A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, que é um termo designado para indicar um novo modelo - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, que é um termo designado para indicar um novo modelo

A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, que é um termo designado para indicar um novo modelo

A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, que é um termo designado para indicar um novo modelo de produção em fábricas inteligentes, as quais utilizam recursos inovadores nos processos. Na Unidade 1, discutimos a evolução da indústria e as formas como a educação se reorganizou para contribuir com a formação dos sujeitos que seriam inseridos nesses novos modelos. Para além dos novos postos de trabalhos que surgem com o advento da Indústria 4.0, esse novo modelo de produzir demanda sujeitos criativos, protagonistas e inovadores. Nessa perspectiva, a escola também precisa se adaptar e utilizar tecnologias a favor do aprendizado. Assim, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, a machine learning e a robótica, por exemplo, viabilizadas por abordagens educacionais, como STEAM, adentram à escola como recursos para promover as competências necessárias ao século XXI e o protagonismo do estudante.

Fonte: Cordova, Tania. Design Educacional e Inovações. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Considerando o material didático e as informações apresentadas acima, elabore um texto (de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas) respondendo às seguintes perguntas:

Como as abordagens pedagógicas inovadoras, como STEAM, cultura maker e aprendizagem criativa, podem ser efetivamente integradas ao currículo escolar para promover o desenvolvimento das competências e do protagonismo dos estudantes no século XXI, conforme as premissas da Educação 4.0?

ATIVIDADE 1 – PED – DESIGN EDUCACIONAL E INOVAÇÕES – 54_2025

A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria

✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI

A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria

O design educacional integra criatividade e tecnologia no aprendizado; primeiramente, os educadores planejam experiências interativas. Em seguida, eles aplicam metodologias inovadoras. Além disso, o design estimula o pensamento crítico e, por conseguinte, melhora o engajamento dos alunos. Entretanto, as instituições enfrentam desafios na adaptação digital. Por outro lado, os professores buscam capacitação contínua. Assim, o design educacional transforma a prática pedagógica; portanto, fortalece a aprendizagem significativa. Enfim, a inovação sustenta a evolução do ensino moderno.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp