1ª QUESTÃO A partir do aprendizado proporcionado pela disciplina de Gestão da Qualidade, chegou o momento para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre a análise de causas com o Diagrama de Ishikawa. - 019 Assessoria

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1ª QUESTÃO A partir do aprendizado proporcionado pela disciplina de Gestão da Qualidade, chegou o momento para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre a análise de causas com o Diagrama de Ishikawa.

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1ª QUESTÃO A partir do aprendizado proporcionado pela disciplina de Gestão da Qualidade, chegou o momento para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre a análise de causas com o Diagrama de Ishikawa.

1ª QUESTÃO A partir do aprendizado proporcionado pela disciplina de Gestão da Qualidade, chegou o momento para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre a análise de causas com o Diagrama de Ishikawa.

Compreendendo a aplicação do Diagrama de Ishikawa é possível identificar possíveis causas de um problema e propor soluções para eliminá-las. Sendo assim, para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas:

Primeira etapa: Leitura atenta do texto de apoio e do caso hipotético apresentado;
Segunda etapa: Considere as orientações da atividade;
Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.

PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto e caso hipotético.

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta visual criada por Kaoru Ishikawa na década de 1960 para identificar, explorar e representar graficamente as possíveis causas de um problema específico. Sua estrutura se assemelha a uma espinha de peixe, com a “cabeça” representando o problema a ser analisado e as “espinhas” principais categorizando as causas em grupos, conhecidos como os 6Ms: Máquina, Método, Material, Mão de obra, Meio ambiente e Medição. Cada categoria ajuda a organizar e detalhar as causas potenciais, facilitando a identificação de raízes do problema e possibilitando ações corretivas mais eficazes. Esta ferramenta é amplamente utilizada em processos de melhoria contínua e gestão da qualidade, proporcionando uma visão clara e estruturada das influências que contribuem para os problemas observados (ISHIKAWA, 1986).

ISHIKAWA, Kaoru. Guia de Controle da Qualidade: Ferramentas Básicas. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1986.

Caso hipotético a seguir: …CONTINUA…

MAPA – ADM – GESTÃO DA QUALIDADE – 53_2024

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