ATIVIDADE 3 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 54/2023 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

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ATIVIDADE 3 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 54/2023

ATIVIDADE 3 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 54/2023

1ª QUESTÃO
Além do planejamento ao nível institucional é necessário pensar na questão tática. Um dos pontos que
pode ser considerado para negócios que atuam em diferentes segmentos é operar por Unidades de
Negócio (UNs) das organizações. A estratégia de operação depende do mercado em que atua podendo
haver quatro fases no mercado, conforme Kluyver e Pearce II (2007 apud PARDO, 2020): 1) Setor emergente
ou embrionário, 2) Setor em crescimento e fragmentados, 3) Setor maduro, 4) Setor em declínio.
Fonte: KLUYVER e PEARCE II, 2007 apud PARDO, 2020. Planejamento Estratégico. CENTRO UNIVERSITÁRIO
DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2020.
Considerando as características da Economia Compartilhada, analise as afirmativas a seguir:
I. Na fase emergente, é possível verificar oportunidades de mercado, no qual os atuantes podem se destacar
por meio de ações pioneiras.
II. Em um setor maduro, percebe-se grandes empresas atuando ativamente para conseguir se manter
lucrativo no setor e na empresa.
III. Em uma situação de declínio, é preciso se posicionar seja com desinvestimento ou com uma ação forte
para se manter no mercado.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

2ª QUESTÃO
De acordo com Fusco (1997), uma Unidade Estratégica de Negócio (UEN) consiste na forma adotada por
muitas empresas que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados,
estratégias e gestores distintos. Nesses casos, o planejamento estratégico é dividido em duas formas de
abordagem: estratégia corporativa e estratégia da unidade organizacional.
Fonte: FUSCO, J. P. A. Unidades estratégicas de negócios: uma ferramenta para gestão competitiva de
empresas. Gestão & Produção, v. 4, n. 1, p. 36-51, 1997.
Sobre as unidades de negócio, analise as afirmativas a seguir:
I. Dentre as estratégias possíveis para os setores fragmentados estão as franquias e as fusões horizontais.
II. Um setor emergente reflete os setores que estão estagnados e com baixa mudança ou adaptação.
III. Os setores em crescimento são representados por um pequeno conjunto de grandes empresas.
IV. Empresas pequenas não possuem vantagens competitivas diante das empresas grandes.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) I e IV, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e IV, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.

3ª QUESTÃO
Quando desejamos por um produto ou serviço temos, atualmente, uma série de opções disponíveis, o que
pode causar uma confusão na cabeça dos clientes. Visando se destacar diante dos demais atuantes, é
essencial criar um plano e definir critérios para ser diferente. É necessário criar valor e agregar para os
clientes desenvolvendo uma percepção positiva. Porter (1986 apud PARDO, 2020) desenvolveu três
estratégias visando a diferenciação que são a liderança em custo, diferenciação e enfoque e, por fim, o
nicho de mercado.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Considerando as características dessa abordagem, analise as afirmativas a seguir:
I.A Liderança em custo se refere a se destacar em um setor com produtos únicos utilizando pesquisa e
desenvolvimento.
II. Por atuar em um mercado popular, o produto tem poucos diferenciais com foco em diminuição de custos,
caracterizando a diferenciação e o enfoque.
III. O Nicho de mercado pode ter uma diferenciação baixa a alta atuando em um poucos segmentos de
mercado.
É correto o que se afirma em:
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

4ª QUESTÃO
Além do estabelecimento dos principais indicadores de um negócio feito no Planejamento Estratégico, é
preciso traçar estratégias de participação no mercado para dar mais viabilidade na implantação. O Ciclo de
Vida de um Produto permite compreender o momento real do mercado e as possibilidades reais de lucro.
Há quatro possibilidades que podem ser traçadas, sendo a Introdução a primeira fase em que o produto
tem pouco tempo de lançamento, sendo necessário fazer altos investimentos. Na fase de crescimento, a
situação já melhora, mas é possível avançar para atingir a maturidade em que se aproxima da capacidade
máxima. O desafio é permanecer o máximo de tempo possível para evitar o declínio e também aproveitar
para aperfeiçoar ou reinventar o seu produto para continuar proporcionando resultados.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Ciclo de Vida do Produto permite analisar possibilidades do cenário de aumentar as vendas mesmo no
cenário de Introdução fazendo alcançar a etapa de Maturidade mais rapidamente pulando a fase de
Crescimento
PORQUE
II. Existe a necessidade de aperfeiçoar os produtos para continuar existindo no mercado, visto que os lucros
começam a diminuir e existe a necessidade de ação imediata para resolver o problema.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

5ª QUESTÃO
A essência de fazer o planejamento é cuidar do futuro do negócio visando proteger o patrimônio para
continuar mantendo existente. É necessário conhecer tanto sobre o negócio, como também os concorrentes
e o mercado de uma forma geral. Uma das importantes ferramentas que pode ser utilizada para auxiliar na
jornada é o Modelo das 5 Forças de Porter. Michael Porter é um dos especialistas de negócios que criou
uma ferramenta que considera a importância da análise de Concorrentes, Fornecedores, Compradores,
Produtos Substitutos, Rivalidade entre Concorrentes. Entender a intenção de cada uma das forças permite
criar vantagem competitiva.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Modelo das Forças de Porter é essencial para compreender o mercado e embasar o planejamento do
negócio
PORQUE
II. A criação de vantagem competitiva visa se destacar dos demais para se manter no mercado,
conquistando uma posição imutável e permanente no mercado.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

6ª QUESTÃO
Na elaboração do processo de planejamento, após estudar o mercado e estabelecer os principais alvos
desejados, é fundamental considerar as reais possibilidades que podem acontecer. Dificilmente o que você
estabeleceu como objetivo acontecerá da forma como deseja, ainda mais em um mercado tão volátil e
dinâmico como é o atual. O estabelecimento de cenários é uma excelente forma de compreender o que
realmente pode acontecer e te preparar para as dificuldades que aconteçam, por ventura. Pardo (2020)
considera importante elaborar 3 possibilidades, sendo eles: otimista, realista e pessimista.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
Considerando a relevância dos cenários, analise as afirmativas a seguir:
II. É essencial criar um cenário mais próximo da realidade, o que vai indicar as maiores possibilidades de
acontecimento.
II. Um cenário pessimista deve ser considerado porque as mudanças do mercado podem ir além da visão e
até de forma contrário ao que planejou.
III. O cenário otimista considera que as expectativas são confirmadas na realidade, ou seja, o que foi
planejado se confirma e ainda excede o que foi planejado.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

7ª QUESTÃO
A Umbro deu o passo definitivo na estratégia de investir no futevôlei dentro do mercado brasileiro. A marca
inglesa lançou uma coleção de vestuário específica para a prática da modalidade, com camisas de mangas
curtas e longas, regatas e shorts, todos com versões masculinas e femininas.
Fonte: Disponível em: https://maquinadoesporte.com.br/futebol/futevolei/umbro-arremata-estrategia-elanca-colecao-de-vestuario-especifica-para-futevolei/. Acesso em: 18 jul. 2023.
A partir do trecho exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre conceito de estratégia de acordo com
Mintzberg.
I. A estratégia realizada é a estratégia compreendida como um plano.
II. A estratégia pretendida é a estratégia compreendida como um padrão.
III. A gestão possui uma tendência a definir estratégia como um plano, uma direção.
IV. A estratégia pode ser também um padrão, um comportamento consistente ao longo do tempo.
É correto o que se afirma em:
( ) I e II, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

8ª QUESTÃO
É muito comum, atualmente, ficar perdido diante de tantas possibilidades que o mercado possibilita. Para
não perder o foco do planejamento, é necessário ter em mente aquilo que deseja porque pode fazer você
mudar de estratégia, mas ainda tendo em mente um resultado. Caso seja pertinente, a mudança da visão
ocorrerá para ser mais relevante em resultados para um negócio. Uma visão estratégica permite deixar claro
o que é relevante e que ajuda a dar sentido para a Missão Organizacional.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Considerando as características da Visão Organizacional, assinale a alternativa correta:
( ) É um objetivo de curto prazo a ser atingido por uma das áreas-chave do negócio que traz impactos positivos para as
demais.
( ) Representa como uma bússola indicando um rumo a ser seguido orientando para onde a organização precisa remar.
( ) Direciona os colaboradores e outros stakeholders em relação à razão de estar no mercado permitindo compreender
os diferenciais competitivos.
( ) Produzir soluções tecnológicas para melhorar a experiência de viagem de famílias é um exemplo de Visão focado em
determinado público.
( ) A aplicação se dá em negócios de médio e grande porte que podem escolher o rumo conforme os próprios
interesses, diferente do porte pequeno, com uma possibilidade.

9ª QUESTÃO
A Análise SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas no planejamento porque é uma sigla que considera
quatro palavras em inglês (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) que podem ser traduzidos por
Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Com isso, permite fazer uma análise interna e externa de
aspectos do ambiente e de funcionamento do mercado. É importante que cada fator seja analisado com a
devida importância para fornecer informações confiáveis para os gestores. Internamente, é analisado os
parâmetros de funcionamento considerando os concorrentes, sendo que é possível estar numa situação
melhor ou em desvantagem. Externamente, é feito um panorama do ambiente analisando concorrentes,
fornecedores, clientes, governo e sociedade. Um ponto importante da aplicação da ferramenta é a
atualização constante para ter informações atualizadas.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A atualização das informações do cenário é essencial para os gestores possam ter confiabilidade das
decisões, otimizando o desempenho no mercado.
PORQUE
II. A Análise Interna é mais importante em comparação com a Externa, porque uma empresa precisa
priorizar o funcionamento operacional para otimizar a relação com o mercado.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO
Para uma empresa sobreviver no mercado, é comum buscar a diversificação dos produtos. É importante
fazer uma análise mais detalhada para saber o desempenho de cada linha, ainda mais quando há nichos
diferentes de atuação. A Matriz BCG do Boston Consulting Group ficou conhecida por conta de Bruce
Henderson que desenvolveu a matriz crescimento-participação. O objetivo era o cruzamento de
informações de crescimento do negócio e participação de mercado, permitindo obter quatro quadrantes:
Estrela, Criança-Problema, Vaca Leiteira e Cão. Dessa forma, torna-se possível pensar em alternativas de
investimento ou desinvestimento a partir de projeções estabelecidas.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Matriz BCG é importante para avaliar o desempenho de linha de produtos visto que cada uma consome
recursos organizacionais
PORQUE
II. Cada quadrante da matriz crescimento-participação visa avaliar a necessidade de aumentar o
investimento para ter lucros mais robustos.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

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