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A comunicação é essencial para garantir que todos os colaboradores compreendam os valores, metas e estratégias da organização. Quando há clareza nas informações,

A comunicação é essencial para garantir que todos os colaboradores compreendam os valores, metas e estratégias da organização. Quando há clareza nas informações, as pessoas sabem o que é esperado delas, o que reduz ruídos, conflitos e retrabalho. Ou seja, a comunicação organizacional é muito mais que um simples processo de troca de mensagens: é um elemento estratégico para o sucesso e a sustentabilidade da organização. Processos comunicativos bem estruturados promovem relações saudáveis, previnem conflitos, engajam equipes e potencializam o desempenho organizacional como um todo.

Fonte: COSTA, W. S. da. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2018.

Com base no conteúdo estudado na disciplina, sabemos que as redes formais podem ser muito complexas e abranger centenas de pessoas de diferentes níveis hierárquicos, conforme apresentado nos exemplos seguintes.

Exemplo1 – Em uma rede de supermercados, o diretor regional envia uma nova política de atendimento ao cliente para os gerentes de loja. Esses gerentes repassam a informação para os supervisores, que então comunicam os caixas e atendentes.

Exemplo 2 – Em uma confeitaria familiar, todas as decisões e orientações passam exclusivamente pela dona. Os demais colaboradores (administrativo, vendas, produção etc.) só recebem comunicações dela, e não dos colegas.

Exemplo 3 – Em uma empresa de costura, as costureiras, os designers de moda, as overloquistas, as bordadeiras, o analista de dados e o gestor de mídias sociais trocam informações constantemente entre si para desenvolver campanhas integradas, sem depender exclusivamente das informações fornecidas pela gerência ou para validar cada dado.

Neste contexto, identifique e explique qual é o tipo de comunicação de redes formais que se relaciona a cada um dos exemplos apresentados.

Orientações importantes:

ATIVIDADE 1 – PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 54_2025

A comunicação é essencial para garantir que todos

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A psicologia organizacional analisa o comportamento humano nas empresas; primeiramente, os psicólogos observam as interações. Em seguida, eles identificam necessidades de melhoria e propõem estratégias. Além disso, a área promove bem-estar e por conseguinte, aumenta a produtividade. Entretanto, os profissionais enfrentam desafios emocionais complexos. Por outro lado, eles desenvolvem ambientes mais saudáveis. Assim, a psicologia organizacional fortalece equipes; portanto, estimula o engajamento. Contudo, os líderes precisam apoiar essas práticas; enfim, o equilíbrio humano sustenta o sucesso corporativo.

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