ATIVIDADE - SEMANA DE CONHECIMENTOS GERAIS - 54/2023 II - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

ATIVIDADE – SEMANA DE CONHECIMENTOS GERAIS – 54/2023 II

ATIVIDADE – SEMANA DE CONHECIMENTOS GERAIS – 54/2023 II

1ª QUESTÃO
Veja a imagem a seguir:

Levando em conta o conceito de acreditabilidade e as informações apresentadas na imagem, marque V para
verdadeiro, F para Falso e depois assinale a alternativa correta.
( ) Na atualidade a acreditabilidade é entendida como soma dos fenômenos de imersão (sensorialidade) e
de sensação de presença (subjetividade), pois atuam de forma coalescente.
( ) Uma possível estrutura para a acreditabilidade nas redes sociais se dá a partir de duas dimensões:
realismo e interatividade.
( ) A acreditabilidade pode indicar toda a complexidade dos fenômenos de imersão e sensação de presença
quando atuam concomitantemente na experiência de mergulho do usuário no contexto digital.
( ) O envolvimento é baseado em aspectos da navegação através dos cenários, comandos do usuário,
orientação no espaço e manipulação de objetos.
Assinale a alternativa correta:
( ) V, V, V, V
( ) V, V, F, F
( ) V, F, V, F
( ) V, F, F, F
( ) F, F, F, F

2ª QUESTÃO
Medidas e mapeamento são elementos facilitadores no processo de planejamento territorial, pois ligam os
pontos entre o circuito de produção e consumo de alimentos, com enfoque nos itens alimentares
promotores de saúde.
RODRIGUES, Aline Rocha; KAUCHAKJE, Samira; OLIVEIRA, Francisco Henrique de. Mapas, fome e
planejamento territorial. Revista Katálysis, v. 26, p. 32-42, 2023.
Sobre o mapeamento demográfico da fome, é correto afirmar que:
( ) Há carência de cartografia nacionais e regionais as quais teriam a finalidade de fornecer informações sobre acesso
ao alimento.
( ) O mapeamento é feito por órgão específico, denominado CORESAN.
( ) O mapeamento é realizado apenas em regiões onde a população apresenta maior desnutrição, a fim de elaborar
políticas públicas para esta região específica.
( ) O mapeamento considera apenas desnutrição, sem considerar também, fatores obesogênicos.
( ) O DHAA é voltado a regiões do norte e nordeste, as quais apresentam um PIB menor.

3ª QUESTÃO
O conceito de desertos alimentares foi um dos primeiros a surgir mundialmente no contexto do
enfrentamento da fome e insegurança alimentar. Difine-se “Desertos alimentares”, como “
. . .
ausência de alimentos in natura e minimamente processados que contribui para a precariedade na saúde
dos indivíduos e consequentemente, com o seu bem-estar na alimentação, aliado ainda à falta de
informação, renda, tempo e distância” (CARNAÚBA, 2018, p. 23).”
RODRIGUES, Aline Rocha; KAUCHAKJE, Samira; OLIVEIRA, Francisco Henrique de. Mapas, fome e
planejamento territorial. Revista Katálysis, v. 26, p. 32-42, 2023.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
( ) Desertos alimentares são caracterizados por lugares onde o acesso a alimentos saudáveis é escasso ou impossível,
assim, os moradores destas regiões, iniciam o plantio no local para consumo próprio.
( ) Desertos alimentares representam fisicamente uma distância, mínimo de 16 quilômetros, no acesso de cidadãos de
uma comunidade aos locais de comercialização de alimentos variados, em especial alimentos frescos.
( ) Os pântanos alimentares são sinônimos para desertos alimentares, onde comercializa-se apenas alimentos de alto
custo.
( ) As redes de alimentos orgânicos são definidas como pântanos alimentares, devido à associação dos conceitos.
( ) Pântanos alimentares é a geolocalização com oferta de alimentos pobres nutricionalmente, mas baixo em calorias.

4ª QUESTÃO
As doenças crônicas são a principal causa de mortalidade de adultos no Brasil. Nos últimos anos, os
percentuais de hipertensão arterial sistêmica e diabetes vêm se mantendo estáveis, embora a obesidade
esteja em ascensão. Segundo o VIGITEL, Política Nacional de Alimentação e Nutrição 19 a obesidade avança
anualmente cerca de 1% entre os adultos.
Sobre a obesidade, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I) O consumo alimentar e atividade física, são fatores ligados ao aumento da obesidade.
II) Fatores demográficos, socioeconômicos, epidemiológicos e culturais, são também, contribuintes para o
desenvolvimento da obesidade.
III) No sexo masculino, a obesidade está mais presente em homens de rendas mais altas.
IV) O acelerado crescimento do excesso de peso em todas as faixas etárias e de renda deixa clara a
necessidade de medidas de controle e prevenção do ganho de peso.
V) Com tantos casos de obesidade, não há mais preocupações em cenário nacional quanto à fome e
desnutrição.
Estão corretas:
( ) I, III e IV, apenas.
( ) II, III, IV e V, apenas.
( ) I, II, III e V, apenas.
( ) I, II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III, IV e V.

5ª QUESTÃO
“A atual crise das imagens e da teoria revela um paradoxo muito preocupante, porém, ao mesmo tempo,
com alguma possibilidade de alento, que vem justamente do aumento da capacidade crítica do usuário das
mídias e, no caso específico aqui tratado, do observador de imagens. De um lado, a sociedade caminha
rapidamente para a tecnoficção, o que exige cuidados urgentes, inspira preocupação e pede por uma
regulamentação mais rigorosa, já que hoje, mais do que nunca, não se pode ter certeza de nenhuma
imagem, ou mesmo de nenhuma mediação, produzida com a tecnologia da inteligência artificial.”
MUANIS, FELIPE. Imagens, inteligência artificial e a incontornabilidade da metacrítica. Revista Rumores.
São Paulo, 2023. Pag 54.
Considere o exposto acima e assinale a alternativa que corresponde ao paradoxo destacado no texto e a
resposta do autor em relação a ele:
( ) O paradoxo é que a sociedade está caminhando rapidamente para a tecnoficção, e o autor acredita que isso não
requer uma regulamentação mais rigorosa.
( ) O paradoxo é que a sociedade está caminhando rapidamente para a tecnoficção, e o autor acredita que isso exige
cuidados urgentes e uma regulamentação mais rigorosa.
( ) O paradoxo é que a sociedade está avançando para uma era de certezas absolutas em relação às imagens, e o autor
não vê necessidade de regulamentação.
( ) O paradoxo é que a sociedade está avançando para uma era de certezas absolutas em relação às imagens, e o autor
acredita que a tecnoficção é inevitável e necessária.
( ) O paradoxo é que a tecnologia da inteligência artificial é altamente confiável na produção de imagens, e o autor não
acredita que isso seja motivo de preocupação.

6ª QUESTÃO
Na esfera mercadológica, a Realidade Virtual (RV) se encontra num momento de ascensão, especialmente
após a empresa Meta anunciar sua intenção de desenvolvimento de uma rede social, até então conhecida
como Facebook, nas lógicas de um metaverso suportado pelas interfaces da Realidade Virtual (SAKER;
FRITH, 2022). Isto é, se nem a ideia de metaverso e nem as aplicações de RV são coisas novas, pode-se
cogitar que a integração de ambas traga algo diferente para as experiências sociais, culturais e
mercadológicas nos espaços digitais.
Fonte: BORBA, Zilles. Plataformização da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual:
metaversos, marcas e acreditabilidade. Comunicação, Mídia Consumo, São Paulo, v. 20, n. 57. p. 68-89,
2023.
Pensando no trecho apresentado, leia as asserções a seguir e depois assinale a alternativa que melhor
corresponde à relação entre elas.
I. A Realidade Virtual é uma interface avançada de interação humano-computador
PORQUE
II. Se trata de uma interface configurada por mecanismos de transparência atuantes em prol da anulação da
percepção do sujeito de que existem dispositivos mediando a sua experiência com espaços, objetos e
pessoas no cenário digital.
Em relação às afirmativas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
( ) As asserções I e II são falsas.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

7ª QUESTÃO
Marketing 4.0 é um conceito desenvolvido por Philip Kotler, um dos mais importantes teóricos da
Administração Moderna. O livro Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital (2016), escrito em parceria com
Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, destrincha todos os detalhes dessa nova era do Marketing. Segundo
os autores, o Marketing 4.0 representa a revolução digital para as empresas. Se antes elas podiam
simplesmente investir em anúncios de TV, jornais e revistas para conquistar clientes, hoje é preciso avançar
na transformação digital.
Fonte: CASAROTTO, Camila. Marketing 4.0: o que é, quais os impactos e como aplicar na sua empresa.
Rockcontent, 23 de setembro de 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-4-0/.
Acesso em: 22 jul. 2023.
Sobre as o Maketing 4.0, analise as asserções a seguir e depois assinale a alternativa que melhor
corresponde à relação entre elas.
I. Adotar a transformação digital no Marketing 4.0 significa mudar uma cultura construída durante anos.
PORQUE
II. A transformação digital abrange apenas o Marketing, assim, um erro pode custar caro às empresas,
fazendo com que as mudanças sejam lentas.
Em relação às afirmativas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
( ) As asserções I e II são falsas.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

8ª QUESTÃO
Diferentemente dos 4 Ps do marketing — Produto, Preço, Praça e Promoção — criado em 1960 pelo
professor Jerome McCarthy e amplamente difundido por Philip Kotler, no marketing 2.0 a empresa passa a
se ajustar às necessidades dos clientes, e não o contrário. Assim, se uma pesquisa de mercado revela que os
clientes desejam um determinado produto, a empresa interessada nesse nicho de mercado pode
desenvolver uma linha para atender esses consumidores. Com isso, é possível fidelizar o público, ao mesmo
tempo, em que a sustentabilidade da empresa é garantida.
Fonte: VARELA, Denise. O que é o Marketing 2.0 e quais são as características dessa era? Rockcontent, 4
de junho de 2022. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-marketing-2-0/. Acesso em: 22
jul. 2023.
Sobre esse assunto, analise as alternativas a seguir e assinale a que estiver correta.
( ) O Marketing 2.0 surgiu a partir da Revolução Industrial.
( ) O Marketing 4.0 tem como objetivo tem como único objetivo estratégias de marketing digital.
( ) O Marketing 2.0 tem seu foco no consumidor que não tem acesso à informação, assim, as marcas podem passar as
informações necessárias sobre os itens.
( ) O Marketing 2.0 abre caminhos para o Marketing 3.0, cujo objetivo é atender o cliente de forma mais personalizada,
já que cada consumidor tem necessidades únicas.
( ) Em termos de divulgação, as empresas passaram a investir em propagandas que fizessem com que o público-alvo se
visse nelas, mas isso desestimulou o consumo e a busca pelos produtos.

9ª QUESTÃO
Os “oásis alimentares” ou ilhas de abundância “são áreas em que as partes interessadas (stakeholders)
conseguiram limitar o acesso a opções menos saudáveis para apoiar estilos de vida mais saudáveis”
(CASTRO JÚNIOR, 2018. p. 42). Assim, o mapeamento visa também, identificar localidades acessíveis para o
cumprimento do DHAA, como por exemplo produção, ofeta, clima e afins.
RODRIGUES, Aline Rocha; KAUCHAKJE, Samira; OLIVEIRA, Francisco Henrique de. Mapas, fome e
planejamento territorial. Revista Katálysis, v. 26, p. 32-42, 2023.
Sobre a importância da demarcação geográfica do acesso aos alimentos, é correto o que se afirma em:
( ) O mapeamento desses ambientes alimentares específicos, como parte do planejamento territorial, não impacta a
segurança alimentar e nutricional.
( ) O problema da fome não está na disponibilidade global de alimentos, mas sim no teor nutricional dos alimentos que
já não corresponde às demandas populacionais.
( ) A SAN busca unicamente, solucionar a fome, sem se preocupar na oferta de micronutrientes.
( ) A busca por segurança alimentar e nutricional e diminuição das pessoas em situação de fome requer a articulação e
a mescla de conhecimentos e saberes.
( ) Faz-se necessário nova delimitação do Mapa da Fome para novas estratégias, uma vez que as atuais, não são mais
adequadas.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp