ATIVIDADE 1 – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 54/2023 II - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

ATIVIDADE 1 – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 54/2023 II

019 Assessoria Acadêmica

ATIVIDADE 1 – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 54/2023 II

Conforme os estudos de Luria (1902-1977), a atenção é uma função cognitiva desenvolvida ao longo da infância sendo impactada tanto por aspectos neurológicos quanto socioculturais. Dada a sua importância para o processo de aprendizagem, pesquisadores têm realizado diferentes estudos objetivando analisar as mudanças culturais ocorridas nas últimas décadas e como estas repercutem no desenvolvimento desta função psíquica. O excerto a seguir é um exemplo destes estudos que apontam:
Segundo os autores Schimidek et al. (2018), diversos estudos revelam que o déficit de atenção e excesso de tela foram preditores significativos da dependência digital. Como por exemplo, identificado por Setezer (2014) em suas pesquisas, que crianças em excesso de tela até os 3 anos passam a ter TDAH ou algum tipo de distúrbio de atenção. Segundo dados veiculados na internet sobre uma pesquisa realizada com estudantes em Los Angeles, em 2018, constatou-se que o uso da internet influenciou no TDAH. Segundo a pesquisa, a cada nova atividade digital em que o estudante interagia, a chance de desenvolver algum distúrbio aumentava em 10% (RANGEL, 2019). Tais constatações na pesquisa revelam uma grande preocupação dos pesquisadores, uma vez que as novas interações e a ciberdependência em tempos de globalização da tecnologia parecem provocar operações mentais semelhantes à de uma pessoa com TDAH. Além disso, como aborda Rangel (2019) o uso em excesso de tela por crianças em fase de desenvolvimento infantil impulsiona a falta de atenção com estímulos rápidos e oscilantes (ROSA, SOUZA; 2021; p. 23318- 23319).
No contexto atual, notamos em nosso cotidiano a preferência por vídeos cada vez mais curtos surgindo os shorts no Youtube e a profusão do acesso em aplicativos como o tiktok; a função de acelerar áudios no WhatsApp também é um exemplo de como, ao nos relacionarmos mediados pela tecnologia, a preferência se dá pelo acesso mais rápido à informação.
Considerando o aumento significativo dos diagnósticos de TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – notificados nos últimos 10 anos levanta-se a hipótese de diagnósticos apressados ao não analisar como a atenção tem sido impactada com as novas formas de interação social e acesso à informação. No entanto, para se considerar tal hipótese é necessário compreender como essa função psicológica se desenvolve desde o nascimento.
Sendo assim, proponho a você que explique de forma argumentativa como ocorre a formação da atenção de acordo com o referencial teórico trabalhado em nossa disciplina (abordagem Histórico-cultural), evidenciando o papel da linguagem como recurso mediador para o seu pleno desenvolvimento. Seu texto deve ter entre 10 a 20 linhas.
FONTE: ROSA, P. M. F.; SOUZA, C. H. M de. Ciberdependência e infância: as influências das tecnologias digitais no desenvolvimento da criança. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 23311-23321 mar. 2021.

 

ATIVIDADE 1 – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 54/2023 II

ATIVIDADE 1 – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 54/2023 II

ATIVIDADE 1 – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 54/2023 II

 

PARTICIPE DO GRUPO NO FACEBOOK (PERGUNTAS E RESPOSTAS)
UNICESUMAR – EAD – Alunos / Atividades / MAPAs / Dúvidas.
Clique aqui e acesse.

SAIBA MAIS SOBRE NÓS CLICANDO AQUI

 

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp