1ª QUESTÃO "Cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação que pode ser - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO “Cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação que pode ser

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO “Cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação que pode ser

1ª QUESTÃO “Cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação que pode ser desempenhada pelos profissionais da saúde, alinhada com os profissionais da educação e com o apoio da família. O acompanhamento dos hábitos de higiene, o controle de ingestão de açúcares e a alimentação podem melhorar a qualidade de vida dos escolares. Uma das principais doenças bucais, a cárie dentária, é importante fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças e, por isso, merece atenção quando se inicia antes do 3º ano de vida da criança” (BRASIL, 2012a).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Departamento de Atenção Básica.

Brasília: Ministério da Saúde, 2012a.

 

“A saúde bucal é indissociável da saúde geral, e está diretamente relacionada com a qualidade de vida do indivíduo. A manutenção da saúde bucal interfere no desenvolvimento físico e psicológico da criança, além de estar relacionada com a sua participação em atividades, incluindo a frequência escolar” (TOKAIRIN, 2020, p.365).

TOKAIRIN, A.S.C.P. et al. Avaliação do conhecimento de escolares sobre saúde bucal, dieta e higiene: ferramenta diagnóstica para direcionamento de atividade educativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas,

  1. l.

 , v. 21, n. 3, p. 365–369, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p365-369. Disponível em:

https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8499. Acesso em: 18 fev. 2024.

 

Considerando os trechos apresentados acima e os conteúdos abordados na disciplina, analise a situação hipotética a seguir:

Você é professor (a) da Educação Infantil V (crianças de cinco anos) em uma escola pública do seu município e deverá elaborar uma aula com o tema Higiene Bucal na Escola. A sua aula deverá mostrar que atitudes e hábitos saudáveis adquiridos na infância, relativos aos dentes, são fundamentais para uma boa saúde oral e de todo o organismo no decorrer da vida.

 

Agora vamos aos passos para desenvolver o seu MAPA:

Parte 1:

Confeccione uma Boca Lúdica (gigante) utilizando materiais recicláveis (assista o vídeo de orientação feito pela professora).

Nesta etapa você deverá apresentar três fotos:

  1. Uma foto do processo de confecção da boca lúdica;
  2. Uma foto da boca lúdica gigante sozinha pronta;
  3. Uma foto de você segurando a boca lúdica.

 

Parte 2:

Agora, utilizando a boca lúdica, elabore um plano de aula para a turma da Educação Infantil V. Na elaboração do plano será necessário estabelecer as perspectivas da conscientização da higiene bucal como prática educativa, conscientização e valorização da saúde bucal. Você deverá também propor ações educativas e preventivas para que possam incorporar, em seus hábitos de vida, os cuidados relativos à boca e aos dentes, levando as crianças a entenderem a importância da escovação, como algo divertido e, ao mesmo tempo, algo de responsabilidade individual. Seguem as etapas do seu plano de aula:

  1. Tema da aula:
  • Objetivos:
  • Objetivo geral: apenas um objetivo
  • Objetivos específicos: dois a três
  1. c) Encaminhamentos metodológicos: descreva o passo a passo das atividades que serão desenvolvidas utilizando a boca lúdica (no mínimo três atividades).

 

Parte 3:

Fechamento – Considerando que as crianças da Educação Infantil apresentam facilidade em incorporar novos hábitos e estão na melhor fase do aprendizado, discorra sobre a importância do profissional da Educação Infantil desenvolver um trabalho contínuo relacionado a educação em saúde bucal.

 

Parte 4:

Referências: apresente as referências utilizadas, siga as normas da ABNT.

 

Orientações:

  • Utilize o formulário padrão para o envio do
  • Assista ao vídeo de orientação sobre essa atividade na Sala do Café
  • Em caso de dúvidas entre em contato com sua professora

ALTERNATIVAS

MAPA – PED – SAÚDE E EDUCAÇÃO – 512024

✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES ✅

👉 CLICANDO AQUI (Instagram) 👈

1ª QUESTÃO “Cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação que pode ser

1ª QUESTÃO "Cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação que pode ser

SAIBA MAIS SOBRE NÓS  CLICANDO AQUI

MAPA – PED – SAÚDE E EDUCAÇÃO – MAPA 512024

A 019 Assessoria atua conforme as melhores práticas e estratégias educacionais, aliás, ela inova ao implementar métodos que engajam e motivam os alunos. Mesmo que alguns desafios pareçam intransponíveis, a assessoria prova, inequivocamente, que com o apoio adequado, qualquer obstáculo pode ser superado. Nesse sentido, é importante ressaltar que, embora o caminho para a formatura possa ser complexo, a 019 Assessoria está preparada para guiar os alunos através desta jornada, oferecendo não apenas conhecimento, mas também inspiração.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp