MAPA - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53/2023 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

MAPA – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 53/2023

019 Assessoria Acadêmica

MAPA – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 53/2023

Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Comportamento do Consumidor.

Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.
Então vamos lá?
Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores mediadores e enviem perguntas durante as aulas ao vivo.

Atividade: Riscos Analisados pelo Consumidor.

Quando o consumidor realiza uma compra, quais pontos e aspectos são levados em consideração? Preço, qualidade, forma de pagamento?
É preciso entender, que além desses fatores os consumidores avaliam os riscos que podem enfrentar durante seu processo de compra. Isso mesmo, o consumidor se depara com alguns riscos que podem lhe causar medo, receio, e até levar a não compra.

Veja o exemplo a seguir. As Americanas, no ano de 2023, enfrenta dificuldades de mercado, devido a problemas financeiros e que foram informados pela mídia massiva a sociedade. Tal situação levou os consumidores a analisarem os riscos e apresentarem medos e receios quanto a suas compras no e- commerce da marca.

Fonte: AMERICANAS. Site Americanas. Disponível em: https://www.americanas.com.br/. Acesso em 22 abr. 2023.

Além disso, segundo o site Diário do Comércio (online, 2020):
“Um total de 81,4% dos consumidores têm o hábito de comprar no varejo virtual, e apenas 18,6% afirmaram que não costumam fazer esse tipo de compra. O que chama a atenção, porém, é que 46,3% dos que não consomem evitam fazê-lo por medo de fraudes. Outros 25,5% dos entrevistados se afastam desse tipo de compra por não confiarem nos sites”.

LIGNELLI, Karina. Medo de fraudes afasta consumidores do e-commerce. Diário do Comércio, 11 fev. 2020 [online]. Disponível em: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/medo-de-fraudes-afasta- consumidores-do-e-commerce. Acesso em: 22 abr. 2023.

O que interfere e acaba sendo fator de escolha, nesse momento de compra do consumidor, está relacionado, além de suas necessidades e desejos de consumo, aos riscos que pode enfrentar.

E como o consumidor se comporta em suas escolhas? Quais são os principais riscos analisados na escolha de suas marcas, produtos e/ou serviços?
Conhecer e gerir esses riscos, dentro do comportamento do consumidor, auxiliam as organizações em suas ações e estratégias de mercado.

É isso que vamos trabalhar, estudar e discutir agora nessa atividade MAPA. Vamos começar?
Na realização dessa atividade, você deve realizar uma pesquisa junto a consumidores, para verificar os principais riscos analisados durante a realização de suas compras on-line. E para isso, você deve:

1) Agora é o momento de entender como esses riscos interferem nas escolhas do consumidor e na gestão das marcas das empresas. Nesse momento pesquise, junto ao material da disciplina, quais são os possíveis riscos analisados pelo consumidor na compra de um produto ou serviço. Essa discussão e explicação deve ser apresentada em um texto entre 5 e 10 linhas.

2) Agora vamos entender esses riscos, analisados pelos consumidores, na prática. Tendo como foco somente as compras online, realize uma pesquisa, com 5 (cinco) consumidores (que tenham o hábito de realizar compras pelo e-commerce). Primeiramente vamos conhecer o perfil desses entrevistados, e para isso, preencha a tabela a seguir com as informações coletadas.

3) Agora é o momento de questionar os consumidores entrevistados sobre os riscos que enfrentam em suas compras. Para isso, preencha a tabela a seguir.

4) Com todas as informações em mãos, realize uma análise das informações coletadas. Em um texto, entre 7 e 15 linhas, apresente as respostas de seus entrevistados. Ao apresentar os riscos levantados pelos consumidores, relacione-os a teoria estudada na disciplina, informando qual ou quais riscos foram apresentados, justificando sua análise.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp