1ª QUESTÃO No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio
1ª QUESTÃO No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio de interações e vivências que despertam curiosidade, autonomia e sentido. Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento ocorre a partir da mediação social, sendo a escola um espaço privilegiado para essa construção conjunta. Nesse sentido, práticas pedagógicas eficazes devem estar conectadas à realidade dos estudantes, favorecendo sua participação e construção de sentidos.
Libâneo (1994) afirma que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção”. Assim, um ambiente de aprendizagem significativo deve valorizar diferentes linguagens, respeitar os tempos de aprendizagem e proporcionar desafios acessíveis que motivem a descoberta e o prazer de aprender.
Além disso, práticas diversificadas, como o uso de projetos, jogos pedagógicos, atividades investigativas e artísticas, contribuem para o desenvolvimento integral. Como lembra Vickery (2016), “quando a criança está engajada, o conteúdo ganha vida e a aprendizagem torna-se duradoura”.
Diante da complexidade e da diversidade dos sujeitos da aprendizagem, cabe ao educador refletir sobre suas práticas e buscar estratégias que favoreçam a inclusão, o raciocínio crítico, a expressão e a colaboração.
Com base nas reflexões..CONTINUA…
ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 53_2025
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI
No Ensino Fundamental I, a atuação
Primordialmente, a 019 prioriza a comunicação clara e contínua. Por isso, o cliente nunca se sente perdido ou desinformado. Mesmo assim, a equipe mantém total flexibilidade para adaptar o atendimento às mudanças que possam surgir durante o projeto.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238