54/2023 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - 019 Assessoria

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54/2023 – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

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54/2023 – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, nossa atividade MAPA consiste na seguinte situação hipotética:
Situação da Empresa:
A empresa é de grande porte no setor varejista. Sabe-se que suas vendas estão em crescimento e isso tem gerado muito empolgação na alta administração. Cogitam-se em melhorar os investimentos para se obter mais retorno. Os vendedores: Roberto e Jorge são considerados os destaques nas vendas e a Região Centro- Oeste é considerada a melhor região de vendas.
Porém, a empresa hoje não analisa os dados de uma forma minuciosa e tem algumas dificuldades para entender como as vendas ocorrem e onde estão acontecendo os melhores resultados. A Figura 1 demonstra as informações de vendas.

Figura 1: Vendas por Regional de Vendedores
Regional  Vendedor  Vendas
Centro-Oeste  Ana  R$ 30.000,00
Centro-Oeste  Jorge  R$ 607.000,00
Norte-Nordeste  Alexandre  R$ 433.326,28
Norte-Nordeste  Débora  R$ 454.768,08
Sudeste  Carla  R$ 23.000,00
Sudeste  Diego  R$ 10.100,00
Sudeste  Elisa  R$ 202.891,53
Sudeste  Giovani  R$ 50.000,00
Sul  André  R$ 150.000,00
Sul  Mariana  R$ 35.000,00
Sul  Roberto  R$ 14.000,00
Centro-Oeste  Ana Vitoria  R$ 98.000,00
Fonte: o autor.

ATIVIDADE: LEIA COM ATENÇÃO
A partir do caso apresentado, nesta etapa prática, você terá a oportunidade de colocar seus conhecimentos em ação e fortalecer suas habilidades como um profissional qualificado na área. Siga os passos abaixo para realizar uma análise profunda dos dados apresentados:

Etapa 1: Análise dos Dados de Vendas
QUESTÃO 01: Organização das Vendas por Vendedores: Inicie organizando as vendas de forma ordenada, classificando-as do maior para o menor, com base nos vendedores responsáveis.
QUESTÃO 02: Curva ABC das Vendas: Em seguida, construa a Curva ABC das Vendas, primeiro classificando os vendedores de acordo com sua contribuição para as vendas totais. Depois, repita o processo, mas agora segmentando por regiões. Isso permitirá visualizar de forma clara a importância de cada vendedor e região nas vendas totais.

Etapa 2: Identificação de Vendedores e Regiões de Destaque
QUESTÃO 03: Análise dos Principais Vendedores: Análise com atenção os resultados obtidos na Curva ABC das Vendas por Vendedores. Identifique quais vendedores estão contribuindo significativamente para os resultados da empresa e quais vendedores precisam aumentar as suas vendas.
QUESTÃO 04: Análise das Regiões de Maior Venda: Da mesma forma, observe os resultados da Curva ABC das Vendas por Regiões. Identifique as regiões que estão gerando maior volume de vendas. Além disso, este é o momento de explorar se existem oportunidades não aproveitadas em outras regiões, considerando a possibilidade de expansão ou estratégias específicas para maximizar o potencial de vendas.

 

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