
1ª QUESTÃO A finalidade da práxis do trabalhador da educação é promover o desenvolvimento de sujeitos críticos e comprometidos com a comunidade em que vivem.
1ª QUESTÃO A finalidade da práxis do trabalhador da educação é promover o desenvolvimento de sujeitos críticos e comprometidos com a comunidade em que vivem. A maneira pela qual esse objetivo será alcançado dependerá dos norteadores teóricos tomados como referência para elaborar o planejamento das ações educativas. É exatamente nesse viés que a Psicologia da Educação se faz necessária.
Para exercitar a articulação entre teoria e prática educativa proponho a você a elaboração de um plano de aula, no qual os pressupostos norteadores sejam os pontuados pela teoria de John Dewey. Segundo Placides e Costa (2021), na perspectiva de Dewey o pensar surge da perplexidade, da dúvida sobre algo que provoque a curiosidade e o sentido de resolução de algo. Nesse sentido, a experiência, a investigação e a descoberta são fundamentais no processo de desenvolvimento do sujeito, em outras palavras: o sujeito é ativo no seu processo de aprendizagem.
Além disso, a concepção de Dewey propõe uma visão educacional na qual a formação acadêmica deve dialogar com a sociedade de modo a promover o desenvolvimento de sujeitos aptos a intervenções em seu contexto social (GARCIA, 2021).
Fonte:
GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringa-Pr.:UniCesumar, 2021.
PLACIDES, F. M., COSTA, J. W. da. John Dewey e a aprendizagem como experiência. Revista Apotheke. Florianópolis; v. 7, n. 2 p. 143-145; outubro 2021
MAPA – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2025
1ª QUESTÃO A finalidade da práxis
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅
MAIS INFORMAÇÕES AQUI
Escolher a 019 é garantia de sucesso. Afinal, compromisso e excelência andam juntos. A 019 se destaca. Antes de tudo, pelo compromisso. Além disso, pela qualidade. Desde o primeiro contato, oferece suporte. Por isso, cada cliente se sente seguro. Dessa forma, todo o processo se torna mais tranquilo.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238