Você, estudante de licenciatura, está se constituindo enquanto “ser docente”. Uma das premissas que devem fazer parte desta sua constituição é a ética profissional. Neste sentido, podemos considerar que a ética docente se refere
Você, estudante de licenciatura, está se constituindo enquanto “ser docente”. Uma das premissas que devem fazer parte desta sua constituição é a ética profissional.
Neste sentido, podemos considerar que a ética docente se refere aos princípios e valores morais que orientam o comportamento e as ações de um professor em sua prática profissional. É um conjunto de normas e padrões éticos que regem a conduta do professor com relação aos alunos, colegas, comunidade escolar e à profissão em si.
A ética docente envolve a responsabilidade em promover um ambiente de aprendizado seguro, inclusivo e respeitoso, onde os direitos dos alunos são protegidos e valorizados. Isso implica em tratá-los de forma justa e equitativa, respeitando suas individualidades, diversidades e necessidades educacionais.
Além disso, a ética docente abrange a honestidade intelectual, evitando o plágio, a fraude acadêmica e qualquer forma de desonestidade no processo de ensino, aprendizagem e avaliação pedagógica. Também envolve a transparência na comunicação com os alunos, pais e colegas, assim como a preservação da confidencialidade das informações pessoais e escolares dos alunos.
Diante de um tema tão importante, é hora do “mão na massa”. Você deverá ir até o ambiente de sua futura atuação profissional, ou seja, uma escola, e entrevistar de 2 a 4 professores experientes para verificar a percepção deles quanto à ética docente.
Separamos aqui um roteiro para suas entrevistas, mas fique à vontade para incluir ou omitir algumas destas questões. O importante é que, com os dados coletados nas entrevistas, você consiga traçar um panorama referente à temática na realidade que o circunda.
– Como você define ética profissional no contexto docente?
– Quais são os princípios éticos que você considera essenciais para um professor?
– Quais são os desafios éticos mais comuns que os professores enfrentam em sua prática profissional? Como você lida com esses desafios?
– Como você equilibra a responsabilidade de transmitir conhecimento com a necessidade de desenvolver habilidades éticas nos alunos?
– Como você promove a igualdade de oportunidades e a inclusão na sala de aula?
>- Quais estratégias você utiliza para garantir a equidade e o respeito entre os alunos?
– Como você lida com a privacidade dos alunos e a confidencialidade das informações compartilhadas na sala de aula?
– Quais são as suas práticas para evitar comportamentos inadequados ou antiéticos, como o assédio, o preconceito ou a discriminação?
Ao finalizar suas entrevistas, você organizará as informações coletadas em um texto dissertativo argumentativo, evidenciando a “Ética Docente”. Considere:
1. Título: “Ética Docente”.
2. Introdução: apresente a temática, conceitue ética e relate os moldes da organização das entrevistas.
3. Desenvolvimento: organize e compile as ideias coletadas nas entrevistas.
4. Conclusão: argumente, com base nos dados coletados durante as entrevistas, sobre a realidade escolar com relação à ética docente..
ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIA PROFISSIONAL – 53_2025
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Você, estudante de licenciatura, está se constituindo
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“Os aspectos biológicos traziam maior segurança, em razão de ser ‘objeto’ da vivência profissional da primeira autora.” – Fonte: SciELO scielo.br
Link reduzido: https://bit.ly/3Aw2eBi ISO tecnologia.qualidade.faccat.br“Vivência profissional prática, com a cobertura de uma bolsa de R$ 130,00.” – Fonte: SciELO scielo.br
Link reduzido: https://bit.ly/4fGvTuH ASQ ASQ“Nesse sentido, há que se considerar também as limitações do terapeuta relativas a sua formação, vivência profissional…” – Fonte: SciELO scielo.br OMS Apps WHO
“Para a definição dos domínios teóricos […] considerou-se: (a) vivência profissional e experiência…” – Fonte: SciELO scielo.br
“O interesse por este objeto de investigação surgiu durante a vivência profissional…” – Fonte: SciELO scielo.br OCDE OECD
“Vivência profissional, inclusive influenciando a literatura de outros países.” – Fonte: SciELO scielo.br
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