
PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO – 53/2023
1ª QUESTÃO
Analise as seguintes situações:
Situação 1: em uma escola, foi realizado um levantamento para saber o que os alunos mais compravam na cantina. Descobriu-se que oito a cada dez alunos compravam um salgado e um chocolate pequeno.
Sabendo disso, a responsável pela cantina resolveu montar kits com esses dois produtos e, assim, ela otimizou as vendas que, agora, aconteciam de forma mais rápida, evitando filas.
Situação 2: em uma loja de sapatos, foi instalado um sistema que acompanha de quanto em quanto tempo o cliente volta a realizar uma nova compra. O gerente da loja achou muito importante realizar esse
acompanhamento.
Considerando o exposto, assinale a alternativa correta:
( ) Na situação 1, as informações do levantamento foram utilizadas e se tornaram do conhecimento da responsável pela cantina. Na situação 2, o gerente também utiliza de conhecimento ao analisar as informações geradas pelo sistema.
( ) Na situação 1, a responsável pela cantina da escola possuía dados dispersos sobre o que era vendido na cantina. Na situação 2, o gerente se utilizou de conhecimento para a instalação do novo sistema.
( ) Na situação 1, as informações do levantamento foram utilizadas e se tornaram do conhecimento da responsável pela cantina. Na situação 2, o gerente possui informações que o sistema fornece, mas não transforma essas informações
em conhecimento.
( ) Em ambas as situações, são apenas as informações para a tomada de decisões.
( ) Em ambas as situações, é utilizado o conhecimento para a tomada de decisões.
2ª QUESTÃO
Na espiral do conhecimento, temos uma conversão que é a transmissão imediata do conhecimento tácito de um indivíduo para um outro indivíduo. É uma conversão que pode ser compreendida como basicamente sendo uma transmissão de conhecimento na convivência do aprendiz com o mestre, ou entre grupos.
Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento
explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em:
https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.
Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
( ) Divulgação.
( ) Combinação.
( ) Socialização.
( ) Internalização.
( ) Externalização.
3ª QUESTÃO
“As organizações modernas vêm sofrendo os impactos da sociedade do conhecimento, na qual o
conhecimento é o principal fator de produção do século XXI e são afetadas por um grande volume de
informações advindas de diversos meios, contrapondo-se à escassez, que prevalecia na sociedade industrial.
O novo contexto instiga as organizações a refletirem as estratégias que devem ser adotadas para continuar
sobrevivendo com sucesso no mundo competitivo. Atualmente, as novas formas de colaboração em rede
sugerem que as organizações possam obter vantagens competitivas por meio de uma abordagem mais
auto-organizada com a formação de equipes multidisciplinares, caracterizada por processos horizontais
colaborativos nas empresas, que cruzam as fronteiras das áreas funcionais.”
Fonte: DE MENEZES, K. C. et al. Gestão do conhecimento nas organizações: uma aprendizagem em rede
colaborativa. Perspectivas em Gestão e Conhecimento, v. 7, p. 145-159, 2017. Disponível em:
https://bityli.com/jrnEaGeMt. Acesso em: 5 dez. 2022.
Sobre a sociedade do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A tecnologia possui um papel de disseminação na sociedade do conhecimento.
II. O conhecimento no século XXI ainda é para poucos, pois existe uma dificuldade de acessibilidade.
III. A educação na sociedade do conhecimento é algo primordial, pois é necessário saber o que fazer com as informações que surgem a todo momento.
IV. A sociedade do conhecimento está posta para todos, ou seja, todos possuem acesso a ela, independente de condições geográficas, ideológicas ou econômicas.
É correto o que se afirma em:
( ) I e IV, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
4ª QUESTÃO
Uma das etapas no processo de gestão do conhecimento refere-se ao ato de se transmitir o conhecimento produzido e alcançado para que, em seguida, ele possa adquirir uma nova utilização. Nesse âmbito, é imprescindível que se tenha um processo de comunicação, ou seja, o sistema que envolve presença de um interlocutor e um receptor.
Fonte: BORTOLOZZI, F. et al. O papel do conhecimento nas organizações como perspectiva de mudança. In:
OLIVEIRA, R. D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento.
Maringá: Editora Vivens, 2015. p. 259-273.
Sobre essa etapa do processo de gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
( ) Criação do conhecimento.
( ) Utilização do conhecimento.
( ) Identificação do conhecimento.
( ) Armazenamento do conhecimento.
( ) Compartilhamento do conhecimento.
5ª QUESTÃO
A necessidade de Gestão do Conhecimento (GC) é uma realidade em nossos dias, contudo muitas empresas
não se deram conta que pelo fato do conhecimento ser essencialmente humano, não é possível alcançar a
GC sem se molhar e mergulhar no oceano da humanidade. Ir além da administração dos recursos tangíveis e
da força e empenho muscular são apenas algumas das boas novas da administração que, em conjunto,
fazem da GC o lado mais humano da gestão. E, falando sobre oceano, nenhuma outra analogia seria tão
perfeita quanto à do efeito iceberg, para evidenciar a frequência com que as pessoas apenas executam o
trabalho de GC visível, acima da linha d’água, fazendo e alcançando apenas tímidos vinte por cento de
resultados de todo o potencial. Os outros oitenta por cento normalmente são obtidos abaixo da linha
d’água, e não são tão evidenciados, mas possibilitam grandes explorações.
