SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL A sequência didática é uma metodologia de ensino estruturada que visa organizar e sistematizar as atividades pedagógicas para garantir uma aprendizagem mais eficaz. - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL A sequência didática é uma metodologia de ensino estruturada que visa organizar e sistematizar as atividades pedagógicas para garantir uma aprendizagem mais eficaz.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL A sequência didática é uma metodologia de ensino estruturada que visa organizar e sistematizar as atividades pedagógicas para garantir uma aprendizagem mais eficaz.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL

A sequência didática é uma metodologia de ensino estruturada que visa organizar e sistematizar as atividades pedagógicas para garantir uma aprendizagem mais eficaz. Quando bem planejada, proporciona um aprendizado profundo, permitindo que os alunos se apropriem de conhecimentos de forma progressiva e integrada. Segundo Libâneo (1994, p. 222), “o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.

Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o uso da literatura infantil como base para a elaboração de sequências didáticas é especialmente significativo, pois os livros infantis desenvolvem não apenas as habilidades de leitura e escrita, mas também estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a imaginação dos alunos.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

REFERÊNCIAS DE APOIO

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. São Paulo: Scipione, 2003.

GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

PROPOSTA A SER DESENVOLVIDA

A proposta a seguir visa a elaboração prática de uma sequência didática no ensino de um gênero textual específico, utilizando a literatura infantil como ponto de partida.

ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Apresentação da Situação:

  • Qual livro de literatura infantil será escolhido e adequado para a série escolhida?
  • Qual gênero textual será trabalhado com os alunos (por exemplo, narrativa, poema, fábula)?
  • Quem será o público-alvo do texto produzido e como ele será apresentado (escrita, oral, multimodal)?
  • Como você envolverá os alunos na contextualização do trabalho, conectando a atividade com suas experiências anteriores?

Produção Inicial:

  • Como os alunos realizarão uma primeira produção do gênero textual escolhido, sem intervenções profundas?
  • Como você utilizará essa produção inicial para diagnosticar o nível de compreensão e as dificuldades dos alunos?

Desenvolvimento dos Módulos de Ensino:

  • Quais módulos específicos você criará para abordar as competências necessárias para a produção do gênero textual escolhido?
  • Como você abordará a sistematização da escrita alfabética no Módulo 1?
  • De que forma os alunos compreenderão e interpretarão o texto literário no Módulo 2?
  • Como será conduzida a análise linguística, incluindo aspectos como ortografia, gramática e estrutura do gênero textual, no Módulo 3?
  • Como você proporcionará feedback e oportunidades de reescrita no Módulo 4, durante as intervenções na produção inicial?

Produção Final:

  • Após a conclusão dos módulos, como os alunos revisarão e reescreverão seus textos, incorporando o aprendizado obtido?
  • De que forma a produção final será apresentada para valorizar o trabalho dos alunos (por exemplo, exposição, mural ou coletânea)?

Ao elaborar a sequência didática voltada para o ensino de um gênero textual específico, com base em uma obra de literatura infantil, você deverá focar nas seguintes práticas pedagógicas:

  • Prática de Oralidade: Atividades que incentivem os alunos a expressarem suas ideias oralmente, discutindo temas relacionados à obra literária escolhida.

Exemplos: dramatizações, debates sobre a história ou discussões sobre os personagens.

  • Prática de Leitura: Momentos de leitura individual e coletiva, explorando a compreensão do texto. Exemplo: leitura compartilhada do livro, seguida de perguntas que promovam a interpretação e a reflexão sobre o conteúdo.
  • Prática de Análise Linguística: Atividades que ajudem os alunos a identificar e compreender aspectos linguísticos presentes no texto, como gramática, ortografia e estrutura textual.

Exmplos: análise de frases específicas, identificação de palavras-chave, e exercícios de gramática contextualizados.

  • Prática de Produção Textual: Atividades de escrita em que os alunos possam criar seus próprios textos inspirados na obra lida.

Exemplos: redação de uma continuação da história, criação de um final alternativo, ou escrita de uma carta para um dos personagens.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA REALIZAÇÃO DO MAPA

  • Escolha do Livro e Gênero Textual: Escolha uma obra de literatura infantil e o gênero textual a ser trabalhado, adequando-os à série escolhida.
  • Desenvolvimento da Sequência Didática: Estruture a sequência considerando todas as etapas mencionadas, desde a apresentação da situação até a produção final.
  • Aplicação da Sequência Didática: Descreva como você aplicaria a sequência didática em sala de aula, detalhando as atividades de cada módulo.
  • Uso de Recursos Didáticos: Utilize recursos como livros, materiais visuais e ferramentas tecnológicas para enriquecer a experiência de aprendizagem.
  • Integração com Outras Disciplinas: Sempre que possível, conecte a atividade com conteúdos de outras disciplinas, como Artes, História ou Ciências.
ORIENTAÇÕES GERAIS
  • Leia a Unidade V do material de
  • Amplie seu aprendizado por meio de leituras
  • Assista às aulas conceituais e ao

MAPA – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 51_2025

SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL

✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ – MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Dogbert é uma personagem da tira de quadrinhos

 

A 019 se destaca. Antes de tudo, pelo compromisso. Além disso, pela qualidade. Portanto, quem busca confiança escolhe a 019. Porque, no fim das contas, excelência faz toda a diferença. Desde já, a 019 garante suporte contínuo e, do mesmo modo, oferece acompanhamento até a finalização do trabalho. Em suma, a 019 é a melhor escolha para quem precisa de suporte acadêmico de qualidade, e acima de tudo, para quem busca eficiência e profissionalismo.

A princípio, a organização do trabalho pode parecer complicada, porém, a 019 facilita o processo com sua metodologia eficaz. Eventualmente, podem surgir dúvidas durante o processo, mas ainda assim, a 019 está sempre disponível para oferecer suporte rápido e eficaz. Antes de tudo, a 019 analisa o projeto detalhadamente, e então, oferece as melhores sugestões para melhorias.

De acordo com as experiências dos clientes, a 019 não só entrega os trabalhos no prazo, como também, oferece revisões detalhadas sempre que necessário. Por exemplo, a 019 não só ajuda na redação dos textos, bem como, ajusta as normas e revisa a estrutura de cada trabalho.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp