A gestão escolar democrática no Brasil é um princípio fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) - 019 Assessoria

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A gestão escolar democrática no Brasil é um princípio fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96)

A gestão escolar democrática no Brasil é um princípio fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96)

A gestão escolar democrática no Brasil é um princípio fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), que preconiza a participação efetiva da comunidade escolar em todas as esferas. Contudo, a transição de um modelo historicamente arraigado em lógicas gerenciais industriais, como o taylorismo e o fordismo, para uma gestão verdadeiramente participativa e adaptada às complexidades atuais, representa um desafio contínuo para os dirigentes. Embora a legislação estabeleça a necessidade de instâncias colegiadas e a construção coletiva de documentos como o Projeto Político-Pedagógico (PPP), a realidade das escolas, muitas vezes, ainda reflete práticas centralizadas e pouco transparentes. Adicionalmente, a emergência da era digital impõe novas demandas, exigindo do gestor não apenas habilidades administrativas e pedagógicas, mas também o domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para fomentar o diálogo, otimizar processos e promover uma participação mais abrangente de todos.

Fontes:
BRASIL.

Constituição(1988)
. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República,
2025

. Disponível em: https:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 set. 2025.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 set. 2025.

Com base no cenário apresentado e considerando o conteúdo dos materiais didáticos sobre gestão escolar democrática, redija um texto dissertativo abordando os principais desafios na efetivação de uma gestão escolar verdadeiramente democrática no cotidiano das instituições de ensino. No seu texto, proponha e justifique ações concretas que os gestores e a comunidade escolar podem implementar, utilizando os recursos e princípios da gestão de pessoas, da legislação educacional e das tecnologias digitais, para superar esses obstáculos e promover uma escola mais participativa e transparente.

ATIVIDADE 1 – PED – GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO – 54_2025

A gestão escolar democrática no Brasil é um

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Primeiramente, o trabalho pedagógico organiza aulas. Ademais, planeja atividades. Além disso, envolve professores. Consequentemente, melhora aprendizagem. Por outro lado, exige dedicação. Portanto, avaliações são essenciais. Assim, resultados surgem. No entanto, desafios persistem. Dessa forma, inovação é necessária. Logo, qualidade educativa aumenta.

 

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