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PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DE INDICADORES – 53/2023
1ª QUESTÃO
Indicadores permitem o conhecimento sobre a situação que se deseja modificar, estabelecer as prioridades,
escolher os beneficiados, identificar os objetivos e traduzi-los em metas e, assim, acompanhar com mais
efetividade o andamento dos trabalhos, avaliar os processos, adotar os redirecionamentos necessários e
verificar os resultados e os impactos obtidos.
Fonte: adaptado de: BAHIA, L. O. Guia referencial para construção e análise de indicadores. Brasília: Enap,
2021.
Sobre as consequências em empresas que passam a utilizar indicadores em sua gestão, analise as
afirmativas a seguir:
I. Os indicadores resolverão parte dos problemas da companhia.
II. Os indicadores demonstrarão problemas que não eram vistos antes.
III. Os indicadores fornecerão informações importantes para a tomada de decisão.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
2ª QUESTÃO
As atividades que estão vinculadas a um desempenho são possíveis de se monitorar, desde que os
resultados adquiridos sejam efetivos, produzam impactos e gerem melhorias significativas quando
comparadas a uma situação inicial. Caso os resultados não estejam produzindo melhorias, são necessárias
ações corretivas.
MASSOLA JÚNIOR, E. Construção, mensuração e fomento de indicadores de desempenho. São Paulo:
Platos Soluções Educacionais, 2021.
Sobre as ações corretivas que a gestão pode realizar em caso da falta de melhora na companhia, analise as
afirmativas a seguir:
I. A gestão deve esperar até que os indicadores possam gerar uma melhora nos resultados, sem intervenção no processo.
II. A gestão deve intervir na construção dos indicadores, modificando aspectos da estrutura e também os parâmetros do processo.
III. A gestão deve intervir, interrompendo a elaboração de indicadores da companhia, passando a realizar um acompanhamento informal.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
3ª QUESTÃO
Turnover, em português, significa “renovação”, no entanto, no mundo dos negócios, e especificamente do
RH, o índice de turnover descreve a rotatividade de colaboradores de uma organização. Ou seja, esse
cálculo representa quantas pessoas entraram, menos as que saíram da empresa em um determinado
período.
DIAS, M. Turnover: o que é, como calcular e qual o impacto da rotatividade na empresa.
2023. Disponível em: https://bityli.com/AMWAlSNAE. Acesso em: 1° fev. 2023.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As empresas sempre buscam evitar fazer com que o índice de turnover esteja muito elevado.
PORQUE
II. A empresa tem uma preferência por rotacionar seus funcionários, já que contratar novos funcionários é mais barato do que manter colaboradores antigos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
( ) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são falsas.
4ª QUESTÃO
O ato de medir inicia-se com uma necessidade, passa pela escolha do indicador, pelo estabelecimento de
padrões de comparação, pela comparação dos resultados obtidos com os respectivos padrões, pelas
conclusões, chegando, finalmente, à etapa de tomada de decisão. As informações utilizadas para a medição
de desempenho servem não só para a tomada de decisão, mas também para outros propósitos
organizacionais que precedem e sucedem a tomada de decisão, isto é, podem ser utilizadas para outros fins
que seja o processo decisório.
CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
Sobre a utilização da informação de acordo com sua finalidade, analise as afirmativas a seguir:
I. A informação pode ser utilizada para o aprendizado dos próprios gestores.
II. A informação pode ser utilizada como sinal para mudanças futuras na empresa.
III. A informação pode ser utilizada para fins de avaliação dos funcionários quanto ao cumprimento de metas.
IV. A informação pode ser utilizada mesmo que advinda de meios informais para comunicação externa para as partes interessadas.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
5ª QUESTÃO
Os indicadores de desempenho podem ter conotação positiva ou negativa. Os de conotação positiva têm a
característica de quanto maior o seu valor melhor para a companhia. Com isso, possuem a vantagem
relacionada à motivação e ao prazer que os altos índices têm o poder de produzir, além do sentimento de
recompensa pelo esforço despendido. Por outro lado, podem gerar acomodação, porque superar
indicadores que já estão altos pode parecer impossível.
Fonte: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
Sobre exemplos de indicadores com conotação positiva, analise as afirmativas a seguir:
I. Número de clientes satisfeitos.
II. Número de clientes insatisfeitos.
III. Percentual de produtos devolvidos com defeito.
IV. Percentual de produtos devolvidos por opção do cliente.
É correto o que se afirma em:
( ) III, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) I, II e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
A forma de representar a informação contida nos indicadores é fundamental para facilitar sua análise e
disseminação. Tais informações devem ser comunicadas de forma que possibilite um entendimento natural,
intuitivo e lógico do que se quer comunicar. A grade de indicadores pode ser utilizada em forma de
ilustração na divulgação em peças de marketing organizacional.
Fonte: adaptado de: BAHIA, L. O. Guia referencial para construção e análise de indicadores. Brasília: Enap,
2021.
Sobre a comunicação dos indicadores, analise as afirmativas a seguir:
I. Os clientes podem ter acesso a alguns tipos de indicadores da companhia.
II. A comunicação dos indicadores deve ser feita dentro da empresa de forma sigilosa.
III. A comunicação dos indicadores deve ser feita de forma visual, com gráficos e tabelas que facilitem a interpretação.
IV. A empresa realiza a gestão de indicadores principalmente para fins gerenciais, mas os usuários externos também podem analisar todos os indicadores da empresa.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) I, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
A fórmula descreve como deve ser calculado o indicador, possibilitando clareza com as dimensões a serem
avaliadas. Nesse sentido, recomenda-se evitar fórmulas de alta complexidade ou que não respondam às
questões necessárias. Concomitantemente à construção da fórmula do indicador, é necessário definir a
origem de onde os dados são extraídos, ou seja, a fonte de dados, podendo ser de um setorial, organização,
unidade organizacional, sistema informatizado ou outra fonte como relatórios ou pesquisas de origem
externa.
Fonte: adaptado de: BAHIA, L. O. Guia referencial para construção e análise de indicadores. Brasília: Enap,
2021.
Sobre a fórmula dos indicadores e sua fonte de dados, analise as afirmativas a seguir:
I. O conhecimento das fórmulas auxilia na interpretação dos indicadores.
II. A fonte de dados é uma informação que deve ser de conhecimento dos gestores.
III. Os gestores que analisarão os indicadores deverão ter conhecimento de suas fórmulas.
IV. A fonte de dados deve ser as informações internas da companhia, já que são mais confiáveis.
É correto o que se afirma em:
( ) IV, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
As organizações utilizam-se de uma série de ferramentas para sua gestão e, entre eles, há o planejamento
estratégico, tático e o operacional, comumente visualizados de forma conjugada. Cada um dos três níveis de
planejamento terá um conjunto de indicadores diferentes que se adequam ao referido nível.
MASSOLA JÚNIOR, E. Construção, mensuração e fomento de indicadores de desempenho. São Paulo:
Platos Soluções Educacionais, 2021.
Sobre os indicadores operacionais, táticos e estratégicos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os indicadores operacionais são voltados a todos os processos operacionais realizados na companhia.
II. Os indicadores táticos tem pouca relação com processos, eles demonstram o cumprimento da visão e missão da empresa.
III. Os indicadores estratégicos estão relacionados aos caminhos que a empresa está trilhando e apresentam, de forma menos crítica, os aspectos relacionados aos processos.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
9ª QUESTÃO
O conhecimento detalhado sobre aquilo que se quer controlar é fundamental para minimizar esforços,
mitigar riscos e aumentar a assertividade das ações. Além do conhecimento, é essencial para um controle
por indicadores eficiente que tais indicadores possuam certas características que os tornem mais relevantes
como instrumento de gestão.
Fonte: adaptado de: MASSOLA JÚNIOR, E. Construção, mensuração e fomento de indicadores de
desempenho. São Paulo: Platos Soluções Educacionais, 2021.
Sobre as características que os indicadores devem possuir, analise as afirmativas a seguir:
I. Os indicadores devem possuir resultados confiáveis.
II. Os indicadores precisam se manter sempre atualizados.
III. Os indicadores devem ser calculados de forma automática, sempre que possível.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
10ª QUESTÃO
As empresas precisam ser mais ágeis, flexíveis e sensíveis a mudanças, buscando melhoria contínua em seus
processos. Para isso, é fundamental possuir informações de desempenho, que devem ser integradas,
dinâmicas, acessíveis e visíveis para facilitar tomada de decisão de forma rápida e adequada.
RENGEL, R.; ENSSLIN, S. R. Avaliação de Desempenho dos Estilos de Liderança: Análise da Literatura e
Agenda de Pesquisa. Revista Economia & Gestão. 2020. Disponível em: https://bityli.com/kjkUJK. Acesso
em: 10 fev. 2023.
Sobre a importância dos indicadores de desempenho, analise as afirmativas a seguir:
I. A tomada de decisão é aprimorada conforme mais indicadores forem utilizados na análise.
II. As informações utilizadas para o cálculo de indicadores precisam ter alto nível de confiança.
III. A organização de informações de forma sistematizada é essencial para aumentar a acurácia da tomada de decisão.
IV. As empresas podem realizar todo o processo de gestão de informação de forma informal e os resultados serão positivos.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) II, III e IV, apenas
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