INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO - A1 - ECT 51/2024 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – A1 – ECT 51/2024

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – A1 – ECT 51/2024

Os investimentos em inovações são sem dúvidas essenciais para a promoção da imagem de uma empresa, além da atualização no mercado. Uma empresa que não se atualiza e não inova costuma produzir sempre o mesmo do mesmo jeito, desta forma não expande o público-alvo e torna-se banalizada e ultrapassada.”
Fonte: PIMENTA, G. L. R. Administradores.com, 2010. A diferença entre novidade e invenção. Disponível em: https://bit.ly/3VBBSVa. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre a necessidade da inovação empresarial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A inovação deve fazer parte da estratégia empresarial, de modo a se adaptar às novas modalidades operacionais, tanto na otimização dos processos internos da empresa como na implementação de novos modelos de negócios.
PORQUE
II. A inovação tem sido o grande eixo orientador desde a primeira revolução industrial, o que possibilitou grandes avanços nos modos de produção, mudanças na relação entre produto e consumidor, na gestão do tempo e recursos, como também nos ciclos de vida de diversas empresas.

Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

2ª QUESTÃO
“Inovar é basicamente gerar valor para o negócio por meio de um novo produto, processo ou serviço. Se não gerar benefícios para a empresa, a novidade pode até ser uma invenção, mas não será inovação.”
Fonte: https://bit.ly/3FahmDU. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre o conceito de inovação e invenção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A invenção está ligada ao processo íntimo da criatividade, frente à concepção e materialização de ideias, relacionadas com a solução de determinados problemas e necessidades.
PORQUE
II. A invenção dificilmente vem atrelada com valor, apenas pela sua pura concepção, pois esta ideia concretizada deve ser adaptada para o uso geral das pessoas, o que potencializa a sua inserção como um ativo no mercado.

Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

3ª QUESTÃO
Analise a imagem a seguir:
Os investimentos em inovações são sem dúvidas essenciais
Fonte: https://bit.ly/3uyM5pv. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base em seus conhecimentos sobre as ondas da inovação, analise as afirmativas a seguir:
I. As ondas da inovação estão associadas aos desenvolvimentos tecnológicos, os quais oferecem novos recursos, sistemas, ideários, estruturas e otimizações.
II. As ondas de inovação são a origem da invenção de novas tecnologias, de modo que os esforços são voltados para investimentos nas áreas de computação e robótica.
III. As ondas da inovação representam mudanças significativas, tanto no setor industrial, financeiro e empresarial como no cotidiano, pois têm um impacto forte na sociedade como um todo.

É correto o que se afirma em:
( ) I e IV, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, III e IV, apenas.

4ª QUESTÃO
Analise a imagem a seguir:
Os investimentos em inovações são sem dúvidas essenciais
Fonte: https://www.spi.pt/documents/books/inovint/gi/acesso_ao_conteudo_integral/capitulos/1.1/1.1.imagens/Figura1.1.gif. Acesso em: 10 fev. 2023.
Com base na imagem apresentada, sobre a inovação e sua relação com capacidades humanas, analise as afirmativas a seguir:
I. A criatividade se restringe aos processos mentais do indivíduo, os quais poderão resultar em ideias que podem ou não ser materializadas.
II. A invenção é a substanciação da criatividade, pois é o ato de dar forma às ideias, aplicá-las na realidade e ver os potenciais reais do que foi concebido.
III. A criatividade está atrelada tanto com a inovação como com a invenção, pois exige percepção dos potenciais inerentes a cada esfera, abrindo oportunidade de crescimento.
IV. A inovação é um subproduto da invenção, pois se resume na inserção dos bens criados nos tramites burocráticos, de modo a encontrar investidores interessados em impulsionar a fabricação e comercialização dos bens.

É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO
“Clemente Nóbrega, colunista da revista Época Negócios, afirma que inovação é “tudo que gera dinheiro fora do molde usual” e que “se não gera é apenas novidade”. A inovação é a originalidade de produtos, processos de produção e venda ou novos modelos de negócio.”
Fonte: PIMENTA, G. L. R. Administradores.com, 2010. A diferença entre novidade e invenção. Disponível em: https://bit.ly/3VBBSVa. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre inovação e novidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Inovação e novidade são termos indissociáveis, pois a inovação inevitavelmente traz consigo novidades, contudo apenas a novidade em alguns casos dificilmente consegue garantir a inovação.
II. Inovação diz respeito à gestão financeira da empresa, enquanto que a novidade abarca as competências ligadas ao marketing e promoção dos serviços e produtos, e nas estratégias de conquista de clientes e/ou investidores.
III. Inovação rompe com os padrões e crenças, trazendo novas perspectivas e formas de lidar com recursos, tempo, processos, produção etc.; nesse aspecto, a novidade se manifesta no rompimento de um padrão e adoção de outro diferente.
IV. Inovação e novidade estão atreladas aos processos empresariais, os quais repercutem tanto nos tramites internos como na relação da empresa com o mercado, pois ao inovar em um modelo de negócio é despertado o interesse dos consumidores/investidores em uma novidade comercial.

É correto o que se afirma em:
( ) I e IV, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, III e IV, apenas.

6ª QUESTÃO
“A sustentabilidade envolve ações com relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento da sociedade. Uma empresa sustentável se preocupa com o impacto que suas atividades afetam a natureza e a sociedade em que está inserida.”
Fonte: https://bit.ly/3Y8T4mn. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base no contexto da sustentabilidade na inovação, analise as afirmativas a seguir:
I. A sustentabilidade faz com que a obtenção de lucros diminua, pois as empresas acabam limitando o seu poder de atuação frente à atenuação de impactos no meio ambiente.
II. A sustentabilidade está inserida no atual ciclo de evolução da inovação, levando em conta a finitude dos recursos naturais e os mais diversos sistemas de equilíbrio dos ecossistemas.
III. A sustentabilidade faz parte de uma evolução cíclica da inovação, atrelada aos fatores tecnológicos que permitem novas configurações, interações e abordagens de modelos de negócios.
IV. A sustentabilidade implica também na manutenção da saúde financeira das instituições, favorecendo o desenvolvimento econômico que colabora com a qualidade de vida da sociedade e evita danos à natureza.

É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
“É importante saber que a inovação gera mudanças. E a ação de mudar só é possível após a consciência dos parceiros, colaboradores e da própria agência. Além disso, as inovações proporcionam uma mudança não só de mentalidade, mas também de métodos, processos organizacionais e até mesmo de ferramentas.”
Fonte : https://bit.ly/3Y8T4mn. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base no contexto apresentado sobre as mudanças que a inovação proporciona para o cenário empresarial, analise as afirmativas a seguir:
I. A inovação impacta a cultura da empresa, pois remodela a postura e valores segundo as mudanças implementadas para o cumprimento dos objetivos.
II. A inovação implica em mudanças que afetam a integridade de uma empresa, pois adapta novas estratégias de produção, de modalidade de serviços, dentre outros.
III. A inovação compreende uma totalidade de fatores, de modo que os mais diversos setores empresariais se adequem às demandas e reformulações estratégicas dos processos.
IV. A inovação garante a sobrevivência de um negócio, pois permite que este se adapte às necessidades dos consumidores e do mercado em geral, garantido mais eficiência em diversos processos.

É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II, III e IV.

8ª QUESTÃO
Analise o esquema apresentado a seguir:
Analise o esquema apresentado a seguir
Fonte: https://bit.ly/3Y8T4mn. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base na imagem apresentada e em seus conhecimentos sobre a implementação da inovação no meio empresarial, analise as afirmativas a seguir:
I. A inovação em gestão exige a mudança na postura das pessoas com relação à cultura e valores da empresa, buscando mais eficiência e melhorias nos resultados.
II. A inovação em processos implica na otimização dos recursos e ferramentas para investimentos com mais autonomia ao oferecer mais ofertas, os unificando em plataformas e sistemas eficientes.
III. A inovação em produto ou serviço implica em trazer mais autonomia para as pessoas interagirem com os sistemas ou produtos, agilizando os processos e criando canais diretos para contatos e compras.
IV. A inovação consegue abranger diversas esferas, trazendo benefícios para os envolvidos, pois procura explorar o melhor de cada coisa a sua disposição, seja na tecnologia, no mercado financeiros ou nas habilidades humanas.

É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II, III e IV.

INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – A1 – ECT 51/2024

9ª QUESTÃO
“Ocorre que muitas pessoas acreditam que ser inovador é simplesmente criar algo que nunca foi concebido. De fato, para inventar ou criar é necessário passar por um processo de vontade, mentalidade, conhecimento, informação e criação. No entanto, isso não significa que a invenção será bem aceita pelo mercado, ou seja, pode não se tornar uma inovação.”
Fonte: https://bit.ly/3iN7Ijb. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base no excerto apresentado sobre as implicações da invenção, analise as afirmativas a seguir:
I. A invenção está atrelada à patenteabilidade, ou seja, quando algo que é concebido para aplicação industrial apresenta nova forma ou disposição, e traz melhorias funcionais no seu uso ou fabricação.
II. A invenção está atrelada à busca por soluções técnicas e práticas, por meio de experimentações empíricas e aplicações de conceitos científicos complexos para obtenção de resultados revolucionários.
III. A invenção está atrelada à criação de algo concreto e inexistente no mundo; ou melhor, à invenção de uma nova tecnologia, produto, estrutura, sem, contudo, ter a garantia de aplicabilidade mercadológica.
IV. A invenção está atrelada à materialidade propriamente dita, enquanto que a inovação está ligada à exploração de ideias e produtos que poderão potencializar melhor certos investimentos ao lhes conferir significados e valores.

É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – A1 – ECT 51/2024

10ª QUESTÃO
“A inovação torna as empresas mais preparadas para vencer no mercado. É por meio dela, por exemplo, que empresas industriais podem ampliar sua produtividade e, consequentemente, reduzir custos e aumentar a sua competividade nacional e, possivelmente, internacional.”
Fonte: https://bit.ly/3FahmDU. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre o potencial da aplicação de estratégias de inovação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A inovação se resume em medidas que são tomadas a partir dos processos internos, como também do contexto geral, pois permite implementar novos recursos, técnicas e tecnologias que auxiliam a reduzir custos e otimizar os processos.
PORQUE
II. A inovação se baseia na análise humana, que deve se atentar às particularidades do setor e à estrutura em si da empresa/indústria, de modo a avaliar os pontos deficitários e desenvolver melhorias que buscam potencializar os rendimentos.

Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

 

INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – A1 – ECT 51/2024

✅ VEJA O FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES ✅

👉 CLICANDO AQUI (Instagram) 👈

INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO - A1 - ECT 51/2024

SAIBA MAIS SOBRE NÓS  CLICANDO AQUI

INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – A1 – ECT 51/2024

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp