ATIVIDADE 2 - ADM - COACHING EXECUTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES - 54/2023 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

ATIVIDADE 2 – ADM – COACHING EXECUTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES – 54/2023

ATIVIDADE 2 – ADM – COACHING EXECUTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES – 54/2023

1ª QUESTÃO
Diz-se que o sistema representacional mais desenvolvido que alguém pode ter é aquele utilizado pela
pessoa para fazer o maior número de distinções visuais, táteis, olfativas e sensoriais. Que o mais valorizado
é aquele usado para avaliar o significado de uma experiência e para a tomada de decisões. E que o sistema
mais consciente é aquele em que a pessoa direciona intencionalmente sua capacidade de assimilar para
fazer-se entender para utilizá-lo de forma assertiva.
Disponível em:https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-sao-sistemas-representacionais/. Acesso em:
25, Set. 2019.
Considerando as características do sistema representacional Cinestésico, analise as afirmativas a seguir.
I. Fala vagarosamente.
II. Não gesticula muito ao falar.
III. Possui um vocabulário amplo.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

2ª QUESTÃO
Muitas organizações e CEOs têm buscado no coaching o apoio necessário para chegarem aos seus
resultados. Coaching é um processo que contribui para que as pessoas e os grupos se transformem, reflitam
a respeito de sua visão de mundo, de seus valores e crenças, aprofundem sua aprendizagem, incorporem
novas habilidades e capacidades, expandam sua prontidão para agir de forma coerente e eficaz. Por essa
razão, constitui uma forma de provocação construtiva, de desafio e estímulo para o desenvolvimento e a
aprendizagem contínuos.
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/coaching-processo-de-aprendizagem-eautodesenvolvimento. Acesso em: 2 out. 2023.
Vygotsky afirma que a aprendizagem acelerativa ocorre em três fases: Nível de Desenvolvimento Real, Nível
de Desenvolvimento Potencial e Nível de Desenvolvimento Proximal.
Fonte: PIZZAIA, A. F. L. Coaching Executivo e Desenvolvimento de Líderes. Maringá: UniCesumar, 2019.
Com base no conceito do Nível de Desenvolvimento Real, analise as afirmativas a seguir:
I. Caminho que o indivíduo percorrerá em seu processo de amadurecimento.
II. Capacidade que temos de realizar tarefas com a ajuda de pessoas mais capacitadas.
III. Desenvolvimento de forma retrospectiva.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

3ª QUESTÃO
Seja na vida profissional ou pessoal, é muito importante estabelecer metas. Afinal, eles direcionam os nossos
esforços em busca de algo desejado. Em uma empresa, traçar metas pode aumentar muito a produtividade
dos colaboradores, resultando em melhores números para o negócio. Porém é preciso ter muito cuidado ao
criá-las. Eles devem servir para estimular o esforço, nunca o contrário. Nesse sentido, entender e aplicar as
metas SMART é muito interessante.
ANDRADE, O. Metas SMART: o que são e como usá-las? Blog Rockcontent, 29 maio. 2017. Disponível em:
https://rockcontent.com/br/blog/metas-smart/. Acesso em: 15 nov. 2021.
A partir do exposto e considerando os estudos sobre Metas SMART, é correto afirmar que:
( ) Meta SMART deve ser específica, mensurável, realizável, realista e ter prazo determinado para ser alcançada.
( ) Meta SMART significa, por exemplo, uma pessoa afirmar que no próximo ano adotará um estilo de vida saudável.
( ) Meta SMART é uma ferramenta que auxilia pessoas e organizações na definição de metas que sejam no mínimo
realizável.
( ) Meta SMART é um método que se aplica à criação e avaliação de todas e quaisquer metas pessoais e/ou
organizações, isto é, toda meta é originalmente SMART.
( ) Meta SMART deve ser específica, mensurável, realizável, realista e ter prazo determinado para ser alcançada, sendo
aplicada especificamente em contextos organizacionais.

4ª QUESTÃO
Refletir sobre o impacto verdadeiramente relevante de um profissional qualificado exige compreender a
complexidade do ser humano, reconhecendo que sua trajetória é singular, intricada e influenciada por seu
ambiente e crenças atuais. Além disso, adotar uma perspectiva humanística com relação ao ser humano e ao
universo em geral capacitará esse profissional a auxiliar o próximo com empatia e profundidade, facilitando
um processo voltado para a conquista de resultados mediante estratégias eficazes.
Com base na visão humanística, analise as afirmativas a seguir:
I. Compreensão do homem e seu destino como parte do universo.
II. Visão fragmentada do homem.
III. Visão holística sobre o homem e suas relações mais abrangentes em sua existência.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) I, II e III.

5ª QUESTÃO
O trabalho seminal de Gallwey é The Inner Game of Tennis (O jogo interior do tênis), com mais de um milhão
de cópias impressas. Além dos esportes, seus métodos de treinamento foram aplicados aos campos de
negócios, saúde e educação. Neste livro, Gallwey explora e apresenta com profundidade o que chamou de
“o jogo interior”.
Fonte: adaptado de: https://institutoannaneves.com.br/timothy-gallwey. Acesso em: 2 out. 2023.
Com base no exposto, sobre como podemos relacionar este “jogo interior”, assinale a alternativa correta:
( ) Informações e habilidades.
( ) Habilidade técnica.
( ) Contexto exterior.
( ) Ação do subconsciente.
( ) Relação entre aprendiz e professor.

6ª QUESTÃO
Analise a situação hipotética a seguir:
João, diretor de Marketing e líder há 10 anos em uma grande multinacional, procurou Claudia, profissional
certificada e com larga experiência em processos de coaching, para auxiliá-lo. Prontamente foi atendido por
Claudia, que agendou um primeiro encontro.
Em seu primeiro encontro com Claudia, João relatou o seguinte:
– Sente solidão na função, com relação ao trabalho que tanto ama.
– Sente-se inseguro nas relações com os pares, pois percebe certa inveja.
– Sente-se vigiado o tempo todo.
– Não tem conseguido manter seu desempenho profissional no nível desejado, pois se sente culpado com
relação à família.
Com base na situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Claudia não poderá iniciar um processo de coaching com João.
PORQUE
II. João está apresentando “distúrbio” psíquico, que deverá ser tratado por um psicoterapeuta ou psicólogo.
Para um processo de coaching é necessário que o coachee esteja em plenas condições psicológicas
equilibradas.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

7ª QUESTÃO
Analise a seguinte situação hipotética:
Joana, microempreendedora na área de cosméticos, procurou Marcos, indicação de uma amiga, para
auxiliá-la com algumas questões pessoais, que ao longo do tempo vêm interferindo em sua atuação
profissional. Marcos, prontamente atendeu Joana e marcou um primeiro encontro. No dia marcado, após
ouvir atentamente o que Joana buscava, Marcos esclareceu que sua atuação consistia em buscar a “cura”
para que seus clientes tivessem qualidade de vida, indicando os melhores caminhos para que isso aconteça.
Com base na situação apresentada, assinale a alternativa correta que se refere à atuação do Marcos:
( ) Mentor.
( ) Coach.
( ) Treinador.
( ) Terapeuta.
( ) Consultor.

8ª QUESTÃO
Leia o excerto a seguir:
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra
alma humana” (JUNG, 1996, p. 43).
Fonte: JUNG, C.G. Fundamentos da psicologia analítica. Petrópolis: Vozes, 1996.
Com base em um processo de coaching de qualidade, sobre o significado da frase citada, assinale a
alternativa correta:
( ) Ato de se conectar verdadeiramente com o outro.
( ) Ato de se conectar verdadeiramente consigo mesmo.
( ) Ato de se conectar verdadeiramente com o objetivo traçado.
( ) Ato de se conectar verdadeiramente com o propósito da sessão.
( ) Ato de se conectar verdadeiramente com as ferramentas escolhidas.

9ª QUESTÃO
Foi aluno da Universidade de Harvard, na década de 1970, costumava ensinar pessoas a jogar tênis. Certo
dia, no fim de mais uma tarde, lançava as bolas de volta para os alunos de maneira entediante e cansativa.
De repente, começou a observar que seus alunos apresentavam melhora na performance, mesmo sem ele
oferecer um grande desafio ou compartilhar quaisquer instruções. Foi neste ponto, que ele percebeu que,
no subconsciente, seus alunos estavam em contato com o próprio potencial.
PIZZAIA, Angela. F.L. Coaching Executivo e Desenvolvimento de Líderes. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019.
O contexto apresentado refere-se a:
( ) Tim Gallwey.
( ) Peter Drucker.
( ) John Whitmore.
( ) Vikki G Brock.
( ) Eric Schmidt.

10ª QUESTÃO
GROW é o nome dado a um dos modelos de coaching mais conhecidos atualmente. Esse método foi
apresentado e desenvolvido por John Whitmore através do livro Coaching para Performance e recebeu o
nome GROW por dois motivos, primeiramente pelo próprio nome que em inglês significa crescer e também
por serem as iniciais das quatro etapas do método.
Disponível em:https://www.slacoaching.com.br/artigos-do-presidente/modelo-grow-no-coaching. Acesso
em: 25 Set.2019.
A letra R do método se refere a qual etapa do processo?
( ) Determinar as metas.
( ) Estratégias de ações.
( ) O que deve ser feito.
( ) Quando deve ser feito.
( ) Conhecimento da situação atual.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp