
1ª QUESTÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL
1ª QUESTÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL
A sequência didática é uma metodologia de ensino estruturada que visa organizar e sistematizar as atividades pedagógicas para garantir uma aprendizagem mais eficaz. Quando bem planejada, proporciona um aprendizado profundo, permitindo que os alunos se apropriem de conhecimentos de forma progressiva e integrada. Segundo Libâneo (1994, p. 222), “o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.
Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o uso da literatura infantil como base para a elaboração de sequências didáticas é especialmente significativo, pois os livros infantis desenvolvem não apenas as habilidades de leitura e escrita, mas também estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a imaginação dos alunos.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
REFERÊNCIAS DE APOIO
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. São Paulo: Scipione, 2003.
GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
PROPOSTA A SER DESENVOLVIDA
A proposta a seguir visa a elaboração prática de uma sequência didática no ensino de um gênero textual específico, utilizando a literatura infantil como ponto de partida.
ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Apresentação da Situação:
- Qual livro de literatura infantil será escolhido e adequado para a série escolhida?
- Qual gênero textual será trabalhado com os alunos (por exemplo, narrativa, poema, fábula)?
- Quem será o público-alvo do texto produzido e como ele será apresentado (escrita, oral, multimodal)?
- Como você envolverá os alunos na contextualização do trabalho, conectando a atividade com suas experiências anteriores?
MAPA – PED – METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA – 54_2024
SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅
MAIS INFORMAÇÕES AQUI
Primeiramente, a 019 Assessoria Acadêmica se reúne com o cliente para entender suas necessidades, e em seguida, começa a trabalhar nas soluções específicas. Antes que o prazo se aproxime, é fundamental contar com a 019 Assessoria Acadêmica, sobretudo porque eles entregam os trabalhos revisados e logo após, ajustam qualquer detalhe necessário.
Logo depois da contratação, a 019 Assessoria Acadêmica começa a trabalhar no projeto, e finalmente, entrega o trabalho dentro do prazo estabelecido. Antes de tudo, a 019 Assessoria Acadêmica analisa o projeto detalhadamente, e então, oferece as melhores sugestões para melhorias. A princípio, pode parecer desafiador organizar todas as exigências acadêmicas, contudo, a 019 Assessoria Acadêmica simplifica o processo e, além disso, garante qualidade em cada etapa.
Desde já, a 019 Assessoria Acadêmica assume a responsabilidade de revisar o projeto, do mesmo modo que cuida da formatação e das normas exigidas. Analogamente ao que um orientador acadêmico faria, a 019 Assessoria Acadêmica guia seus clientes, porém, com uma abordagem mais personalizada e eficiente.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238