MAPA - UNICESUMAR - ADMINISTRAÇÃO - 54/2023 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

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MAPA – UNICESUMAR – ADMINISTRAÇÃO – 54/2023

019 Assessoria Acadêmica

MAPA – UNICESUMAR – ADMINISTRAÇÃO – 54/2023

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, nossa atividade MAPA consiste na seguinte situação hipotética:
Situação da Empresa:
A empresa é de grande porte no setor varejista. Sabe-se que suas vendas estão em crescimento e isso tem gerado muito empolgação na alta administração. Cogitam-se em melhorar os investimentos para se obter mais retorno. Os vendedores: Roberto e Jorge são considerados os destaques nas vendas e a Região Centro- Oeste é considerada a melhor região de vendas.
Porém, a empresa hoje não analisa os dados de uma forma minuciosa e tem algumas dificuldades para entender como as vendas ocorrem e onde estão acontecendo os melhores resultados. A Figura 1 demonstra as informações de vendas.

Figura 1: Vendas por Regional de Vendedores
Regional  Vendedor  Vendas
Centro-Oeste  Ana  R$ 30.000,00
Centro-Oeste  Jorge  R$ 607.000,00
Norte-Nordeste  Alexandre  R$ 433.326,28
Norte-Nordeste  Débora  R$ 454.768,08
Sudeste  Carla  R$ 23.000,00
Sudeste  Diego  R$ 10.100,00
Sudeste  Elisa  R$ 202.891,53
Sudeste  Giovani  R$ 50.000,00
Sul  André  R$ 150.000,00
Sul  Mariana  R$ 35.000,00
Sul  Roberto  R$ 14.000,00
Centro-Oeste  Ana Vitoria  R$ 98.000,00
Fonte: o autor.

ATIVIDADE: LEIA COM ATENÇÃO
A partir do caso apresentado, nesta etapa prática, você terá a oportunidade de colocar seus conhecimentos em ação e fortalecer suas habilidades como um profissional qualificado na área. Siga os passos abaixo para realizar uma análise profunda dos dados apresentados:

Etapa 1: Análise dos Dados de Vendas
QUESTÃO 01: Organização das Vendas por Vendedores: Inicie organizando as vendas de forma ordenada, classificando-as do maior para o menor, com base nos vendedores responsáveis.
QUESTÃO 02: Curva ABC das Vendas: Em seguida, construa a Curva ABC das Vendas, primeiro classificando os vendedores de acordo com sua contribuição para as vendas totais. Depois, repita o processo, mas agora segmentando por regiões. Isso permitirá visualizar de forma clara a importância de cada vendedor e região nas vendas totais.

Etapa 2: Identificação de Vendedores e Regiões de Destaque
QUESTÃO 03: Análise dos Principais Vendedores: Análise com atenção os resultados obtidos na Curva ABC das Vendas por Vendedores. Identifique quais vendedores estão contribuindo significativamente para os resultados da empresa e quais vendedores precisam aumentar as suas vendas.
QUESTÃO 04: Análise das Regiões de Maior Venda: Da mesma forma, observe os resultados da Curva ABC das Vendas por Regiões. Identifique as regiões que estão gerando maior volume de vendas. Além disso, este é o momento de explorar se existem oportunidades não aproveitadas em outras regiões, considerando a possibilidade de expansão ou estratégias específicas para maximizar o potencial de vendas.

 

 

 

 

 

LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL

Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, a atividade MAPA consiste na seguinte situação hipotética:
Vamos nos colocar no lugar de um profissional que exerce a sua atividade em uma empresa de pequeno porte da área de tecnologia chamada TreeSolutions, que desenvolve soluções de sustentabilidade inovadoras. A empresa possui uma cultura de colaboração e autonomia, permitindo que os funcionários tenham flexibilidade relacionado ao seu horário de trabalho e férias.
Cenário Pré-Reforma Trabalhista (antes da Lei 13.467/17): Antes da reforma trabalhista, a TreeSolutions mantinha uma abordagem mais relaxada em relação aos horários de trabalho e férias. Os funcionários tinham liberdade para gerenciar seu tempo e escolher a quantidade de dias e período de férias.
Com a implementação da Reforma Trabalhista por meio da Lei 13.467/17, a TreeSolutions precisou revisar suas políticas e se adaptar a novas regras sobre férias, jornada de trabalho e horas extras.
João é colaborador há mais de 5 anos na TreeSolutions, seu regime de trabalho é regido pelas normas presentes na CLT e cumpre jornada de trabalho de 40h semanais. Ele solicitou ao seu gestor imediato às férias diante das seguintes condições: férias de 5 dias na próxima semana, retorna ao trabalho e no próximo mês, mais 10 dias. E fez mais um pedido: precisa resolver algumas questões pessoais e gostaria de não realizar seu horário de almoço para poder sair mais cedo, ou seja, trabalharia as 8 horas direto para poder sair antes do expediente.

De acordo com o estudo realizado em nosso livro e também pelos textos acima disponibilizado responda:

1 – Você, aluno, na posição de gestor, deve orientar o colaborador com base na Reforma Trabalhista. Sua resposta deve ter fundamentação baseada na legislação e conter entre 5 a 10 linhas.
2 – Levante, ao menos 2 benefícios para o empregado e 2 benefícios para o empregador diante da Reforma Trabalhista.
3 – A TreeSolutions, diante das mudanças na Legislação, teve que se adaptar, causando alguns impactos na imagem de cultura flexível que a empresa tinha antes das mudanças. Na posição de gestor, descreva, ao menos, duas ações que você realizaria a fim de perpetuar essa cultura e não gerar resistência por parte dos colaboradores, nas adequações que a empresa precisa realizar.

 

 

 

ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO

Montar o próprio negócio representa um dos sonhos do brasileiro que deseja investir tempo e recursos em algo gratificante. Por uma série de motivos pode se transformar em um pesadelo caso não seja devidamente planejado e executado.
Como a jornada é longa e desgastante se torna fundamental encontrar uma forma de tornar bem-sucedida. Uma das formas é a busca por novos conhecimentos e habilidades que ajudem na criação de novas atitudes e esse processo precisa ser construído aos poucos, não sendo fácil de conseguir.
Para perceber que existem outras formas de agir e pensar vamos praticar uma das ferramentas utilizadas na disciplina chamada effectuation. O princípio consiste em começar da forma como é possível, com os recursos existentes, e com quem se conhece, e se adaptar as possibilidades de mercado. Isso não quer dizer que não há planejamento, mas que deve ser adaptado às situações existentes. Para que isso ocorra, é necessário saber fazer escolhas e lidar com um princípio que é a aceitação de perdas. Nossa vida é repleta de decisões e ao fazer uma deixamos outras para trás.
Na forma tradicional, que é chamada de causation, fazemos todo o planejamento inicialmente antes de iniciar para obter os recursos para analisar integralmente o projeto verificando a viabilidade de implantação. Após isso, se toma a decisão em prosseguir e agir conforme os planos.

Considerando o texto, elabore a seguinte atividade:
1) Escolha uma empresa da região em que você mora que tem grande destaque na sua visão que começou de forma não planejada, ou seja, conforme a abordagem Effectuation. Escreva o nome, a justificativa da escolha e um resumo da história da empresa.
2) Preencha as duas partes do quadro a seguir, conforme as instruções:
a) Adapte os passos da história da empresa conforme a cronologia, ou seja, conforme cada período do ano coloque um fato que ocorreu.
b) Preencha a segunda coluna utilizando a abordagem Causation, ou seja, como seria a história da empresa caso os passos forem feitos de forma planejada.

Empresa escolhida Abordagem Causation
Mês 1
Mês 2
Mês 3
Mês 4
Mês 5
Mês 6
Mês 8
Mês 10
Mês 12
Mês 15
Mês 18
Mês 21
Mês 24

3) Escreva um parecer explicando os seguintes pontos:

a) As principais diferenças na história da empresa caso a abordagem planejada fosse utilizada.
b) Sua análise se o resultado seria melhor ou pior explicando os motivos.

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