1ª QUESTÃO A disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências tem como objetivo compreender o ensino de Ciências e apontar estratégias e modelos pedagógicos que possam
1ª QUESTÃO A disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências tem como objetivo compreender o ensino de Ciências e apontar estratégias e modelos pedagógicos que possam contribuir com a futura prática docente, bem como elucidar alguns pressupostos metodológicos que visem ao processos de ensino-aprendizagem em sala de aula, promovendo um ensino de qualidade que seja capaz de conduzir o aluno a vivenciar a Ciência em seu cotidiano.
Nessa perspectiva, para ajudá-lo a implantar diferentes metodologias em sua futura sala de aula, propomos a nossa atividade Mapa. Esta atividade permitirá com que você navegue pelo mundo da experimentação, com o universo da ciência e da reciclagem, em que seu maior objetivo é construir uma folha de papel reciclado (de tamanho variado) para que encaixe um simples desenho.
Para realizar este Mapa, você obrigatoriamente deverá assistir a TODOS os vídeos que mostram passo a passo sobre como fazer a folha de papel reciclável, escolher a melhor técnica para você e, em seguida, deverá desenhar em sua folha reciclável um coração, para que assim você possa simbolizar seu amor pela reciclagem. Ao término do processo, queremos ouvir de você quais foram os maiores desafios na confecção deste mapa e como esta atividade pode contribuir para o conhecimento do ensino de ciências nos anos iniciais com nossos estudantes.
Material de apoio:
COMO FAZER A FOLHA RECICLÁVEL COM TELA
Manual do mundo: https://youtu.be/fjt5gWCx120?si=MFjGk0S961LHHNaa.
Como fazer papel reciclado em casa: https://youtu.be/tJSjatMJcWs?si=V0KQyjq2Yish7sNW.
COMO FAZER A FOLHA RECICLÁVEL SEM TELA
Como fazer artesanalmente papel reciclado: https://youtu.be/2ui29vA1iCU?si=etK08xmEgkzjHVSG
Como fazer papel reciclado caseiro: https://youtu.be/7nZ_zoejP8k?si=fWVo4NFBuQPiZ0Z-
O QUE PRECISARÁ CONSTAR NO MEU FORMULÁRIO DE ENTREGA?
O formulário deverá conter os seguintes itens:
1. Foto que demonstre o processo de criação ou montagem do papel reciclado.
2. Foto do experimento concluído, ou seja, do seu papel reciclado pronto para uso já com o coração desenhado.
3. Um relato (mínimo 7 e máximo 15 linhas) destacando quais foram os maiores desafios na confecção deste papel reciclado e como esta atividade pode contribuir para o conhecimento do ensino de ciências nos anos iniciais com nossos estudantes?
Observação: utilize letra Arial tamanho 12, espaçamento simples e alinhamento justificado para redigir o formulário.
Bons estudos.
Prof. Me. João Luis Dequi Araújo.
MAPA – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS – 53_2025
A disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI
Primordialmente, o ensino de Ciências requer planejamento cuidadoso. Entretanto, a prática precisa permanecer dinâmica. Assim, os alunos participam de forma ativa. Além disso, metodologias variadas despertam a curiosidade. Por isso, a aprendizagem se torna mais significativa. Embora os conteúdos sejam complexos, a abordagem prática facilita a assimilação. Portanto, o professor deve integrar teoria e prática. Enquanto as atividades experimentais consolidam conceitos, a discussão amplia a compreensão. Apesar das dificuldades, o trabalho colaborativo incentiva a cooperação. Logo, os estudantes desenvolvem competências críticas. E, por fim, a metodologia eficiente articula conhecimento, prática e engajamento.
“O ensino de ciências por investigação facilita a alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental.” SciELO
“A utilização de metodologias diferenciadas no ensino de Ciências contribui para uma aprendizagem significativa e ensino de qualidade.” Portal de Periódicos UFNT
“As metodologias ativas no ensino de Ciências incentivam a participação ativa dos estudantes, promovendo um aprendizado mais significativo e engajador.” Jornal UFFS
“O uso de diferentes metodologias de ensino é necessário para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.” Repositório UTFPR
“A metodologia de ensino pode ser entendida como a aplicação dos princípios gerais de uma ciência, traduzidos nos seus métodos de investigação nas práticas pedagógicas.” SciELO
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238