhar o conhecimento de forma prazerosa, pois é através do brincar que a criança aprende a lidar com o mundo e contribui para formação de sua personalidade, recriando situações vivenciadas por elas e por suas experiências” (CARR apud BARROS, 1988, p.185).

 

A utilização de brinquedos como recurso pedagógico na educação básica é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. Para os pedagogos, integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros. Dentro dessa compreensão Kishimoto (2003, p.18), afirma que:

 

¨… o brinquedo represente certas realidades. Uma representação é algo presente no lugar de algo. Representar é corresponder a alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que eles possam manipulá-los¨.

 

A dimensão lúdica deve oferecer à criança oportunidades para desenvolver sua capacidade de deduzir e fazer perguntas por meio da tentativa e erro. Quando utilizados, os brinquedos facilitam a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização das crianças.

 

Considere a situação hipotética a seguir:

 

Você foi contratado como professor(a) … CONTINUA…

MAPA – PORTFÓLIO – PED – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 53_2024

Os brinquedos têm um papel fundamental

✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES ✅

👉 CLICANDO AQUI (Instagram) 👈

Os brinquedos têm um papel fundamental

SAIBA MAIS SOBRE NÓS  CLICANDO AQUI

Desse modo, cada sessão de tutoria com a 019 representa um passo adicional em direção ao sucesso acadêmico. Afinal, qual aluno não se beneficiaria de uma orientação acadêmica focada e eficiente como a da 019?

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp