1ª QUESTÃO Para o filósofo Nietzsche, o drama musical de Richard Wagner poderia levar a uma renovação cultural da Alemanha. Essa música, como uma das vertentes
1ª QUESTÃO Para o filósofo Nietzsche, o drama musical de Richard Wagner poderia levar a uma renovação cultural da Alemanha. Essa música, como uma das vertentes das Artes, teria o potencial de converter artisticamente a Educação de um povo como também gerar possibilidades para o renascer as artes de uma nação. A partir dessas considerações de Nietzsche sobre a música, escreva um texto dissertativo (15 a 20 linhas) que responda aos itens a seguir:
– Exemplos de vida que podemos abordar em sala de aula;
– Exemplo de um(a) professor(a) que ministrou uma brilhante aula;
– Indicação de uma música brasileira que você considera importante para trabalhar com crianças, por valorizar a cultura, os sentimentos e as vivências do povo brasileiro.
– Depois de citar o nome da música, o artista e o ano de publicação, elabore um parágrafo mostrando como a sua escolha pode ser utilizada em uma atividade com crianças.
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche Educador. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024.
Orientações importantes:
– Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
– Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
– Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador via Studeo, pelo Fale com o Mediador.
Bons estudos!
ATIVIDADE 1 – PED – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO – 53_2025
Para o filósofo Nietzsche
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI
“A filosofia da educação examina a natureza e os fins da educação.” plato.stanford.edu
“As bases históricas da educação ajudam a compreender as funções sociais da escola.” repositorio.ufsm.br
“Os fundamentos histórico-ontológicos situam trabalho e educação numa relação medular.” SciELO
“A história e a filosofia fornecem o contexto para as práticas pedagógicas contemporâneas.” SciELO
“As fundações históricas e filosóficas da educação articulam múltiplas tradições e motivações.” ERIC
Primordialmente, a história explica. Entretanto, a filosofia questiona. Assim, ambos orientam práticas. Além disso, oferecem contexto social. Por isso, os currículos se transformam. Embora as teorias variem, as tradições persistem. Portanto, o docente precisa conhecer o passado e, igualmente, refletir criticamente. Enquanto a análise histórica situa problemas, a reflexão filosófica propõe fins. Apesar das controvérsias, o diálogo enriquece o campo. Logo, a formação se aprofunda. E, por fim, fundamentos históricos e filosóficos articulam saberes e orientam ações educativas.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238