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Olá, estudante do Curso de Gestão Pública e da disciplina de IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA. A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA).
Olá, estudante do Curso de Gestão Pública e da disciplina de IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA. A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA).
O objetivo central desta atividade é permitir que você, estudante, compreenda a importância da Gestão Administrativa Financeira na redução das desigualdades sociais e desenvolva habilidades de pesquisa, análise e comunicação escrita.
Fonte: https://www.codem.org.br/economista-samy-dana-participa-do-lancamento-da-semana- maringaense-de-educacao-financeira. Acesso em: 24 jun. 2024
O art. 3º da Constituição Federal no seu item III estabelece os objetivos fundamentais da República brasileira, a saber:
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
Para atingir esse objetivo, o Estado precisa realizar a Gestão Administrativa Financeira através de seus recursos financeiros. Isso envolve o desenvolvimento da atividade financeira do Estado, que se destina à obtenção e ao emprego dos materiais e de serviços para a realização das necessidades da coletividade, de interesse geral, atendidas por meio do serviço público.
#Pense:
Como o Estado pode, através da educação financeira, diminuir as desigualdades sociais e, assim, atender ao Art 3º III da CF?
#Entenda:
A Semana Maringaense de Educação Financeira (SEMEF), um evento que visa promover a cultura de educação financeira em Maringá. É uma iniciativa do movimento Prosperingá e da Câmara Técnica Financeira e de Seguros em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM). Este evento é fruto de uma lei municipal articulada por essas entidades, tornando Maringá uma das primeiras cidades do país a contar com uma legislação específica para falar sobre esse assunto, a educação financeira.
Para entender melhor este desafio, nos aprofundaremos no caso:
A Semana Maringaense de Educação Financeira (SEMEF) é um exemplo notável de como a educação financeira pode ser usada para atender ao Art 3º III da Constituição Federal. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a SEMEF contribui para esse objetivo:
1. Educação Financeira: a SEMEF promove a cultura de educação financeira em Maringá, fornecendo aos cidadãos as ferramentas e o conhecimento necessários para tomar decisões financeiras informadas. Isso
pode ajudar a erradicar a pobreza, dando às pessoas a capacidade de gerenciar melhor seus recursos financeiros.
2. Inclusão Financeira: ao tornar a educação financeira acessível a todos, a SEMEF está trabalhando para reduzir as desigualdades sociais e regionais. A inclusão financeira é um passo importante para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de sucesso financeiro.
3. Transparência: a SEMEF é um evento transparente que é aberto ao público. Isso permite que os cidadãos vejam como o dinheiro está sendo usado para promover a educação financeira e como isso está contribuindo para os objetivos da Constituição Federal.
4. Eficiência: a SEMEF é um exemplo de como os recursos podem ser usados de maneira eficiente para atingir um objetivo maior. Ao concentrar-se na educação financeira, a SEMEF está usando seus recursos para fazer uma diferença duradoura na vida das pessoas.
Em resumo, a Semana Maringaense de Educação Financeira (SEMEF) é um exemplo de como a gestão administrativa financeira pode ser usada de forma transparente e eficiente para atender ao Art 3º III da CF
#Experiência:
Agora, convidamos você a assistir o PODCAST: “EMPREENDA ACIM PODCAST ESPECIAL SEMANA MARINGAENSE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARTE 2”. Acesse o link a seguir e assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-lcVGrulNJw&t=1201s.
#Reflita:
Após assistir ao PODCAST e ler o texto sobre a Semana Maringaense de Educação Financeira (SEMEF), reflita: como as estratégias apresentadas na SEMEF são importantes para diminuir as desigualdades sociais em Maringá?
#Construa:
Com base em sua reflexão, pense em um conceito de como a educação financeira pode ser usada para diminuir as desigualdades sociais.
#Mão na massa:
Finalmente, convidamos você a desenvolver uma pesquisa imersiva buscando no site de uma empresa pública uma situação em que a Gestão Administrativo Financeira atuou de forma transparente e eficiente na busca de atender o Art 3º III da CF.
ATIVIDADE:
Apresente suas descobertas preenchendo o modelo de relatório a seguir, incluindo Conceitualização, Estudo de caso e um Plano de ação. Este relatório será a sua avaliação para esta atividade.
RELATÓRIO DE PESQUISA IMERSIVA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS 1.INTRODUÇÃO
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