Fonte: adaptado de: https://bityli.com/TRVJSrady. Acesso em: 1 dez. 2022.
Sobre a gestão do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A GC é uma área que nos últimos anos já foi totalmente explorada.
II. A GC aliada a uma boa administração possui traços mais humanos.
III. A GC busca também dar boas condições às pessoas dentro de uma organização.
IV. A GC possui muita sinergia com outras áreas, como administração e áreas tecnológicas.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
Diante das diversas ferramentas tecnológicas que auxiliam na implementação da gestão do conhecimento, uma delas é o caminho mapeado de algum processo de trabalho, com base em regras que dão suporte ao processo empresarial. Os sistemas dessa ferramenta estão associados ao gerenciamento de atividades e projetos, que ajudam os trabalhadores do conhecimento a colaborarem para realizar e administrar atividades de trabalho estruturadas em um processo empresarial apoiado no conhecimento.
Fonte: LIMA, M. F.; SICSÚ, A. B.; CABRAL, A. P. Sistemas de Workflow e Groupware na Gestão do
Conhecimento como Diferencial Competitivo. V IntEmpres, 2004. Disponível em:
https://bityli.com/aVdOPWADC. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre essa ferramenta tecnológica voltada para a gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
( ) Workflow.
( ) Groupware.
( ) Business intelligence.
( ) Sistemas tutores inteligentes.
( ) Software de inteligência competitiva.
7ª QUESTÃO
Dentre as práticas que auxiliam a Gestão do Conhecimento (GC) existe uma que precisa ser socialmente construída, mantida e administrada . Ela é um componente importante nas iniciativas de GC, sendo um instrumento de retenção do conhecimento da organização que contribui para o aprendizado por meio de experiências passadas, dando sustentação aos processos decisórios.
Fonte: MIRANDA, M. M. S. de; MORESI, E. A. D. A gestão do conhecimento no compartilhamento de
melhores práticas em uma base de dados no Tribunal Regional Federal da Primeira Região. JISTEM-Journal
of Information Systems and Technology Management, v. 7, p. 409-432, 2010. Disponível em:
https://bityli.com/Qkwhktfng. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre essa prática de gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
( ) Memória organizacional.
( ) Auditoria do conhecimento.
( ) Gestão do capital intelectual.
( ) Gestão dos ativos intangíveis.
( ) Sistema de inteligência organizacional.
8ª QUESTÃO
De acordo com Stewart (1998, p. 13), o capital intelectual “constitui a matéria intelectual – conhecimento,
informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser utilizada para gerar riqueza”. Ele é a
capacidade mental coletiva. Logo, admite-se o capital intelectual como o conjunto de valores ocultos que
agregam valor às organizações, permitindo sua continuidade.
Fonte: https://bityli.com/gsYRBsefh. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre o capital intelectual, analise as afirmativas a seguir:
I. O capital intelectual é constituído por conhecimento.
II. O capital intelectual nas organizações produz riqueza.
III. O capital intelectual é um dos fatores mais valiosos das organizações.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
9ª QUESTÃO
A inteligência competitiva proporciona vantagens à organização quando os processos de busca,
compartilhamento e uso de informações se tornam uma constante, estabelecendo uma dinâmica com
relação à rapidez, tempo, resultado e impacto no mercado, bem como se antecipando às ameaças e
aproveitando as oportunidades de maneira eficiente.
Fonte: TEIXEIRA, T. M. C.; VALENTIM, M. L. P. Inteligência Competitiva Organizacional: um estudo
teórico. Perspectivas em Gestão e Conhecimento, v. 6, p. 3-15, 2016. Disponível em:
https://bityli.com/zXeJwDsjj. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre a inteligência competitiva, analise as afirmativas a seguir:
I. A inteligência competitiva visa à centralização das informações.
II. A inteligência competitiva aumenta a competitividade em uma organização.
III. A inteligência competitiva pode ser considerada um instrumento de analise dentro das organizações.
IV. A velocidade com que as informações são compartilhadas nas organizações é importante para a
inteligência competitiva.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.
10ª QUESTÃO
Uma das etapas no processo de gestão do conhecimento resume-se em converter o assimilado em algo inovador e significativo para a organização. Frequentemente, ela abrange apenas produtos e serviços originados para atender a uma demanda expressa pelo mercado.
Fonte: BORTOLOZZI, F. et al. O papel do conhecimento nas organizações como perspectiva de mudança. In:
OLIVEIRA, R. D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento.
Maringá: Editora Vivens, 2015. p. 259-273.
Sobre essa etapa do processo de gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
( ) Criação do conhecimento.
( ) Utilização do conhecimento.
( ) Identificação do conhecimento.
( ) Armazenamento do conhecimento.
( ) Compartilhamento do conhecimento.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238