ATIVIDADE 1 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53/2023 - 019 Assessoria

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ATIVIDADE 1 – PED – TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 53/2023

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ATIVIDADE 1 – PED – TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 53/2023

As brincadeiras e as atividades lúdicas são práticas indispensáveis nas ações pedagógicas, devido à importância delas para o desenvolvimento infantil. Vygotsky (1991), por exemplo, destaca que a brincadeira cria as zonas de desenvolvimento proximal, que proporcionam saltos qualitativos no desenvolvimento e na aprendizagem. Além disso, o autor afirma que os processos de simbolização e de representação no ato de brincar levam ao pensamento abstrato. Dessa forma, percebemos ao longo do tempo as conquistas para Educação Infantil nos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) e um dos aspectos relevantes destes documentos é a garantia do direito de brincar.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Diante do exposto, explique a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Para embasar seu texto dissertativo, utilize duas citações diretas, uma delas retirada do material de estudo (livro didático da disciplina) e a outra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao realizar as citações, apresente a referência conforme as normas da ABNT. Sua resposta deve ter no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.

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