
MAPA – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA – 53/2023
1ª QUESTÃO
Considere o texto hipotético a seguir:
A Escola Municipal Padre Antônio Vieira é uma instituição de ensino localizada em um grande centro urbano e possui uma diversidade racial significativa entre seus alunos. Entretanto, nos últimos tempos tem sido observados casos de discriminação racial e falta de respeito entre os próprios alunos. A diretora da escola percebe a necessidade de desenvolver estratégias didáticas que promovam o respeito às diferenças raciais. Assim, você, como professor responsável pela turma do 4º ano “B”, foi convidado a apresentar uma proposta de ação que aborde essa questão e promova um ambiente escolar inclusivo e respeitoso para todos os estudantes.
Partindo deste caso hipotético e considerando o que se explicita na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) exige-se cada vez mais dos educadores e das instituições de ensino a aplicação de metodologias que transmitem valores como respeito e tolerância às diferenças. Assim, para a realização desta atividade MAPA, você deverá realizar uma apresentação em power point de uma PROPOSTA DE AÇÃO a ser desenvolvida na escola. Para tanto, siga os passos descritos:
Orientações:
– Faça pesquisas na Internet, BNCC e leia com atenção a Unidade IV do material didático para subsidiar sua atividade;
– Abra o formulário padrão em Power Point disponível no Material da Disciplina;
– Comece a produzir sua PROPOSTA DE AÇÃO, destacando:
a) TÍTULO, NOME E RA;
b) JUSTIFICATIVA: Dados estatísticos, reportagens ou informações que justifiquem a ação na escola promovendo um ambiente respeitoso;
c) OBJETIVOS: Enumere 3 objetivos a serem atingidos pela escola ao desenvolver esta ação;
d) DESCRIÇÃO: Descreva detalhadamente 3 estratégias didáticas a serem usadas em sala de aula para minimizar o problema;
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238