
1ª QUESTÃO Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de História Econômica Geral!
1ª QUESTÃO Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de História Econômica Geral!
Vamos à AÇÃO!? A seguir, vamos detalhar o caminho para resolução da sua atividade MAPA.
Primeira etapa: LER atentamente os textos de apoio.
Segunda etapa: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede no comando.
Terceira etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura dos textos de apoio.
Gráfico 1 – A Grande Aceleração
Fonte: Weetman Texto 1
Texto 1
A partir dos anos 1970, constata-se cada vez mais que muitos dos recursos de que dependemos para a nossa sobrevivência são finitos ou estão sujeitos às restrições impostas pela velocidade de renovação ou pela disponibilidade de terras. Em nossos ambientes urbanos, é fácil esquecer que a Terra e seus sistemas vivos fornecem tudo o que usamos ou consumimos – alimentos, ar, água, habitação, roupas, transporte – tudo.
Rachel Carson, em seu livro Silent Spring (1962)
- ed. bras. Primaverasilenciosa, traduçãoCláudiaSant ′ AnnaMartins, Gaia, 2013
, promoveu a conscientização do público quanto ao meio ambiente e a destruição da vida silvestre, em consequência do amplo uso de pesticidas.16 A imprensa a condenou, e a indústria química até tentou proibir o livro. Desde 1950, as práticas agrícolas mudaram em muitos países desenvolvidos, usando fertilizantes sintéticos e técnicas de irrigação para conseguir enormes aumentos no rendimento das safras. Além disso, a população humana manteve o rumo de crescimento exponencial, com cada vez mais gente e cada vez mais consumo. No século XX, enquanto a população quadruplicou, o produto interno bruto (PIB) e o consumo aumentaram por um fator de vinte. Muitos outros indicadores de consumo e desenvolvimento mostram a mesma tendência de crescimento exponencial a partir da década de 1950. O gráfico apresenta alguns exemplos da “Grande Aceleração”.
Quando os efeitos da “Grande Aceleração” começaram a se manifestar, cientistas e instituições passaram a questionar nossas maneiras tradicionais de vender e consumir produtos.
WEETMAN, Catherine. Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa. Autêntica Business, 2019.
Texto 2
É fácil esquecer que a Terra fornece tudo de que precisamos para sobreviver e prosperar. Extraímos nossos “recursos técnicos” (metais, minerais, petróleo, etc.) da crosta terrestre e cultivamos “materiais biológicos” (alimentos, fibras, madeira, etc.) com a ajuda da natureza. Dependemos da natureza para obter ar puro, água potável e solo saudável, e para preservar os sistemas vivos complexos que “limpam” a nossa pegada, ou footprint. Assim, se levantarmos os estoques de tudo isso, como esses elementos se situam em relação à demanda presente e futura?
… CONTINUA
MAPA – ECO – HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL – 53_2024
disciplina de História Econômica Geral!
✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES ✅
SAIBA MAIS SOBRE NÓS CLICANDO AQUI
Desse modo, ao optar pela 019, os alunos ganham não só ajuda, mas também um parceiro comprometido com seus resultados acadêmicos. Primordialmente, a 019 visa facilitar a vida acadêmica e, posteriormente, ajuda a construir uma base sólida para futuras carreiras. Entretanto, apesar de sua eficiência, a 019 mantém sua acessibilidade, o que decerto é um fator decisivo para muitos. Afinal de contas, quem não gostaria de ter um suporte acadêmico robusto e ao mesmo tempo acessível? Antes que o semestre se torne mais intenso, muitos alunos já procuram a 019 e logo estão melhor preparados. Sempre que surge uma dificuldade, a 019 está pronta para intervir e inesperadamente, muitos alunos descobrem novas maneiras de aprender.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238