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“O educador de jovens e adultos deve ser um mediador cultural, capaz de reconhecer os saberes experienciais dos estudantes e transformá-los em ponto de partida

“O educador de jovens e adultos deve ser um mediador cultural, capaz de reconhecer os saberes experienciais dos estudantes e transformá-los em ponto de partida

“O educador de jovens e adultos deve ser um mediador cultural, capaz de reconhecer os saberes experienciais dos estudantes e transformá-los em ponto de partida para a construção de conhecimentos escolares significativos. Sua prática não se limita à transmissão de conteúdos, mas envolve escuta, diálogo e compromisso com a emancipação.”
(FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014, p. 43.)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que atende a um público com trajetórias de vida, experiências e necessidades de aprendizagem singulares. Diferentemente do ensino regular, a EJA exige do docente competências específicas que vão além do domínio de conteúdos, incluindo sensibilidade para acolher histórias de exclusão escolar, capacidade de adaptar metodologias e compromisso com uma educação que dialogue com os projetos de vida dos estudantes.
Com base na leitura do texto teórico e no material de apoio sugerido, redija um texto dissertativo de 20 a 30 linhas, em linguagem acadêmica, respondendo à seguinte pergunta:
“Quais competências docentes são essenciais para atuar na Educação de Jovens e Adultos e como elas contribuem para uma prática pedagógica inclusiva, dialógica e transformadora?”
Inclua pelo menos uma citação indireta e referencie adequadamente. Bons estudos!

MATERIAL DE APOIO:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/17/a-educacao-de-jovens-e-adultos-no-brasil-e-o- contexto-social-dos-alunos-dessa-modalidade

ATIVIDADE 1 – PED – COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 54_2025

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A Educação de Jovens e Adultos transforma vidas e promove inclusão; primeiramente, os educadores identificam necessidades dos alunos. Em seguida, eles planejam estratégias eficazes. Além disso, a EJA valoriza experiências prévias e, por conseguinte, fortalece a autoestima. Assim, a educação estimula o aprendizado contínuo; portanto, amplia oportunidades de cidadania. Enfim, a EJA contribui para uma sociedade mais justa.

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