ATIVIDADE 2 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 54/2023 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

ATIVIDADE 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 54/2023

ATIVIDADE 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 54/2023

1ª QUESTÃO
A empresa Beta é uma pequena marcenaria voltada à fabricação de móveis personalizados que, no decorrer
do ano de 2022, apresentou uma grande expansão de mercado. Assim, perante seu crescimento, a diretoria
da empresa decidiu implementar algumas ações para melhoria dos processos e das estratégias. Uma das
mais importantes ações foi a contratação de uma empresa de consultoria para o desenvolvimento de um
planejamento mais elaborado. Dessa forma, as principais sugestões foram direcionadas à diretoria da
empresa, para que mantivessem o foco do planejamento para o longo prazo, e também fizessem
regularmente a análise do ambiente externo à empresa.
Elaborado pelo professor (2022).
Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa que representa corretamente o nível de
planejamento implementado pela empresa Beta.
( ) Tático.
( ) Funcional.
( ) Operacional.
( ) Estratégico.
( ) Social.

2ª QUESTÃO
Joaquim foi contratado como o novo diretor da empresa Pão de Mel, uma grande rede de confeitaria da
região sul do país. Um de seus primeiros desafios estava em desenvolver um novo planejamento estratégico
para a empresa e suas unidades e revendedoras. O primeiro elemento estratégico que Joaquim e sua equipe
consideraram mais importante a ser desenvolvido deveria representar a essência da organização, seus
propósitos, ou mais precisamente a própria razão de existir da empresa.
Com base no caso apresentado, sobre o elemento estratégico desenvolvido pela empresa Pão de
Mel, assinale a alternativa correta:
( ) Missão.
( ) Balanced Scorecard.
( ) Valores.
( ) Visão.
( ) Matriz BCG.

3ª QUESTÃO
A Matriz de Planejamento de Ansoff é uma das mais conhecidas ferramentas que tem como foco na
expansão e diversificação dos negócios chamado de produto-mercado. Possibilita fazer análises das ações
que podem ser tomadas levando em consideração atuar em mercados novos ou existentes e os produtos
que podem ser novos ou existentes.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Considerando as características de cada parte da Matriz, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando se optar pelo desenvolvimento de mercado, quer dizer que a empresa resolve atuar em novos
mercados utilizando produtos existentes.
II. No caso de produtos existentes em mercados desenvolvidos, a opção é pelo desenvolvimento de
produtos.
III. A diversificação é considerada inovadora porque resolve atuar com produtos novos e em mercados que
serão desenvolvidos.
É correto o que se afirma em:
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

4ª QUESTÃO
Barreiras à entrada podem surgir naturalmente devido às características particulares do mercado ou da
própria empresa, mas também podem ser impostas por empresas no mercado para reduzir o potencial de
concorrência ou pelos governos como medida de controle econômico.
Fonte: Disponível em: https://fourweekmba.com/pt/barreiras-%C3%A0-entrada/. Acesso em: 17 jul. 2023.
A partir do trecho exposto acima, avalie as afirmações a seguir quanto aos tipos de barreiras à entrada.
I. A regulamentação governamental é frequente em setores com muitas empresas.
II. A estrutura de custos vantajosa de empresas estabelecidas sobre potenciais entrantes inibi o ingresso
dessas últimas no setor.
III. A preferência dos consumidores por produtos ou marcas de empresas já estabelecidas inibi o ingresso de
potenciais concorrentes.
IV. As Economias de Escala acontecem quando o consumidor tem um alto custo para mudar os produtos
oferecidos por uma empresa para outros produtos oferecidos por uma nova empresa.
É correto o que se afirma em:
( ) I e IV, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO
Tirar o planejamento estratégico do papel é um dos grandes desafios que as organizações enfrentam
atualmente. Muitas empresas apostam no Balanced Scorecard – BSC como um instrumento para alcançar as
metas e atingir os objetivos estratégicos. Mesmo assim, alguns administradores têm uma visão um pouco
equivocada do seu uso e, por isso, não conseguem obter todos os benefícios que esse valioso instrumento
pode trazer.
Fonte: Disponível em: https://inforchannel.com.br/2019/02/28/balanced-scorecard-ajuda-organizacoes-aexecutar-o-planejamento-estrategico-de-forma-efetiva/. Acesso em: 17 jul. 2023.
A partir do trecho exposto acima, avalie as asserções a seguir sobre Balanced Scorecard (BSC) e a relação
proposta entre elas.
I. O Balanced Scorecard (BSC) é uma das principais ferramentas da atualidade para formulação estratégica.
Ele auxilia a análise da organização em toda a sua complexidade.
PORQUE
II. O Balanced Scorecard (BSC) contempla a quatro diferentes perspectivas da organização (financeira,
clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento) em um único documento, gerando objetivos e
indicadores alinhados a missão e estratégia da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

6ª QUESTÃO
Na abordagem sobre estratégia, podemos encontrar diferentes tipos conforme considera Mintzberg (2004
apud PARDO, 2020). O caminho para a direção futura pode ser trilhado por meio de estratégias que visam a
um padrão, mas que nem sempre ocorrem da forma como estruturamos. Dessa forma, existem termos como
Estratégia pretendida, deliberada, não realizada, emergente e realizada.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta:
( ) Toda estratégia pretendida pela organização será realizada.
( ) Uma estratégia deliberada é sinônimo de estratégia realizada.
( ) Uma estratégia não realizada já foi uma estratégia emergente.
( ) Uma estratégia realizada acontece pela organização da estratégia pretendida.
( ) Uma estratégia emergente decorre por meio de estratégia que não era pretendida.

7ª QUESTÃO
A estratégia é um dos termos mais clássicos utilizados no mundo da gestão. Ao longo de séculos ganhou
diferentes significados classificados por especialistas. Os estudos se desenvolveram ao longo dos anos em,
basicamente, três tipos de abordagens: foco de análise, principal benefício e principal crítica.
Considerando as características de cada abordagem, assinale a alternativa correta:
( ) Na abordagem de Foco, é pensada em como a estratégia pode ser redefinida durante a execução.
( ) Encontrar a estratégia mais adequada para um negócio faz parte da abordagem do Principal Benefício.
( ) A observação da inter-relação de gerentes, práticas e prática cotidiana é a característica mais marcante da
abordagem Foco de Análise.
( ) A compreensão da estrutura de funcionamento interno em relação a estratégia é o principal traço da Principal
Crítica.
( ) Quando há foco em macroprocessos e desconsideração das ferramentas, estamos nos referindo a abordagem do
Principal Benefício.

8ª QUESTÃO
“O conceito de estratégia militar influenciou fortemente os autores e praticantes de estratégia, sobretudo
nos estudos iniciais de estratégia e, de certa forma até hoje. Conceitos como concorrência, competição e até
mesmo inimigo ou guerra aparecem com frequência em textos ligados à gestão de empresas.
. . .
Conceitos similares ligados à estratégia militar influenciam as estratégias bem concebidas para governos,
países, esportes e negócios.”
Fonte: https://globadvantage.ipleiria.pt/files/2012/08/nota-de-aula_evolucao-da-estrategia.pdf. Acesso em:
15 nov. 2021.
Sobre a evolução das estratégias nas organizações, analise as afirmativas a seguir:
I. Até os anos de 1920, o foco estava no aumento da produção, mesmo que não houvesse demanda.
II. Entre os anos de 1950 e 1990, o foco estratégico estava nas vendas, não mais na produção.
III. No final da década de 1990 e início dos anos 2000, o foco estratégico voltou-se para as TICs.
IV. Nos dias atuais, o foco das organizações está na geração e gestão do conhecimento.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) I, II e IV, apenas.
( ) I, III e IV, apenas.

9ª QUESTÃO
O planejamento é um dos termos mais utilizados pelos diretores que visam criar objetivos e, com isso, ações
que serão realizadas ao longo do tempo considerando as melhores possibilidades que podem acontecer no
futuro. Para isso, é necessário considerar dimensões no momento do planejamento uma vez essas
dimensões considera: assunto abordado, elementos do planejamento,tempo do planejamento, unidades
organizacionais e caracteristicas do planejamento. Neste contexto, um dos modelos que pode ser
considerado é o de Steiner (1969 apud PARDO, 2020).
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Sobre o pensamento de Steiner, assinale a alternativa correta:
( ) Considera importante a ideia de planejamento assemelhando a necessidade de sobrevivência como era feito na pré-história.
( ) É necessário definir o escopo, ou seja, se é um planejamento corporativo, de unidades de negócio, de subsidiárias,
de departamentos, de produtos, entre outros.
( ) Ressalta a abordagem de considerar elementos como previsão, projeção, predição, resolução de problemas e planos
ao planejamento institucional.
( ) Alerta para o cuidado de evitar o conceito de planejamento ser amplo e comprometer o planejamento com ações
que não estão no escopo.
( ) Ressalta que existe a necessidade de considerar elementos como racionalização, decomposição e articulação de
forma objetiva e integrada.

10ª QUESTÃO
É equivocado considerar que um negócio vai conseguir ser bem-sucedido apenas se tiver equipe qualificada
e produtos com qualidade. Em um mundo tão dinâmico como o atual, a capacidade de observação do
ambiente onde está inserido é fundamental para almejar destaque no mercado. A Análise de Fatores
Externos permite ampliar o escopo de variáveis, o que é necessário para elaborar planos mais assertivos.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Considerando o Ambiente Geral, analise as afirmativas a seguir:
I. Os aspectos políticos fazem parte da análise do ambiente ao considerar ações e decisões do Governo em
suas mais diferentes esferas.
II. A sociedade é um componente importante ao permitir conhecer fatores, como costumes, crenças, estilo
de vida, idade, distribuição geográfica e mobilidade.
III. As inovações tecnológicas, que estão cada vez mais automatizando processos nos negócios, representam
fatores essenciais a serem analisados no Ambiente.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp