1ª QUESTÃO Um dos principais trabalhos desenvolvidos pelo psicopedagogo - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO Um dos principais trabalhos desenvolvidos pelo psicopedagogo

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO Um dos principais trabalhos desenvolvidos pelo psicopedagogo

1ª QUESTÃO Um dos principais trabalhos desenvolvidos pelo psicopedagogo no contexto da clínica consiste na avaliação psicopedagógica. Esta por sua vez, apresenta vários desdobramentos, ou seja, são várias atividades que devem ser apresentadas para verificar as potencialidades, habilidades e dificuldades que o sujeito apresenta. Dentre estas, destacamos a avaliação psicomotora, que, segundo Brêtas et al. (2005, p. 404), consiste numa “
. . .
investigação do processo evolutivo da criança e a identificação de problemas relacionados ao seu desenvolvimento psicomotor
. . .
”, isto possibilita uma intervenção assertiva em casos em que ocorrem atrasos no processo de desenvolvimento, como também na organização e enriquecimento de programas de estimulação.

BRÊTAS, J. R. S.; PEREIRA, S. R.; CINTRA, C. C.; AMIRAT, K. M. Avaliação de funções psicomotoras de crianças entre 6 e 10 anos de idade. Acta Paul Enferm. São Paulo/SP: UNIFESP, v.18, n.4, 2005, p.403-12.

Diante disso, imagine que você psicopedagogo(a) formado (a) recebe uma criança em sua clínica cuja queixa relaciona-se ao desempenho psicomotor em atividades que envolvem a lateralidade.

Sendo assim, a sua atividade MAPA consiste em realizar uma avaliação específica da lateralidade de uma criança de 6 a 8 anos. Para isso, você deverá realizar o contato com a família de uma criança de 6 a 8 anos, solicitando a autorização para realização de uma atividade prática psicomotora, referente a disciplina de Desenvolvimento Psicomotor na Infância. Feito isso, deverá executar as etapas a seguir:

1. Organizar um local adequado, onde você possa realizar as atividades com a criança sem interferência de outrem, podendo ser uma sala ou área coberta. Separar os seguintes materiais: uma bola pequena e uma média (para chutar); rolo (parte interna de papel higiênico, ou rolo de cartolina pequeno). Tirar uma foto dos objetos selecionados e anexar ao formulário padrão da disciplina.

2. Realizar com a criança as seguintes atividades:

a. Verificação da dominância lateral:
DOMINÂNCIA MANUAL: Entregar uma bola pequena em sua mão e solicitar que passe de uma mão para outra, num ritmo rápido e em determinado momento peça para jogar para você. Registrar qual foi a mão utilizada para lançar a bola.
DOMINÂNCIA OCULAR: Entregar o rolo de papel para criança, oriente para que utilize como se fosse um caleidoscópio e peça para procurar algo que está no ambiente (exemplo: uma tomada). Anote o olho que ela usou como diretor.
DOMINÂNCIA PEDAL: Pedir para criança chutar uma bola para fazer um gol, a trave pode ser um cesto ou dois objetos (distância de 1 m). Anotar o pé que utilizou primeiro.
b. Reconhecimento e orientação direita-esquerda:
RECONHECIMENTO EM SI MESMA: Pedir para criança mostrar a mão esquerda, o pé direito e que coloque a mão direita na orelha esquerda. Anotar como foi a execução.
RECONHECIMENTO NO OUTRO FACE A FACE: *O examinador deverá ficar de frente com a criança e solicitar que ela toque sua mão esquerda. Registrar as respostas apresentadas pela criança.
Encerra as atividades agradecendo a participação da criança e a disponibilidade da família em cooperar para sua formação.

3. Análise das respostas apresentadas pela criança, pontuação. Você deverá preencher o quadro abaixo no formulário padrão da disciplina, com as informações observadas durante a avaliação.

a. Verificação da dominância lateral: Quanto a classificação dos níveis você deve seguir as seguintes orientações:
Nível 1A: Coordenação realizada com perfeição, apresentando habilidade e precisão na execução dos movimentos, não hesitou.
Nível2B: Gestos controlados, verifica-se algumas alterações na coordenação dos movimentos, ao executar a atividade, com um pouco de hesitação.

