1ª QUESTÃO Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles

1ª QUESTÃO Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles

1ª QUESTÃO Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles destacou-se por ensinar sobre a busca da felicidade almejada pela da prática constante das virtudes. Para o filósofo, a virtude não é inata, mas adquirida por meio do hábito e da reflexão. Além disso, valorizava a amizade e propunha o princípio da mediania, defendendo o equilíbrio como o caminho para uma vida plena e harmoniosa.
Essas ideias atravessaram os séculos e repercutem, especialmente, no campo educacional. A Pedagogia contemporânea, aliada aos ensinamentos aristotélicos, possibilita o desenvolvimento ético, emocional e social das crianças. Nesse sentido, a escola é compreendida como um espaço privilegiado para a vivência de virtudes, contribuindo para a formação de futuros cidadãos e no desejo de uma vida melhor.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleção Os pensadores, v. 2).

1ª Parte:
Imagine que você é o(a) professor(a) de uma turma de 1º ou 2º ano do Ensino Fundamental I e, cotidianamente, depara-se com relacionamentos conflituosos (dificuldade em esperar a vez, disputa por objetos, falta de empatia, por exemplo). Com o objetivo de melhorar a convivência, promover o respeito mútuo e incentivar virtudes como a amizade, pense e elabore um plano de aula (hipotético), seguindo a estrutura abaixo:

– Intencionalidade da proposta: alfabetização

Plano de aula 
1. Título da aula/tema:
2. Objetivo da aula: iniciar com verbo no infinitivo. Declare o que se pretende alcançar com a proposta
3. Metodologia: explique o passo a passo da aula. Descreva as etapas, as atividades e/ou a dinâmica utilizada.
4. Recursos: materiais que serão utilizados na aula.
5.Avaliação: responda à questão: como você saberá se o objetivo da aula foi atingido?

 
2ª Parte
A partir dos estudos sobre Aristóteles, escreva um texto dissertativo (mínimo 15 – máximo 25 linhas) abordando os seguintes pontos:
1 – Descreva o conceito de mediania (meio termo) e sua contribuição para a convivência no ambiente escolar.
2 – Comente a importância da amizade para as crianças na escola.
3 – Explique a felicidade para Aristóteles e como ela pode ser vivenciada dentro do contexto do Ensino Fundamental I.

 

MAPA – PED – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO – 53_2025

Durante os séculos V e IV a.C

✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Durante os séculos V e IV a.C

Primordialmente, a história revela. Entretanto, a filosofia indaga. Assim, ambos direcionam práticas. Além disso, fornecem contexto social. Por isso, os currículos mudam. Embora as teorias diverjam, as tradições permanecem. Portanto, o docente deve compreender o passado e, igualmente, pensar criticamente. Enquanto a análise histórica evidencia questões, a reflexão filosófica define objetivos. Apesar das controvérsias, o diálogo amplia o campo. Logo, a formação se fortalece. E, por fim, fundamentos históricos e filosóficos unem saberes e orientam práticas educativas.

“Os fundamentos filosóficos da educação são a base que sustenta toda a prática pedagógica.” Educamundo

“No pensamento positivista existem três estados de evolução histórica do conhecimento: teológico, metafísico e positivo.” Licenciatura em História

“A educação estatal passou de uma orientação teológica para uma educação laica, firmada na razão e na prática.” educacaoemverdade

“A filosofia da educação é o campo da filosofia que examina, esclarece e direciona os objetivos, métodos e ações pedagógicas.” Significados

“‘A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação.’” (Johann Heinrich Pestalozzi) Wikipédia

 

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp