PROVA - ECT: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - 52/2023 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

PROVA – ECT: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 52/2023

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

PROVA – ECT: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 52/2023

Questão 1
Demonstrar sua opinião própria é de extrema importância, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Visto que, ao dizer o que você pensa, você assume uma carga a respeito, mostrando ser qualificado e proativo.
Fonte: https://bityli.com/JK7lt. Acesso em: 2. dez 2022.

Considerando o texto apresentado e as técnicas recomendadas para defender sua opinião e expressar o seu ponto de vista e a sua importância, analise as afirmativas a seguir:
I. Concentre-se em falar sobre seu ponto de vista com honestidade e franqueza.
II. Lembre-se de que se você não defender seus interesses, existem muitas pessoas por aí que se prontificarão a fazer isso por você.
III. Procure enfraquecer os pensamentos que lhe fazem sentir com vergonha na hora em que expor seus argumentos.
IV. Quando sobrevierem os pensamentos de que procurar apresentar seus interesses não vai ajudar em nada, lembre-se de que guardá-los para você talvez também não ajude.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Questão 2
A motivação é a força que emerge, regula e sustenta as ações de cada indivíduo; ela é um processo complexo que influencia o início de uma atividade e a sua manutenção com persistência e vigor ao longo do tempo. A motivação não deve ser considerada como um traço relativamente estável do comportamento humano, pois ela muda em função das características do contexto ao qual o indivíduo está exposto. A motivação se caracteriza como um dos pressupostos das competências pessoais e, por isso, deve ser trabalhada e desenvolvida.
PANSERA, S. M et al. Motivação intrínseca e extrínseca: diferenças no sexo e na idade. Psicologia escolar e educacional, v. 20, p. 313-320, 2016. Disponível em: https://bityli.com/vVTVYuTXO. Acesso em: 2 dez. 2022.

Considerando o texto apresentado e a motivação, analise as afirmativas a seguir:
I. A motivação não pode ser gerada em si próprio.
II. A motivação intrínseca se caracteriza pelo interesse e satisfação pela atividade em si.
III. A motivação abrange inclinações, predisposições internas que favorecem que objetivos sejam atingidos.
IV. A motivação pode ser de duas formas, sendo ela intrínseca ou extrínseca, sendo essa última referindo-se ao meio externo.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.

Questão 3
Alguns psicólogos adotaram uma visão mais ampla de inteligência, tentando reinventá-la em termos do que é necessário para viver bem a vida. E essa linha de investigação retorna ao reconhecimento de como, exatamente, é crucial a inteligência “pessoal” ou emocional. Sendo assim, Goleman, defende a concepção que temos “duas mentes”, ou seja, nosso cérebro é formado por uma parte mais emocional e por uma parte mais racional. É primordial frisar, que ambas se complementam e a harmonia entre essas duas mentes é essencial para um bom desempenho em nossas vidas.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

Considerando os cinco domínios principais para o desenvolvimento da inteligência emocional, analise as afirmativas a seguir:
I. Lidar com as emoções.
II. Autocontrole emocional.
III. Lidar com os relacionamentos.
IV. Ignorar as emoções dos outros indivíduos.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Questão 4
A consciência está estabelecida no ser humano, não para permitir a percepção limpa da natureza, mas ter por alvo primário a satisfação de necessidades de alimentos, de evitar a predação por outros animais, de atingir o alvo sexual, de melhorar o contato com os próprios filhos, de conhecer os companheiros e de ouvir suas comunicações orais. Isso seria não apenas importante para os seres humanos, mas para todos os animais dotados de consciência. A consciência seria algo que facilita a captação do ambiente.
ENGELMANN, A. A teoria das duas consciências. Paideia, Ribeirão Preto, v. 12, p. 87-96, 2002. Disponível em: https://bityli.com/evaXBFHHY. Acesso em: 5 dez. 2022 (adaptado).

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O autoconhecimento, a percepção e o entendimento das próprias emoções, ânimos e ponderações são qualidades que definem as pessoas que possuem a intrínseca inteligência emocional.
PORQUE
II. O domínio completo das emoções é possível desde o surgimento até o seu desfecho.

Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.

Questão 5
Os estudos das competências pessoais é de extrema importância, principalmente quando falamos do mercado de trabalho. Desse modo, considere o pressuposto que é um processo psicológico individual que contribui bastante com o desempenho profissional, já que influencia e agencia as ações. Além disso, esse pressuposto se inicia com o policiamento das próprias sensações e afetos, bem como com a análise de ambos.

Considerando as informações apresentadas, o pressuposto das competências pessoais retratado é:
Alternativa 1:
Motivação.
Alternativa 2:
Desempenho.
Alternativa 3:
Autorregulação.
Alternativa 4:
Consciência de Si.
Alternativa 5:
Conhecimento da Sociedade.