Nível 3C: Grandes alterações, movimentos incoordenados que comprometeram a ação. No quadro abaixo, a letra D refere-se a dominância direita e E dominância esquerda.
Dominância Manual
PROVAS DOMINÂNCIA NÍVEL OBSERVAÇÕES
D E 1A 2B 3C
Jogar uma bola

Dominância Ocular
PROVAS DOMINÂNCIA NÍVEL OBSERVAÇÕES
D E 1A 2B 3C
Caleidoscópio

Dominância Pedal
PROVAS DOMINÂNCIA NÍVEL OBSERVAÇÕES
D E 1A 2B 3C
Chute

Verificação da dominância:
( ) Dominância Homogênea ( ) Direita ( ) Esquerda
( ) DominânciaCruzada
( ) Dominância Indefinida

b. Reconhecimento e orientação direita-esquerda: Quanto a classificação dos níveis você deve seguir as seguintes orientações:

Nível 1A: Realiza o movimento correto, sem hesitar, demonstrando interiorização do eixo corporal; reconhece D (direita) e E (esquerda) em si, no outro e em objetos.
N2B: Apresenta conhecimento de D e E em si, com alguns erros (com correções espontâneas) ou hesitações.
Nível 3C: Não identifica D e E em si, demostra dificuldade em perceber o eixo corporal. No quadro abaixo, a letra D refere-se a dominância direita e E dominância esquerda.
Reconhecimento em si mesmo
PROVAS NÍVEL OBSERVAÇÕES
1A 2B 3C
Mão esquerda
Pé direito
Mão direita na orelha esquerda

Reconhecimento no outro face a face
PROVAS NÍVEL OBSERVAÇÕES
1A 2B 3C
Mão esquerda do observador

Resultado apresentado pela criança:

4. Para finalizar a atividade você deverá escrever um texto (de 10 a 20 linhas), explicando o conceito de lateralidade e acrescentando a análise dos resultados apresentados pela criança avaliada. Você poderá utilizar como apoio o livro da disciplina ou outras fontes, colocando as referências conforme as normas da ABNT.

MAPA – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2024

1ª QUESTÃO Um dos principais trabalhos desenvolvidos pelo psicopedagogo

✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES ✅

👉 CLICANDO AQUI (Instagram) 👈

1ª QUESTÃO Um dos principais trabalhos desenvolvidos pelo psicopedagogo

SAIBA MAIS SOBRE NÓS  CLICANDO AQUI

MAPA – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2024

Anteriormente, muitos alunos enfrentavam dificuldades sozinhos; agora, com o suporte da 019, eles encontram caminhos mais claros para o sucesso. Às vezes, a carga acadêmica pode ser esmagadora; por isso, contar com a 019 faz toda a diferença.

Logo após começarem a usar os serviços da 019, muitos estudantes notam uma melhoria significativa em suas notas, e então, percebem o valor do serviço. Todavia, a assessoria não se foca apenas em notas; ela também desenvolve habilidades de estudo sustentáveis nos alunos.

Eventualmente, todos os estudantes precisam de ajuda extra, e então, a 019 está sempre pronta para oferecer o suporte necessário.

Ao mesmo tempo, a assessoria trabalha de forma personalizada, o que certamente aumenta a eficácia de seu serviço. Em suma, o apoio da 019 é essencial na vida acadêmica de muitos; afinal, estudar na Unicesumar é um desafio considerável.

Desse modo, ao optar pela 019, os alunos ganham não só ajuda, mas também um parceiro comprometido com seus resultados acadêmicos. Primordialmente, a 019 visa facilitar a vida acadêmica e, posteriormente, ajuda a construir uma base sólida para futuras carreiras.

Afinal de contas, quem não gostaria de ter um suporte acadêmico robusto e ao mesmo tempo acessível?

Antes que o semestre se torne mais intenso, muitos alunos já procuram a 019 e logo estão melhor preparados. Sempre que surge uma dificuldade, a 019 está pronta para intervir e inesperadamente, muitos alunos descobrem novas maneiras de aprender. Por vezes, o suporte acadêmico pode ser visto como um luxo, mas na Unicesumar, ele é uma necessidade.

MAPA – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2024

Primeiramente, a abordagem personalizada da 019 faz toda a diferença e por último, isso reflete diretamente nos resultados dos alunos. Logo depois de começarem a trabalhar com a 019, os estudantes percebem que a qualidade de seu aprendizado melhora visivelmente e então, se sentem mais confiantes.

Por fim, é inegável que o sucesso acadêmico depende do apoio recebido, portanto, escolher a 019 é acertar. Anteriormente, muitos alunos enfrentavam dificuldades sozinhos; agora, com o suporte da 019, eles encontram caminhos mais claros para o sucesso. Às vezes, a carga acadêmica pode ser esmagadora; por isso, contar com a 019 faz toda a diferença.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp