1ª QUESTÃO O desenho infantil é uma das formas mais autênticas de expressão da criança. Desde muito cedo, ela utiliza traços, formas e cores - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO O desenho infantil é uma das formas mais autênticas de expressão da criança. Desde muito cedo, ela utiliza traços, formas e cores

1ª QUESTÃO O desenho infantil é uma das formas mais autênticas de expressão da criança. Desde muito cedo, ela utiliza traços, formas e cores

1ª QUESTÃO O desenho infantil é uma das formas mais autênticas de expressão da criança. Desde muito cedo, ela utiliza traços, formas e cores como uma maneira de comunicar o que pensa, sente e percebe do mundo ao seu redor. A produção gráfica da criança passa por diferentes etapas de desenvolvimento, e a análise do desenho – especialmente da figura humana – permite ao educador compreender aspectos importantes do desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social.
Com base nos estudos de autores como Viktor Lowenfeld, é possível identificar padrões e estágios que acompanham o amadurecimento da criança. O desenho, portanto, não é apenas uma atividade lúdica, mas também uma importante ferramenta pedagógica e diagnóstica de aprendizagem.
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert. Desenho Infantil. 19ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001. (versão traduzida do original de 1947)

Nesta atividade, você – futuro(a) pedagogo(a) – terá a oportunidade de vivenciar na prática a observação e a análise de um desenho infantil, focando na representação da figura humana. Ao interpretar esse desenho, será possível exercitar o olhar sensível e crítico que o educador precisa desenvolver para compreender melhor o desenvolvimento da criança em relação ao processo evolutivo do desenho.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos acadêmicos de Pedagogia a vivência prática da observação e análise do desenho infantil, com ênfase nas etapas evolutivas do desenho da figura humana, compreendendo seus aspectos pedagógicos do desenvolvimento.

MAPA – PED – METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 53_2025

✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI

O desenho infantil é uma das formas mais autênticas

O desenho infantil é uma das formas mais autênticas

A alfabetização e o letramento são processos distintos, mas complementares. Enquanto a alfabetização ensina a codificar e decodificar palavras, o letramento desenvolve a capacidade de usar a leitura e a escrita em contextos sociais reais. Atualmente, metodologias ativas e práticas contextualizadas ganham destaque. Segundo o Portal do MEC, estratégias como jogos, leitura compartilhada e produção de textos promovem maior engajamento. Além disso, o Instituto Ayrton Senna ressalta que o uso de projetos integrados favorece o desenvolvimento de competências múltiplas. Portanto, ensinar com foco na realidade do aluno fortalece o aprendizado. Por fim, compreender essas metodologias é essencial para garantir uma educação mais significativa e inclusiva.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp