1ª QUESTÃO As práticas sociais na atualidade estão permeadas cada vez mais pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. A partir dessa realidade, vários questionamentos - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO As práticas sociais na atualidade estão permeadas cada vez mais pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. A partir dessa realidade, vários questionamentos

1ª QUESTÃO As práticas sociais na atualidade estão permeadas cada vez mais pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. A partir dessa realidade, vários questionamentos

1ª QUESTÃO As práticas sociais na atualidade estão permeadas cada vez mais pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. A partir dessa realidade, vários questionamentos surgem sobre as influências dessas novas tecnologias no desenvolvimento infantil, uma vez que as crianças optam muitas vezes por jogos virtuais e redes sociais em detrimento das brincadeiras ao ar livre e jogos e brinquedos manuais. Segundo Queiroz (2019), as tecnologias impactam o desenvolvimento e comportamento da criança, porém elas também podem acelerar o aprendizado se utilizadas corretamente. Portanto, o autor não nega haver um avanço e também não negligencia o uso das ferramentas tecnológicas, porém defende que estes recursos não devem ser prioridades, que é importante ter atenção ao conteúdo exposto e conclui que: “a escola e o professor desempenham um papel importante para que possamos observar o conteúdo das brincadeiras hoje, mediar tais situações e propor novas experiências, por meio de brincadeiras tradicionais, revestidos de conteúdo histórico e significativo da nossa cultura” (Queiroz, 2019, p.45).

Fonte: QUEIROZ, J. L. D. de. O brincar, e as tecnologias digitais na educação infantil. 2019. 56 f. Orientação: Profa. Dra. Lilian Kelly de Almeida Figueiredo Voss. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5319. Acesso em: 8 jan. 2024.

​Fonte: ttp://chargesbruno.blogspot.com/2013/10/. Acesso em: 7 jan. 2024.

A partir da leitura do texto e da análise da charge apresentada, escreva a sua opinião sobre a temática das tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação Infantil, respondendo à seguinte questão: como o professor pode desenvolver sua prática pedagógica, considerando os pontos positivos e negativos das tecnologias digitais na infância? Para embasar seu texto dissertativo, utilize pelo menos uma citação indireta e apresente a referência conforme as normas da ABNT. Sua resposta deve ter no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.

ORIENTAÇÕES:

Na referência bibliográfica solicitada nessa atividade, não é possível fazer formatações de tamanho de fonte, nem destaque (negrito/itálico). No entanto, apresente a referência que você utilizou para realizar esta atividade na sequência da sua resposta.

ATIVIDADE 1 – PED – TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 53_2025

As práticas sociais na atualidade estão

✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI

As práticas sociais na atualidade estão

“A aproximação entre teoria e prática é possível quando os professores têm espaço para discutir suas experiências e tempo para refletir sobre seu trabalho.” periodicos.ufsc.br

“A ludicidade deve permear a Educação Infantil […] o profissional deve oportunizar o brincar, pois assim a criança vai compreendendo o mundo.” historiaunip.blogspot.com

“Este estágio teve grande relevância na relação entre a teoria e a prática, bem como na formação emancipatória do professor de educação infantil.” Universidade Estadual de Londrina

“A criança, por meio da brincadeira, reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo seu próprio pensamento.” Wikipédia

“Práxis (do grego πράξις) é a união dialética entre teoria e prática.”

Primeiramente a teoria fundamenta. Entretanto, a prática transforma. Assim, o professor articula saberes. Além disso, o estágio aproxima o ensino da realidade. Por isso, a prática consciente emerge. Embora a teoria preceda, a prática inspira.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp