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PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – As doenças ocupacionais são uma realidade e estão presentes nas empresas. Um ambiente estressante gera consequências que podem ser irreversíveis na vida de um colaborador,
As doenças ocupacionais são uma realidade e estão presentes nas empresas. Um ambiente estressante gera consequências que podem ser irreversíveis na vida de um colaborador, por isso é de suma importância que os líderes e gestores estejam atentos ao bem-estar de seus colaboradores.
O estresse ocupacional é uma realidade em muitas empresas, além disso, é uma preocupação no ambiente de trabalho pelo mundo. É considerado como um dos riscos mais sérios ao bem-estar psicossocial do indivíduo. Além de ser um problema que causa transtornos ao profissional, causa também malefícios à empresa, uma vez que, para o desenvolvimento da empresa é preciso ter colaboradores saudáveis, elevando a empresa a níveis competitivos.
É importante ressaltar que uma situação pode ser considerada como estressante para uma pessoa e para outra não, isso depende da capacidade de cada uma de lidar com situações pressão, desafios e conflitos.
O Burnout, por exemplo, está relacionado à absenteísmo, queda de produtividade, aumento do risco cardiovascular, alterações fisiológicas e metabólicas, associação com ansiedade e, em especial, depressão, além de abuso de álcool entre tantas outras.
Disponível em: < https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13516/6617>. Acesso em 31 ago. 2024.
SEGUNDA ETAPA: Considere a situação problema da atividade:
Joseph, de 35 anos, é casado, pai de três filhos e trabalha há cinco anos em uma das principais lojas de brinquedos de sua cidade, onde ocupa o cargo de serviços gerais. Suas responsabilidades incluem a organização diária da loja e o reabastecimento das prateleiras, além de manter boas relações com clientes e colegas de trabalho. Recentemente, surgiram problemas relacionados ao seu comportamento. O gestor da loja começou a receber queixas frequentes dos colegas sobre mudanças negativas no comportamento de Joseph. Eles relataram que ele tem se distanciado da equipe e demonstrado irritação com os clientes, muitas vezes respondendo de maneira áspera e, em alguns casos, até quebrando brinquedos próximos a ele como forma de expressar a sua raiva.
Além disso, o colaborador tem mostrado impaciência com as crianças, proibindo-as de retirar os brinquedos das prateleiras sem a autorização da gestão. Alegando que isso desorganiza a loja e aumenta seu trabalho.
Diante dessas reclamações, o gestor passou a observar Joseph com mais atenção e notou que, além dos problemas mencionados, ele estava acumulando faltas não justificadas. Com base nessas observações, ele decidiu reunir as informações e o convocar para uma conversa direta, na qual apresentou suas preocupações e as evidências coletadas.
Durante a conversa, Joseph se abalou bastante, até chorou, o que deixou o gestor ainda mais preocupado. Aos poucos, ele conseguiu recuperar o controle e expressou seus sentimentos de insatisfação e frustração.
…CONTINUA…
MAPA – RH – PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 54_2024
As doenças ocupacionais são uma realidade e estão presentes
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