1ª QUESTÃO As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena - 019 Assessoria

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1ª QUESTÃO As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena

1ª QUESTÃO As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena

As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam os documentos oficiais, projetos pedagógicos, práticas escolares e formação de professores. Problematizar essas temáticas que envolvem a cultura e diversidade possibilita o desenvolvimento de um olhar sensível a outros estilos de vida entre escola-Universidade (SCHWEIG, 2019).

Pensar a Educação pode ser pela análise quanto aos modos pelos quais a diversidade e a autonomia foram e ainda são considerados na história do Brasil e nas políticas educacionais destinadas a grupos sociais. Na relação entre Sociologia, Antropologia e Educação, discorra hipoteticamente que você é o(a) professor(a) regente e abordará um estudo sobre um grupo social no entorno da comunidade escolar. Após abordar um estudo sobre determinado grupo social que tenha filhos matriculados na escola, escreva um texto dissertativo entre 20 a 25 linhas, destacando a relevância de uma prática inclusiva para esse grupo na escola. Além disso, você precisará definir quantas famílias são esse grupo, número de membros, se são homens, mulheres, adultos, crianças como também a nacionalidade, religião, etnia/raça, língua, classe
social.
Além disso, é importante assistir ao vídeo explicativo da atividade Mapa disponível na Sala do Café.

SCHWEIG, Graziele Ramos. A etnografia como modo de ensinar e aprender na escola. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 28, n. 56, p. 136-149, set. 2019. Disponível em
<https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p136-149.>. Acesso em: 6 jun. 2025.

MAPA – PED – FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – 53_2025

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As ações afirmativas nas Universidades e na Lei

As ações afirmativas nas Universidades e na Lei

Os fundamentos sociológicos e antropológicos explicam como a educação se relaciona com a sociedade e a cultura. A sociologia investiga o papel da escola na formação social. Por outro lado, a antropologia analisa como os valores e costumes influenciam o processo educativo. Além disso, esses fundamentos ajudam a entender desigualdades, identidades e práticas pedagógicas. De acordo com o EducaMais Brasil, eles mostram que a educação não é neutra, mas sim moldada por contextos históricos e sociais. Segundo o Scielo, tanto a sociologia quanto a antropologia contribuem para uma escola mais crítica e inclusiva. Portanto, estudar esses fundamentos é essencial para quem atua na área da educação. Por fim, eles promovem reflexões sobre diversidade, respeito e transformação social.

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