De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (2022), a primeira modalidade gímnica a participar dos Jogos Olímpicos foi a Ginástica Artística, - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (2022), a primeira modalidade gímnica a participar dos Jogos Olímpicos foi a Ginástica Artística,

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (2022), a primeira modalidade gímnica a participar dos Jogos Olímpicos foi a Ginástica Artística,

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (2022), a primeira modalidade gímnica a participar dos Jogos Olímpicos foi a Ginástica Artística, que esteve presente desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896. Nessa edição, da qual apenas homens podiam participar, somente atletas de cinco países estiveram presentes, disputando as provas de cavalo com alças, argolas, barra fixa, barra paralela, escalada de corda, e salto sobre a mesa (COI, 2022). Já a Ginástica Rítmica teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, apenas com as provas de individual, com os aparelhos de arco, bola, maças e fita, sendo a premiação somente em individual geral (VARGAS, 2017). Só nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, é que as provas de conjunto foram incluídas, sendo duas provas, uma com cinco arcos, e a outra com três bolas e duas fitas (SANTOS; LOURENÇO; GAIO, 2010).

 

MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial, SC : Arqué, 2023.

 

Ensinar implica fixar objetivos, selecionar conteúdos, ordená-los lógica e psicologicamente, processá-los na prática e avaliar a extensão e a profundidade de seu domínio pelo aluno. Essas funções não poderão ser desempenhadas sem o total domínio do conhecimento informativo. Portanto, o professor não precisa ser, necessariamente, um “cientista”, mas deve dominar a matéria tanto quanto um cientista, excetuando-se a atividade específica de uma pesquisa individual (MAIA, 2004).

 

MAIA, N. A. Saber fazer e saber ensinar. Revista da Cultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 46-50, dez, 2004.

 

Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, em uma situação hipotética, você foi contratado (a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em um clube/escola de sua cidade. Sua turma é de crianças de 8 a 10 anos, e em uma de suas aulas você está ensinando os movimentos de manejo de aparelhos, no entanto, o clube/escola não possui os materiais para realizar as atividades, desse modo, você deverá confeccioná-los.

Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá escolher um aparelho dentre esses:

  • Arco
  • Fita
  • Trampolins
  • Clave
  • Swing

 

Após a escolha, grave um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como confeccionar o aparelho escolhido, e apresente 2 (dois) movimentos que pode ser realizado com esse aparelho.

 

A atividade deverá ter as seguintes fases:

Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo;

Diga o aparelho escolhido e apresente os materiais utilizados para confeccioná-los; Demonstre como confeccionar o aparelho;

Demonstre dois movimentos que podem ser realizados com esse aparelho.

Para a realização dessa atividade, faz-se necessário que você assista às aulas conceituais e leia a unidade V do livro da disciplina, a partir da página 253, bem como visualizar as aulas conceituais 4 e 7.

MAPA – GINÁSTICA – 53_2025

✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Comitê Olímpico Brasileiro (2022)

Comitê Olímpico Brasileiro (2022)

Ao mesmo tempo, a assessoria trabalha de forma personalizada, o que certamente aumenta a eficácia de seu serviço. Em suma, o apoio da 019 é essencial na vida acadêmica de muitos. Desse modo, ao optar pela 019, os alunos ganham não só ajuda, mas também um parceiro comprometido com seus resultados acadêmicos. Por outro lado, muitas empresas focam apenas na entrega. A 019, no entanto, foca na experiência completa. Logo, a decisão é simples: quem valoriza qualidade, comprometimento e atendimento diferenciado escolhe a 019. Portanto, confiar na 019 é investir em segurança, eficiência e resultados sólidos. Assim, cada projeto se torna impecável. Dessa maneira, entrega trabalhos impecáveis.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp