Caro aluno (a), a prática docente impõe diferentes desafios ao lidar com discentes tão diferentes reunidos em uma sala de aula. As crianças e adolescentes chegam
Caro aluno (a), a prática docente impõe diferentes desafios ao lidar com discentes tão diferentes reunidos em uma sala de aula. As crianças e adolescentes chegam à escola com experiências de vida e capacidades de lidar com as situações por vezes divergentes das que você pensa ser a melhor forma de enfrentar, seja emocional ou cognitivamente. Pensando nesses aspectos, proponho a você um estudo de caso para desenvolver as habilidades de investigação e possibilidades de intervenção neste contexto.
O estudo de caso proposto é de um aluno chamado Pedro, 9 anos, cursando o 4º ano do ensino fundamental em uma escola pública de tempo integral. Desde os primeiros anos da alfabetização, seus professores perceberam que ele apresentava dificuldades acima do esperado para a sua faixa etária, especialmente nas atividades de leitura e escrita.
Apesar de ser um menino curioso, participativo e verbalmente muito expressivo, Pedro demonstra grande resistência ao realizar tarefas que envolvam a decodificação de palavras, leitura em voz alta e produção de textos escritos. Com frequência, ele troca letras com sons semelhantes (como “f” por “v” e “p” por “b”), inverte a ordem de letras em palavras (escreve “louvro” em vez de “livro”), e apresenta escrita bastante irregular e com ortografia instável. Durante as atividades em grupo, ele se destaca em oralidade, criatividade e raciocínio lógico, mas se retrai quando precisa ler algo em voz alta ou expor por escrito suas ideias.
A família relata que Pedro é um menino atento, gosta de contar histórias e é muito imaginativo. Em casa, mostra boa memória para acontecimentos, gosta de jogos de tabuleiro e consegue resolver problemas matemáticos simples com facilidade. No entanto, demonstra cansaço e frustração quando precisa ler livros ou fazer cópias, o que tem afetado sua autoestima.
Após encaminhamento feito pela escola, Pedro passou por uma avaliação com equipe multidisciplinar (fonoaudióloga, psicopedagoga e neuropsicóloga), que indicou que ele possui inteligência dentro da média, sem comprometimentos neurológicos ou sensoriais, mas apresenta um padrão claro de dificuldade persistente na leitura e na escrita, não explicada por fatores emocionais ou socioeducacionais.
Situação atual e encaminhamentos:
Com base na avaliação, a equipe pedagógica começou a realizar adaptações curriculares leves, como o uso de textos com letras ampliadas, leitura mediada de atividades, maior tempo para produção escrita e ênfase na expressão oral. A escola também iniciou parceria com a família e o serviço de saúde do município para acompanhamento fonoaudiológico e psicopedagógico. Os professores receberam orientação sobre práticas de ensino multissensoriais e apoio do professor de apoio pedagógico para intervenções específicas.
Pedro tem mostrado evolução, especialmente em sua motivação e participação. Ele ainda apresenta dificuldades em leitura fluente e ortografia, mas sente-se mais acolhido e confiante em aprender.
Com base nas informações apresentadas, você deverá redigir um texto de no mínimo uma página (word) e no máximo 2 contemplando os seguintes pontos:
- Elenque de forma sucinta as dificuldades apresentadas no relato do caso, sinalizando quais pré- requisitos de aquisição da linguagem escrita indicam comprometimento.
- Identifique qual a hipótese de diagnóstico de transtornos específicos de aprendizagem pode ser levantada com base nas informações fornecidas.
- Descreva de forma argumentativa os aspectos do transtorno sugerido, fornecendo quais as possíveis causas e outros sintomas que a criança pode vir apresentar.
MAPA – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 54_2025
Caro aluno (a) a prática docente
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Os educadores observam que as dificuldades de aprendizagem interferem no desenvolvimento infantil; primeiramente, eles identificam fatores emocionais e cognitivos. Em seguida, avaliam contextos familiares e escolares. Além disso, implementam estratégias pedagógicas inclusivas. Entretanto, muitos alunos enfrentam barreiras persistentes. Por outro lado, o apoio psicológico favorece o progresso. Assim, a intervenção precoce fortalece a aprendizagem; portanto, promove o equilíbrio educacional. Ademais, a formação docente aperfeiçoa práticas pedagógicas e estimula o desenvolvimento global da criança.
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