Questão 6
As competências pessoais podem ser entendidas como o conjunto de habilidades que o ser humano apresenta, já manifestadas ou como potencialidades a desenvolver, cujas características concretas vão permitir que ele desenvolva um projeto de vida sólido em sua trajetória vital.
Fonte: https: https://bityli.com/yhJCLXSio Acesso em: 6 dez. 2022.

Considerando o texto apresentado e as orientações para desenvolver as competências pessoais, analise as afirmativas a seguir:
I. Fazer o máximo possível para consertar as complicações que os erros causaram.
II. Lembrar que os erros podem propiciar aprendizado depois de terem sido assimilados.
III. Focar no lado positivo das coisas pode lhe ajudar a superar os momentos mais sofríveis.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.

Questão 7
“À medida que evoluía, o sistema límbico foi aperfeiçoando duas poderosas ferramentas: aprendizagem e memória. Esses avanços revolucionários possibilitavam que um animal fosse muito mais esperto nas opções de sobrevivência e aprimorasse suas respostas para adaptar-se a exigências cambiantes, em vez de ter reações invariáveis e automáticas. Se uma comida causava doença, podia ser evitada da próxima vez. Decisões como saber o que comer e o que rejeitar ainda eram, em grande parte, determinadas pelo olfato; as ligações entre o bulbo olfativo e o sistema límbico assumiam agora as tarefas de estabelecer distinções entre cheiros e reconhecê-los, comparando um atual com outros passados e discriminando, assim, o bom do ruim. Isso era feito pelo ‘rinencéfalo’, literalmente, o ‘cérebro do nariz’, uma parte da fiação límbica e a base rudimentar do neocórtex, o cérebro pensante.”
GOLEMAN, D. Inteligência emocional [recurso eletrônico]; tradução Marcos Santarrita. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 40. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw Disponível em: 6 dez. 2022.

O sistema límbico está relacionado às estruturas cerebrais cujas bases neurais:
Alternativa 1:
Estão associadas à razão.
Alternativa 2:
Estão associadas às emoções.
Alternativa 3:
Estão desligadas das emoções.
Alternativa 4:
Estão relacionando emoções e razão.
Alternativa 5:
Estão desfazendo os sentidos humanos.

Questão 8
Enquanto a inteligência emocional determina nosso potencial para aprender os fundamentos do autodomínio e afins, nossa competência emocional mostra o quanto desse potencial dominamos de maneira que ele se traduza em capacidades profissionais. Para ser versado em uma competência emocional como atendimento ao consumidor ou trabalho em equipe, é preciso possuir uma habilidade subjacente nos fundamentos do QE, especificamente consciência social e gerenciamento de relacionamentos. Mas as competências emocionais são habilidades aprendidas: o fato de uma pessoa possuir consciência social e aptidão para gerenciar relacionamentos não garante que ela tenha dominado o aprendizado adicional necessário para lidar com um cliente a contento ou resolver um conflito. Essa pessoa apenas tem o potencial de se tornar hábil nessas competências.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional [recurso eletrônico]; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw. Acesso em: 5 dez. 2022 (adaptado).

Considerando as técnicas para aumentar a competência emocional, analise as afirmativas a seguir:
I. Produção de motivação para si.
II. Policiamento dos estados de ânimo.
III. Transformação negativamente do ambiente em que está.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.

Questão 9
A consciência de si apresenta-se como a consciência prática, que vive situações atemporais da existência humana, como o desejo, o reconhecimento, e a luta por independência, isto é, situações que não são particulares de algum momento histórico, mas a todos eles.
Fonte: adaptado de: https://bityli.com/jsluEbXbF. Acesso em: 1 dez. 2022.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A consciência é imprescindível para a construção do conhecimento, para o saber, e é individual.
PORQUE
II. A consciência é a via pela qual cada um pode tanto sentir-se quanto saber-se algo, isso inclui o sentir e o saber sobre as próprias emoções, estados de ânimo e sentimentos.

Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
A competência emocional tem se tornado uma habilidade cada vez mais prestigiada nos processos de seleção. Isso porque a maioria das demissões acontece por falta de competência emocional, e não necessariamente pela ausência de competência técnica.
Fonte: https://bityli.com/OIgLNTDnu. Acesso em: 5 dez. 2022.

Acerca das habilidades, analise as afirmativas a seguir:
I. Monitorar e refrear os impulsos emocionais.
II. Desvencilhar-se de estados de ânimo desfavoráveis.
III. Entender que para obter grandes gratificações, geralmente, é necessário abrir mão de pequenas gratificações.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp