1ª QUESTÃO Antes de iniciar sua vida escolar, as crianças já convivem com fenômenos, transformações e aparatos tecnológicos em seu dia a dia. Além disso, na Educação Infantil - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

1ª QUESTÃO Antes de iniciar sua vida escolar, as crianças já convivem com fenômenos, transformações e aparatos tecnológicos em seu dia a dia. Além disso, na Educação Infantil

1ª QUESTÃO Antes de iniciar sua vida escolar, as crianças já convivem com fenômenos, transformações e aparatos tecnológicos em seu dia a dia. Além disso, na Educação Infantil

1ª QUESTÃO Antes de iniciar sua vida escolar, as crianças já convivem com fenômenos, transformações e aparatos tecnológicos em seu dia a dia. Além disso, na Educação Infantil, como proposto na BNCC, elas têm a oportunidade de explorar ambientes e fenômenos e também a relação com seu próprio corpo e bem-estar, em todos os campos de experiências. Assim, ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados. Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos de seu ambiente imediato até temáticas mais amplas.

Dessa forma, ao ensinar Ciências, o professor precisa ter o conhecimento de que este tem em suas mãos a oportunidade de contribuir para a tomada de decisões de seus alunos, proporcionando uma maior compreensão acerca dos fenômenos da natureza e de como utilizar seus recursos em seu dia a dia ou na sociedade circundante.

Nessa perspectiva e com base no texto do artigo intitulado: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO PARA A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5253, responda a seguinte questão problema: qual a habilidade da BNCC está vinculada com identificação e  características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo? Como a aula de campo pode contribuir positivamente para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino dessa habilidade em especifico nos anos iniciais?

Observação:
Sua resposta deve ter entre 12 a 15 linhas.​
O texto apoio e o documento da BNCC estarão disponibilizados na sala do café.
Material de apoio: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Bons estudos!

ATIVIDADE 1 – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS – 53_2025

Antes de iniciar sua vida escolar

✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Antes de iniciar sua vida escolar

“O ensino de ciências por investigação facilita a alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental.” SciELO+1

“A utilização de metodologias diferenciadas no ensino de Ciências contribui para uma aprendizagem significativa e ensino de qualidade.” Educação Pública

“As metodologias ativas no ensino de Ciências incentivam a participação ativa dos estudantes, promovendo um aprendizado mais significativo e engajador.” Educação Pública+2repositorio.utfpr.edu.br+2

“O uso de diferentes metodologias de ensino é necessário para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.” rd.uffs.edu.br+1

“A metodologia de ensino pode ser entendida como a aplicação dos princípios gerais de uma ciência, traduzidos nos seus métodos de investigação nas práticas pedagógicas.” SciELO

Primordialmente, o ensino de Ciências exige planejamento. Entretanto, a prática precisa ser dinâmica. Assim, os alunos se envolvem ativamente. Além disso, as metodologias diversificadas estimulam a curiosidade. Por isso, a aprendizagem se torna significativa. Embora os conteúdos sejam complexos, a abordagem prática facilita a compreensão. Portanto, o professor deve combinar teoria e prática. Enquanto as atividades experimentais reforçam conceitos, a discussão amplia o entendimento.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp